Infelizmente, a ideia de campo elétrico torna-se mais difícil de entender porque a grandeza que o caracteriza também é chamada de campo elétrico. Explicando melhor: o campo de temperaturas de uma sala é caracterizado pela grandeza temperatura, o campo de velocidades da correnteza de um rio é caracterizado pela grandeza velocidade. Ninguém confunde campo de temperaturas com a grandeza temperatura, nem campo de velocidades com a grandeza velocidade. A diferença entre as duas coisas é óbvia. Mas com o campo elétrico essa confusão é frequente, pois o campo elétrico costuma ser caracterizado pela grandeza campo elétrico.
Para evitar essa confusão, vamos adotar uma diferenciação clara entre essas duas ideias. Chamaremos sempre de campo elétrico a região em que partículas eletricamente carregadas sofrem a ação de força ou adquirem energia devido à sua carga elétrica, e de vetor campo elétrico E a grandeza que permite determinar, em cada ponto, a intensidade da força que atua sobre a carga aí colocada. Uma última analogia pode esclarecer melhor essa questão: quando se fala em campo gravitacional da Terra ou em campo elétrico de uma carga, estamos falando em coisas equivalentes.
Mas o conceito equivalente ao vetor campo elétrico E é o vetor campo gravitacional, mais conhecido como aceleração da gravidade g.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres