Bate-papo e curso sobre física, matemática, músicas e filmes
Seguidores
Pesquisar este blog
Arquivo do blog
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Por que um copo de vinho canta quando você desliza um dedo molhado em torno da borda de um cálice?
O dedo excita as oscilações longitudinais, isto é, as vibrações ao longo do perímetro do cálice. A borda também oscila transversalmente, isto é, perpendicular ao aro. Este segundo tipo de oscilação faz o movimento do fluido, uma vez que é um movimento para dentro e para fora do líquido. Os ventres das oscilações transversais e, consequentemente, o movimento do fluido é de 45 ° a partir das oscilações longitudinais. Uma vez que a posição do dedo deve ter um movimento longitudinal máxima e, portanto, o movimento de ter uma inclinação de 45 ° atrás do dedo.
Como fazer música usando copos de vidro e os dedos?
Coloque diferentes quantidades de água em copos de tamanhos iguais. Adicione mais água para um tom mais alto, e menos para um tom mais baixo.
Mergulhe seu dedo na água e coloque-o na borda de um dos copos. Molhar os dedos permite que ele escorregue e passe facilmente pela borda dos copos. Molhando os dedos, você imita o processo de um violinista passando breu no arco antes de tocar.
Escorregue o dedo pelo aro. Comece devagar e aplique quantidades variadas de pressão. Se não ouvir som depois de várias rotações, alterne entre uma pressão mais forte e mais fraca até alcançar uma combinação que emita uma nota.
Ajuste a velocidade em que você move o dedo pelo copo. Movê-lo rápido resulta em um som mais alto, enquanto movê-lo lentamente emite um som mais suave.
Experimente adicionar e remover água dos copos até encontrar a combinação certa para criar notas de uma música simples. Use copos adicionais de tamanhos uniformes, se necessário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres