Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 3 de abril de 2022

Carga de prova e sentido de E e F

No campo gravitacional, como não existe massa positiva nem negativa, o sentido da força peso P é sempre o mesmo do sentido do vetor campo gravitacionai g (aceleração da gravidade). Veja a figura a seguir.


No campo elétrico isso não ocorre. Como há dois tipos de carga elétrica, de comportamentos opostos, o sentido da força que atua sobre uma carga elétrica colocada num ponto de um campo elétrico depende do tipo, ou sinal, dessa carga. Por essa razão, por convenção, considera-se que o sentido do vetor campo elétrico E, num ponto de um campo elétrico, é igual ao sentido da força F que atua sobre uma partícula de carga elétrica q positiva colocada nesse ponto. Essa partícula, às vezes representada por qo costuma ser chamada de carga de prova e pode ser real ou não. Ela "denuncia" ou "prova" a existência de um campo elétrico numa região do espaço. Além disso, a carga de prova é suposta bastante pequena para não alterar significativamente o campo que ela deve detectar.
A partir dessa convenção, os adjetivos positivo e negativo, que serviam apenas para distinguir os dois tipos diferentes de carga elétrica, passam a ter status de sinal algébrico, ou seja, o nome passa a significar, de fato, um sinal algébrico vinculado ao sentido dos vetores F e E.

No campo elétrico, a força pode ter o mesmo sentido ou sentido oposto ao vetor campo elétrico E, dependendo do sinal da carga elétrica da partícula nele colocada.
Assim, a expressão F = qE tem significados diferentes para cargas positivas ou negativas:
F e E têm o mesmo sentido quando q é positiva e sentidos opostos quando q é negativa.










https://www.instagram.com/fisicaseculo21/ https://twitter.com/sergiorbtorres https://gettr.com/user/fisicaseculo21 sergiorbtorres@gmail.com https://www.youtube.com/fisicaseculo21 https://sergiorbtorres.blogspot.com/ https://t.me/fisicaseculo21 https://chat.whatsapp.com/CwcHB6gJhxI3AbqF7Y0JS4 PIX: 198.805.964-04 (qualquer valor) (SÉRGIO RICARDO BARBOSA TORRES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres