Uma pessoa normal tem o tempo de reação (intervalo de tempo necessário entre o estímulo - sonoro, visual ou tátil - e o comando de reação, muscular, por exemplo) de 0,14s a 0,45s medidos em atletas em vários tipos de competições nas Olimpíadas.
É estabelecido para os 100m rasos que se você largar antes de decorridos 0,1s APÓS o tiro de largada, você adivinhou o momento de largada, pois não teve o tempo necessário para que seu corpo reagisse ao estímulo.
Isso gera alguma controvérsia, uma vez que estamos falando de atletas, mesmo assim, os melhores atletas não têm o tempo de resposta inferiores a 0,14s. E como são atletas muitos são configurados como "super-homens", nosso grande herói e piloto de fórmula um, Ayrton Senna, tinha uma tempo de reação que beirava aos incríveis, 0,09s, mas a média dele era em torno de 0,15s.
Portanto, estabelecido nas competições olímpicas, mesmo após o tiro de largada se você sair com 0,08s, ou seja, 8 centésimos de segundos, você queimou a largada, pois saiu com um tempo considerado impossível pelo ser humano ter esse tempo de reação.
Foi o que aconteceu com o jamaicano Usain Bolt, que largou 8 centésimos de segundo após o tiro e consequentemente queimou a largada.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:
Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres