Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

DIA 27 DE MAIO - DIA MUNDIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO




A contribuição que a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os outros meios de comunicação social oferecem ao incremento da cultura, ao mútuo conhecimento e compreensão entre os povos, é grandiosa.
 



Mas, os meios de comunicação, são motivo de admiração e, torna-se, no entanto, motivo de preocupação e incerteza, de fato, destinados pela sua natureza a espalhar o pensamento, a palavra, a imagem, a informação e a publicidade, enquanto influenciam a opinião pública e, conseqüentemente, o modo de pensar e agir de cada indivíduo e dos grupos sociais, exercem também uma pressão sobre os homens, que incide profundamente sobre a mentalidade e sobre a consciência, por muitas e contrastantes solicitações, que geralmente manipulam a população para que pense e acredite, no que lhes convém. Hoje, a internet é a reponsável pelo maior interatividade entre as pessoas.  No início de 2007, o Brasil tinha cerca de 14 milhões de usuários ativos residenciais, de acordo com a pesquisa. Ao longo do ano passado, o país adicionou 7,1 milhões de usuários ativos, o que, segundo a parceria Ibope/NetRatings, foi o maior crescimento entre 10 países pesquisado.




Número de internautas residenciais cresceu quase 57% em um ano. Aumento foi o maior entre todos os países onde a pesquisa foi realizada.

 
O número de internautas residenciais no Brasil atingiu em fevereiro 22 milhões de pessoas, um aumento de 56,7% em relação ao mesmo mês de 2007. Os dados são de pesquisa feita pelo Ibope/NetRatings.
Segundo a pesquisa, o Brasil vive "o maior boom" de crescimento em número de acessos residenciais à Internet desde 2000, quando a medição começou a ser feita, de acordo com comunicado distribuído à imprensa. Somos ( o Brasil ) o 7º maior mrcado de internet do mundo. Como izia o velho guerreiro, Chacrinha; " Meu filhooo, quem não se comunica se trumbica ".
Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


quinta-feira, 23 de maio de 2013

NUNCA, MAS NUNCA MESMO TIRE CONCLUSÕES APRESSADAS

Nós - e quando digo nós refiro-me à raça humana - temos medo do desconhecido. Às vezes tiramos conclusões apressadas e geralmente, para nosso infortúnio, são para pior.

Moro só, numa casa que tem um teto aparente de madeira. A vizinha me falou que tinha medo dos ratos na casa dela. Como nunca tive problemas com ratos, o comentário dela entrou num ouvido e saiu pelo outro.

Porém, sentado sozinho diante do computador, escrevendo minhas falácias sobre governo, datas comemorativas etc., comecei a ouvir barulhos extranhos.

Barulhos eram iguais (se é que posso dizer iguais, já que nunca ouvi tais barulhos) aos de ratos andando acima do teto de madeira de minha casa.

À princípio não dei importância. Mas, conforme os barulhos continuavam, fiquei preocupado. Aqui na minha casa faz calor (como professor de física e um nerd tenho que infelizmente dar uma parada para dizer que calor não se fabrica, calor é a transferência de energia térmica de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura - portanto), retificando.... aqui na minha casa a temperatura é elevada e o único barulho que escuto é o do ventilador. (quando comprei disseram que era silencioso, eu acreditei da mesma forma como acreditei no José Dirceu, Lula, etc. - desculpem meus desvairios ao contar essa história, mas o site é meu e....... pronto, o site é meu,)
Peço mais uma vez desculpas pela interrupção para a explicação sobre "calor" mas como sou professor de física há mais de trinta anos e minha casa é papel com anotações para todo lado, fiquei numa coceira danada para explicar os fenômenos da natureza - que não sejam ratos.

Ratos, ratos, ratos, ratos.... caminhando ou andando ou se rastejando ou fazendo barulho de movimento em cima de minha cabeça sobre meu telhado.

O medo começou a tomar conta de mim. Comecei a pensar em ligar para o dono da casa (ela é alugada) para reclamar, chamar a vizinha (feia que dá dó) para me fazer companhia.

