Karl Landsteiner (1868-1943) foi um médico e biólogo austríaco, responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, o sistema A B O, e descobridor do fator RH.
Karl Landsteiner (1868-1943) nasceu em Viena, Áustria, no dia 14 de junho de 1868. Estudou Medicina na Universidade de Viena, onde se graduou em 1891. Ainda estudante publicou um ensaio sobre a influência da dieta na composição do sangue.
Entre 1891 e 1893, Landsteiner dedicou-se ao estudo de Química junto com diversos especialistas. Em Wurzburg, na Alemanha, foi aluno do químico Hermann Emil Fischer. Em Munique, foi aluno do químico Eugen Bamberger e em Zurique, na Suíça, estudou com o químico alemão Arthur Rudol Hantzsch.
Após retornar para Viena, Karl Landsteiner trabalhou como assistente de Max von Gruber no Hygienic Institute na Universidade de Viena. Nesse período, era grande a ocorrência de acidentes graves durante as operações de transfusão sanguínea e Landsteiner dedicou-se a comprovar que existiam diferenças individuais no sangue.
Landsteiner colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasmas e glóbulos vermelhos. Em alguns casos os glóbulos se juntaram, formando grânulos e em outros casos isso não ocorria. Em 1900 descobriu as diferenças básicas do comportamento do sangue de uma pessoa em relação ao de outras.
Karl Landsteiner foi o primeiro pesquisador a identificar grupos diversos entre seres humanos. Ele considerou que havia três tipos de sangue – A, B e O, descobriu-se assim os tipos ou grupos sanguíneos, criando o “sistema de classificação sanguínea de Landsteiner ou sistema ABO”. Posteriormente outros cientistas identificaram um quarto tipo, que foi nomeado AB.
Entre os anos de 1909 e 1919, Landsteiner foi professor de patologia na Universidade de Viena. Mais tarde, já nos Estados Unidos, no Rockefeller Institute for Medical Research, em Nova Iorque, em 1922, com o auxílio de seu assistente, também descobriu o sistema Rh. No sistema ABO, distinguem-se quatro grupos sanguíneos: “grupo A, grupo B, grupo AB e o grupo O”. O fator Rh refere-se ao complexo de substâncias que pode ser encontrado em algumas pessoas. O sangue que o possui é classificado como Rh positivo, o que não possui, como Rh negativo.
Em 1930, Karl Landsteiner foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia, pela descoberta dos grupos sanguíneos humanos, o que permitiu o desenvolvimento das pesquisas e a transfusão de sangue como rotina médica. Entre outras obras, Karl Landsteiner publicou “The Specificity os Serological Reaction” (1936).
Karl Landsteiner faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 26 de junho de 1943.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:
Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres