A Engenharia de Agrimensura é o estudo responsável por medir e determinar tamanhos de espaços territoriais, por meio de equipamentos e cálculos. Esses espaços não se restringem mais apenas às regiões agrícolas, a sua presença se tornou de extrema importância em diversos setores, desde o planejamento até a conclusão de diversas obras urbanas.
Curso
O curso de Engenharia de Agrimensura tem como objetivo formar profissionais capacitados a atuar nos mais diversos segmentos. O aluno desse curso deve estar preparado para as matérias de cálculo, inerentes ao curso de engenharia, e também a necessidade de ter aulas em campo e em laboratórios. É importante, também, estar ciente de que ao longo do curso terão que aprender um pouco de programação de computadores e a utilizar diversos softwares que auxiliam o trabalho desse profissional.
Esse curso possui, no início, ênfase em matérias da grade básica de engenharia, como: Matemática, Física, Geometria e Desenho Técnico. Juntamente a essas matérias, também são ministradas algumas matérias mais específicas da profissão, que com o tempo vão tomando conta da grade curricular, proporcionando ao aluno um forte embasamento teórico e grande capacidade técnica, devido a maioria das aulas serem práticas e em campo.
O curso tem duração média de 5 anos e ao egresso é dado o título de Bacharel. Esse curso pode ser oferecido com outros nomes em algumas instituições de ensino, mas de acordo com a Lei, formam os mesmos profissionais e tem o mesmo reconhecimento, são eles: Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e Engenharia Cartográfica.
Grade do curso
As matérias que geralmente são encontradas na maioria das instituições de ensino que oferecem esse curso são:
- Cálculo;
- Física;
- Desenho Técnico;
- Programação de Computadores;
- Probabilidade e Estatística;
- Agrimensura;
- Topografia;
- Geodésia;
- Georreferenciamento;
- Geoprocessamento;
- Desenho Topográfico;
- Sensoriamento Remoto.
Melhores Faculdades
Algumas instituições de ensino que oferecem esse curso, são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem bons índices e notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:
- Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa – MG;
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica – RJ;
- Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina – PI;
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA;
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) – Inconfidentes – MG;
- Faculdade de Engenharia e Agrimensura de Pirassununga (FEAP) – Pirassununga – SP;
- Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (FEAMIG) – Belo Horizonte – MG;
- Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma – SC.
A profissão
O Engenheiro Agrimensor, como é chamado, é o responsável por desenvolver plantas de obras de infraestrutura, obras de saneamento e também de estradas e ruas. Ele é, também, designado a fazer remarcações de terras na área rural e em loteamentos, para que tudo esteja de acordo com a Lei Federal.
No dia a dia desse profissional, são utilizados diversos equipamentos que auxiliam o trabalho e em diversos casos o Engenheiro deve estar preparado para enfrentar ambientes de difícil acesso e locomoção. Atualmente com a crescente tecnologia, é comum a utilização de informações vindas de satélite, como o GPS, para auxiliar no seu trabalho.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é bastante amplo, ele pode desenvolver suas atividades em Industrias, na Construção Civile no Serviço Público. Esse profissional é capaz de coletar dados e os processar de maneira a obter informações que possam ser relevantes ao seu trabalho, como em levantamentos topométricos, hidrológicos ou hidrográficos.
O Salário médio inicial desse profissional é de R$ 3.500,00.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:
Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres