Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 11 de outubro de 2014

TEORIA DO CAOS





Também conhecida como teoria da complexidade, traduz em números os problemas que envolvem irregularidades difíceis de ser analisadas pelos métodos científicos usuais. A teoria é aplicável a qualquer sistema complexo, desde os batimentos cardíacos até o conjunto das espécies que compõem um nicho ecológico ou o comportamento climático de determinada região.

Um exemplo de problema estudado pela teoria do caos são as formas sempre mutantes das dunas de areia, esculpidas pelo vento. 

Cada partícula de areia reage de maneira diferente ao movimento do ar e segue uma trajetória caótica. Apesar disso, o conjunto de grãos não se espalha aleatoriamente, mas compõe longas e sinuosas fileiras, muito bem desenhadas. 

A explicação, de acordo com os especialistas, está no grande número de grãos envolvidos no processo. Mesmo que um deles, sozinho, se mexa de modo irregular, todo o conjunto se organiza num movimento harmonioso em resposta a certos critérios. No caso das dunas, é importante notar que o vento, no geral, tende a espalhá-los. 

Mas em alguns pontos sempre se formam montículos. Desse conflito nascem e crescem os embriões das dunas, cujo desenho final dependerá da velocidade do vento, do tamanho dos grãos de areia e dos altos e baixos do solo. 

Os cientistas dizem que as dunas são um sistema complexo e que elas têm a capacidade de se auto-organizar, oscilando o tempo todo entre o caos e a ordem.


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
Contato direto com o professor (SKYPE - fisicaseculo21):                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres