Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

GENOMA - O GRANDE DESAFIO E CONQUISTA HUMANA



É o conjunto de genes existentes no núcleo de toda célula dos seres vivos, reunidos na molécula de DNA. Os genes são responsáveis pela transmissão de todas as características hereditárias de uma geração a outra. As substâncias químicas básicas do DNA são as bases adenina, guanina, citosina e timina. 

Elas se combinam aos pares, que se repetem pela hélice espiralada que constitui a molécula de DNA. Decifrar o genoma significa descobrir a sequência com que os pares de bases se alternam ao longo do DNA e que trechos dessa sequência constituem genes específicos. Os geneticistas mapearam, além do genoma humano, diversos outros, como o do camundongo e o de várias bactérias.
Genoma humano 

Duas equipes internacionais levaram mais de dez anos para sequenciar o genoma humano, em 2000. As equipes eram do Projeto Genoma Humano, uma associação de centenas de instituições públicas de 18 países, e da Celera Genomics, uma empresa privada. 

O resultado do mapeamento mostrou que as células humanas têm bem menos genes do que se supunha. O número real é inferior a 30 mil, e não quase 100 mil, como se imaginava. Mas a descoberta revelou também que um gene não é responsável só por determinada tarefa, e sim por uma série delas.
 
Se o aparecimento de determinada doença não se deve apenas à ação isolada de um ou dois genes, mas à de uma complexa rede de combinações ainda não compreendida, fica bem mais difícil encontrar, como se esperava, a cura para diversas doenças.


PARA QUEM MORA EM RECIFE, IBURA E JABOATÃO DOS GUARARAPES. É NESTA QUINTA-FEIRA ÀS 15h - LIGUE PARA RESERVAR SEU LUGAR GRATUITAMENTE - 3475-2912 (DANIELE)

Forte abraço,

Prof. Sérgio Torres

ATENÇÃO: SE NÃO MORAR AQUI DIVULGUE PARA UM AMIGO DAQUI. É UMA OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres