Em outubro de 1929, a revista Veja escrevia no texto "Oráculo do apocalipse" a seguinte frase:
"Antes atacado e ridicularizado por Wall Street, o teórico Roger Babson, que anunciou com dois meses de atencedência a ocorrência do crash, é o novo guru financeiro americano".
A história era sobre Roger Babson, um engenheiro formado pelo MIT (Boston-EUA) que era fã de Isaac Newton, e tinha elaborado uma série de regras chamadas por ele de AR (Ação e Reação) para explicar os altos e baixos do mercado financeiro. Na Conferência Anual das Empresas Nacionais (EUA) , Babson deu uma palestra sobre uma queda no mercado financeiro que ele previa à frente, chamando a atenção:"Mais cedo ou mais tarde, o crash virá, e poderá ser tremendo".
O mercado americano estava indo às alturas e ele foi obviamente ridicularizado e banido pelos jornais da época. Mas como Babson possuía uma empresa de Estatísticas do Mercado Financeiro, alguns invetidores ficaram temerosos, e no mesmo dia o índice americano caiu 10 pontos, apelidado posteriormente como "Baixa de Babson".
O que ninguém imaginava, é que a declaração de Babson veio 2 dias antes da quinta-feira negra, a primeira grande queda de Wall Street. E com as inúmeras quedas seguintes, de bandido Babson virou guru.
Roger Babson (1875-1967)
Mas que estudo era esse de Babson, chamado de BabsonChart?
| ||||
Após sua previsão correta, ou "coincidente", a escola disparou em alunos e pessoas querendo aprender como tal método funcionava e como poderiam aplicar a técnica no dia-a-dia.
Roger Babson morreu rico?
Sim, mas foi mais pelo grande número de alunos, pela venda de livros e as atividades de seus dois institutos de consultoria do que pelo método em si. Ele escreveu por conta desse evento cerca de 40 livros, que foram bem vendidos para a época. O próprio Roger Babson tinha 10 regras interessantes para se aplicar no mercado financeiro, segundo ele, que sem elas o método não funcionava.
Uma delas é a nossa tradicional cotidiana, para sempre separar dinheiro de bolsa de dinheiro de investimento sólido. Babson dizia que o dinheiro de especulação no mercado não poderia ser misturado ao dinheiro dos gastos e investimentos que mantém uma pessoa viva e com vida financeira saudável.
Os projetos da gravidade... não deram em nada. Para os aviões, os custos seriam muito grandes e sem prova concreta de sucesso (com certeza não teria) e para as pessoas seriam praticamente impossíveis de serem aplicados. Mas um grande legado nos foi deixado por Babson, na verdade pela esposa dele, a senhora Grace Babson. Após a morte do marido, todos os documentos relacionados a Newton foram colocados a venda, inclusive muitos textos desconhecidos sobre Alquimia. (ver nosso texto "Alerta: Dow Jones vai tombar forte")
Quem comprou?
O grande economista John Maynard Keynes comprou todo o acervo, hoje boa parte digitalizado e constando dos acervos de museus pelo mundo afora. O estudo de Roger Babson sobre a derrota da gravidade ficou adormecido, e apesar dos projetos estarem apenas no papel, hoje existem muitos estudos na área de Física sobre esse assunto.
Com o nome de efeito "anti-gravidade" grandes pesquisadores da Física como Roger Penrose e o próprio Stephen Hawking estão publicando e mostrando luz sólidas que podem levar a resultados novos dentro de algumas décadas. Então, não foi de tudo perdido a ideia que parecia maluca de brigar contra a gravidade.
Sobre o método em si, existe uma vasta bibliografia sobre a utlização em ações e seus seguidores afirmam poder prever cerca de 80% dos movimentos. Um dos grandes divulgadores dessa técnica foi Alan H. Andrews que fundou uma associação para ensinar e divulgar a técnica, que pode ser encontrada na seguinte webpage www.andrewscourse.com.
Traumas nem sempre são bons para nossa saúde, mas alguns nos provocam a estudar mais, a desafiar nossos próprios conceitos, e por que não, como retorno podemos ter bons lucros nos negócios e de quebra ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas através da Ciência.
No caso de Babson, de tudo, sua grande fortuna não foi o dinheiro, mas os artigos e textos de Isaac Newton, que perdeu muito dinheiro na crise da empresa Mares do Sul nos anos 1700. Mesmo o grande gênio fazia coisas erradas, perdendo o equivalente a hoje em US$ 3 milhões de sua fortuna. Isso prova que ninguém é perfeito e ninguém sabe nada. Apenas temos alguma ideia!
|
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:
Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres