Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PRINCIPAIS PARTIDOS BRASILEIROS - CUIDADO COM SEU VOTO




Os atuais partidos políticos brasileiros foram criados, legalizados ou refundados a partir do fim dos anos 1970, com a redemocratização do país. 

Dos quadros dos partidos no regime militar, PMDB e PSDB saíram basicamente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), legenda de oposição. O DEM e o PP têm origem na Aliança Renovadora Nacional (Arena), que dava suporte ao regime. Em sua origem, o PDT e o PTB disputaram a herança do getulismo, enquanto o PSB, o PCdoB e o PCB (origem do PPS) restauraram agremiações existentes antes de 1964. O PT nasceu com o novo sindicalismo.
Do pleito de 2010 tomaram parte 21 agremiações. Segue a lista dos doze partidos que tiveram mais votos nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados, além do PSD, criado em 2011, e como estavam suas representações em dezembro de 2013 (leia sobres os dois partidos legalizados em 2013, o Solidariedade [SDD] e o Partido Republicano da Ordem Social [Pros]).


Criação do PSD Remexe o Panorama Partidário


Tendo como principal articulador o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Partido Social Democrático (PSD) é criado em 2011 e se constitui como a quarta maior bancada da Câmara Federal, com 47 deputados em dezembro, atrás apenas de PT, PMDB e PSDB. Forma-se como um partido de perfil conservador, mas mais disposto a amplas alianças do que o DEM, do qual atrai a maior parte de seus quadros, incluindo o próprio prefeito paulistano. 

Assim, surge com a vocação de ser incorporado à bancada governista. Mesmo declarando independência formal, o PSD iniciou sua atuação votando questões importantes a favor do Palácio do Planalto, como a desvinculação de receitas, que amplia os recursos nas mãos do governo federal.

Pela regra da fidelidade partidária, políticos eleitos não podem mudar de partido sem perder o mandato, salvo em algumas exceções, entre as quais a criação de um novo partido. Em sua articulação política, Kassab aproveita-se disso e atrai deputados federais de 15 agremiações, notadamente DEM (17), PR (5), PPS (3), PV (3), PSC (3), PMN (3), PMDB (3), PDT (2), PP (2) e PSDB (2). Consegue também dois senadores para o novo partido: a líder ruralista Kátia Abreu, do Tocantins (ex-DEM), e o acreano Sérgio Petecão (ex-PMN). Dois governadores aderem ao PSD ­– Omar Aziz, do Amazonas (ex-PMN), e Raimundo Colombo, de Santa Catarina (ex-DEM). 

Com isso, o PSD já nasce como um partido de importância nacional, tanto no Legislativo quanto no Executivo. Tendo sua bancada reduzida de 43 deputados para 27, o DEM passou de quarta para a oitava bancada na Câmara Federal, enfraquecendo a oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres