Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DICAS DE ÚLTIMA HORA PARA SE DAR BEM NO ENEM

Sugestão 1. Leia cuidadosamente o problema. Para aqueles que se iniciam na arte de resolver problemas, a dificuldade mais comum é não o ter entendido. O melhor teste para compreensão de um problema, pelo que sabemos, é: você pode explicar o problema, com suas próprias palavras, a um amigo? Tente!

Sugestão 2. Procure compreender o que é dado e o que é pedido. Escreva os dados fornecidos, com as respectivas unidades, usando os símbolos apresentados. Qual é a incógnita e qual é o seu símbolo? Qual é a conexão entre a incógnita e os dados?

Sugestão 3. Tome cuidado com as unidades. Certifique-se de estar usando um conjunto consistente de unidades ao fazer as substituições numéricas nas equações.

Sugestão 4. Pense acerca da sua resposta. Observe a sua resposta e pergunte se ela faz sentido. Não será muito grande, ou muito pequena? O sinal está correto? As unidades são apropriadas? Caso aconteça algo estaria errado. O erro poderia estar no seu método, na "sua" álgebra ou na aritmética. Confira cuidadosamente o problema, assegurando-se de tê-lo iniciado no ponto certo.

Sugestão 5. Como ler um gráfico. As fig.: 1, 2, 3 e 5 são exemplos de gráficos que você certamente será capaz de interpretar corretamente. Para casa um deles, a variável no eixo horizontal é o tempo t, tendo como sentido positivo o da direita. Em cada gráfico, a variação no eixo vertical é a posição x do objeto em movimento, em relação à origem, tendo sentido positivo dirigido para cima.
Observe as unidades (segundos ou minutos; metros ou quilômetros) nas quais as variáveis são expressas e observe se as variáveis são positivas ou negativas (veja a fig 3). Na fig 2, você pode ser capaz de ver imediatamente que o leopardo pode correr mais rapidamente que o porco (para a mesma distância. os seu intervalo de tempo é mais curto). Cada um destes gráficos descreve algo que está acontecendo e você deve ser capaz de dizê-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres