Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 13 de dezembro de 2015

Teletransporte Quântico - O que é Necessário para Obter esse Efeito com Total Segurança



Pela primeira vez, pesquisadores demonstraram os requisitos necessários para o teletransporte quântico seguro - e que envolve um fenômeno conhecido 'steering quantum', proposto pela primeira vez por Albert Einstein e Erwin Schrödinger.


Antes de ficar muito animado, não, isso não significa que agora pode se teletransportar seres humanos como eles fazem em Star Trek (:-(). Em vez disso, esta pesquisa vai permitir que as pessoas usem o entrelaçamento quântico para enviar informações através de grandes distâncias sem que ninguém seja capaz de escutar. Que é quase tão legal, porque é assim que vamos formar as redes de comunicação não invasivas do futuro.

Teletransporte quântico não é novo em si. Pesquisadores já realizaram um monte de teletransportes quânticos de informações com sucesso com mais de 100 km de fibra. Mas há uma pequena questão - a mensagem quântica estava chegando à outra extremidade um tanto quanto incoerente, e os cientistas não sabiam exatamente o que fazer para impedir que isso acontecesse, até agora.

"Teletransporte funciona como um sofisticado aparelho de fax, onde um estado quântico é transportado de um local para outro", disse um dos pesquisadores, Margaret Reid, de Swinburne University of Technology, na Austrália."Vamos dizer que 'Alice' começa o processo através da realização de operações sobre o estado quântico - algo que codifica o estado de um sistema -. Em sua estação base nos resultados de suas operações, ela se comunica (por telefone ou Internet) para 'Bob 'em um local distante, que então é capaz de criar uma réplica do estado quântico ", explica ela."O problema é que, a menos que existam exigências especiais e, a mecânica quântica no Estado no final do Bob será" confundido. "Os investigadores têm mostrado agora que, para evitar isso, Alice e Bob (ou qualquer outra pessoa que queira enviar uma mensagem enredada) precisa usar uma forma especial de emaranhamento quântico conhecido como  "Einstein-Podolsky-Rosen"."Só então a qualidade do estado transportado pode ser perfeito", disse Reid. "A beleza é que a mecânica quântica garante que um estado perfeito só pode ser transportado para um único receptor. Qualquer segundo 'intruso' terá uma versão difusa."Basicamente, neste estado de direção quântica, a medição de uma partícula emaranhada pode ter um efeito imediato sobre o estado da outra partícula distante.Os pesquisadores vão continuar a investigar este fenômeno para descobrir como ele pode ser usado para se comunicar de forma mais confiável usando o entrelaçamento quântico.Esta pesquisa foi publicada na Physical Review Letters.


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres


>>GRUPO PROMOCIONAL PARA QUEM CURTE DICAS DE FÍSICA<<

Grupo de Física ; site no facebook  Dicas de Física e Super Interessantes ; Vídeos no  You Tube ;   APOSTILAS  ; FIQUE POR DENTRO  ; Google+
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres