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domingo, 3 de abril de 2022

Faraday e o conceito de campo

Michael Faraday (1791 -1867) físico e químico inglês, era um dos dez filhos de um ferreiro londrino. Embora tivesse pouca formação escolar, pôde ler muito trabalhando como aprendiz de encadernador. Essas leituras despertaram seu interesse pela ciência, sobretudo por química e eletricidade.
Em 1812, Faraday assistiu a algumas aulas de química destinadas ao público promovidas por um famoso químico inglês, sir Humphry Davy (1778-1829). Tentando conseguir um emprego, Faraday anotou tudo com cuidado e capricho e, ao final do curso, enviou suas anotações muito bem encadernadas ao professor - o capricho foi tanto que o professor sugeriu que ele continuasse encadernando livros.

Mas, algum tempo depois, uma explosão no laboratório deixou Davy temporariamente cego. Davy lembrou-se de Faraday e contratou-o como ajudante. Logo Faraday passou de ajudante a discípulo preferido e não tardou a superar o mestre, a quem sucedeu no laboratório.
Dedicando-se inicialmente à química, Faraday descobriu o benzeno em 1825. Mas, passou a dedicar-se.ao eletromagnetismo, ciência que o consagrou como um dos maiores físico experimentais de todos os tempos 
Entre as muitas contribuições de Faraday ao eletromagnetismo, está o conceito de campo elétrico. Na verdade, ele propôs um conceito correlato - o de linhas de força-observando o espectro formado por limalhas de ferro espalhadas numa folha de papei colocada sobre um ímã. 
O espectro formado por limalhas de ferro espalhadas numa folha de papel sobre um ímã deu a Faraday a ideia de linhas de força, origem do conceito de campo?

Para ele, as materializadas pelas limalhas de ferro, embora invisíveis, tinham existência real. A maior ou menor concentração de linhas numa região de espaço indicava a maior ou menor intensidade da força exercida naquela região.
Faraday imaginava que ímãs ou cargas elétricas criavam turbilhões invisíveis que preenchiam todo o espaço, permeado por um meio sutil e imperceptível, o éter. Esses turbilhões possibilitavam a ação a distância. 
Mas, eram ideias intuitivas, não tinham a fundamentação teórica e matemática de uma formulação científica. Por isso, o conceito de campo foi se aprimorando com o tempo e se consolidou mais tarde, com os trabalhos de James Clerk Maxwell, um discípulo de Faraday que também superou seu mestre. 







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Prof. Sérgio Torres