Mas, como estava entretido "trabalhando" no computador fui deixando para lá. Pensei que os ratos iriam demorar a me atacar. O teto é forte. E fui pensando em todo tipo de conforto possível para minha mente para que não entrasse em pânico.

Bem, chega a hora que todos nós temos que ir ao banheiro e comigo não foi diferente. Queria fazer xixi mas segurei, segurei, segurei até que tive que ter coragem de me levantar para ir ao danado do banheiro e atravaessar a sala e o corredor onde os ratos estavam fazendo barulho horrível de rato (não sei qual é o barulho de rato, mas sei que é horrível).

Levantei-me, olhei a porta do banheiro que em meu "kitnet" parecia estar a dois quilômetros de distância (2 km), respirei fundo e fui.

Bem, lamento desapontar todos que leram até aqui, pois não vou contar o final. Porém, vou deixar duas fotos para que tirem as conclusões. E, por favor, que não sejam apressadas.


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes


                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
Aulas pelo Skype:



24 DE MAIO - DIA DO DATILÓGRAFO E DIA DO DIGITADOR

O ato de datilografar, ou seja, escrever com os dedos, apenas apareceu com o surgimento das máquinas mecânicas de escrever. Seu princípio de funcionamento é muito simples: As letras são colocadas am alavancas que ao serem acionadas impressionam o papel com tinta. Esse sistema de se escrever mecanicamente, inspirado nas máquinas tipográficas da imprensa, foi patenteado pela primeira vez em 1714.
Em 1869, a fábrica de armas "Remington and Sons" começou a produzir máquinas de escrever que rapidamente invadiram os escritórios e ainda hoje encontram uso. 

Mais tarde, as máquinas elétricas permitiram maior velocidade na datilografia, bem como um maior controle na correção de palavras escritas erroneamente. Finalmente, os computadores substituíram de vez o equipamento que hoje é considerado ultrapassado. Porém, quando se quer rapidez, principalmente no preenchimento de formulários e documentos, a máquina de escrever continua insubstituível.
A patente da máquina de escrever foi obtida em 1714 por Henry Mill. Ele passou grande parte de sua vida desenvolvendo um sistema de escrita que fosse mais rápido e mais claro do que o feito à mão. Dessa forma, criou um mecanismo que permitia escrever numa folha de papel através de letras em alavancas. Esta data marcou o início da escrita mecânica e da datilografia.
QWERTY é o layout de teclado atualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever. O nome vem das primeiras 6 letras "QWERTY" da primeira linha do teclado. (ver figura).

A disposição das teclas foi patenteado por Christopher Sholes em 1868 e vendida à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever.
Nesse layout, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas de escrever do século XIX Ao alternar o uso das teclas, o arranjo evitava o travamento de teclas nas antigas máquinas de escrever: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte. Interessante notar que hoje em dia como não há travamento de teclas e a velocidade de digitação não é mais problema, outros layouts seriam bem melhores para a datilografica

DIA 23 DE MAIO - DIA NACIONAL DA RADIODIFUSÃO LIVRE E COMUNITÁRIA

Dia Nacional da radiodifusão livre e comunitária

O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

As rádios comunitárias não podem ter fins lucrativos, nem vínculos com partidos políticos ou instituições religiosas. O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em frequência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora.

Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede nos locais da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.



ATENÇÃO: INSCREVA-SE NO BLOG NA BARRA LATERAL À DIREITA ACIMA, PARA RECEBER NOTIFICAÇÕES DE NOVAS PROVAS, RESOLUÇÕES, ARTIGOS, EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. OBRIGADO


                






Inscreva-se no blog pela pela tag lateral à direita acima 




Whatsapp (identifique-se) 55 (81)989291403 - Prof. Sérgio Torres

Skype fisicaseculo21 




Vakinha para continuar o trabalho de postagens no Blog e YouTube, que inclui artigos, exercícios resolvidos e comentados de Física e Matemática, curso e postagens exclusivas para membros.
(envie o comprovante de depósito/transferência pelo whatsapp ou email: sergiorbtorres@gmail.com)

 Sérgio Ricardo Barbosa Torres 

 Cpf: 198.805.964-04 

 Bradesco (237) 

 Ag 3211 

 Conta: 17.586-2