Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Partículas subatômicas

Partículas subatômicas

Na Antiguidade, pensadores gregos já diziam que a matéria é composta de minúsculas partículas indivisíveis. Mas os átomos só são aceitos como realidade no início do século XX. Nos 100 anos seguintes, a física mergulha no universo subatômico e descobre partículas cada vez menores e com propriedades surpreen-dentes. Algumas das principais partículas reconhecidas pela física atual são:

Elétron
Partícula que circunda o núcleo atômico, é identificada em 1897 pelo inglês Joseph John Thomson. O elétron tem carga elétrica negativa e é o responsável, por exemplo, pela corrente elétrica que recebemos em nossa casa.


Fóton
É a partícula que carrega a força eletromagnética, que pode manifestar-se na forma de luz visível e radiações com outros comprimentos de onda, como raios X, raios gama, ultravioleta ou infravermelhos. O físico alemão Albert Einstein, em 1905, usa o comportamento da luz como partícula para descrever o efeito fotoelétrico, pelo qual recebe o Prêmio Nobel em 1921. O fóton não possui massa.


Neutrinos
Partículas de massa dezenas de milhões de vezes menor que a de um elétron. Os neutrinos interagem tão pouco com outras partículas que é muito difícil detectá-los.


Nêutron 
Constitui o núcleo atômico, ao lado dos prótons. O nêutron não tem carga elétrica e é estável quando está preso no núcleo. Mas, se isolados, desintegram-se. Os nêutrons são formados por quarks e gluons, partículas elementares que interagem fortemente.


Próton
Compõe, com o nêutron, o núcleo atômico, com carga elétrica positiva. Todo elemento químico tem pelo menos um próton em seu núcleo. O próton, com massa similar ao nêutron, é 2 mil vezes mais pesado que o elétron. Um próton é feito de partículas ainda menores, chamadas quarks e gluons.


Quarks
São os tijolos fundamentais da matéria, juntamente com os elétrons. Existem seis tipos de quark. Os quarks up e down formam os prótons e nêutrons.




#sergiorbtorres

Forte abraço,

Prof. Sérgio Torres

"Participar do Grupo de Física é demais " – você tem direito a todas as apostilas com milhares de questões resolvidas  e tira dúvidas através do Skype, tudo diretamente com o professor.
Baixe o aplicativo SKYPE e inclua seu professor em (fisicaseculo21) organize um horário para ter aulas particulares e tirar suas dúvidas – Não acumule dúvidas e não deixe para a última hora – acesse o canal e tenha acesso diretamente com seu professor.
O primeiro passo é entrar o grupo aberto de física e a partir deste obter todas as informações pertinentes:  https://www.facebook.com/groups/cursodefisica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres