Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

TECNOLOGIA

Tecnologia

AA2014_pg:183_Celulares
Celulares - Exemplo de solução tecnológica para o problema da comunicação a distância
Crédito: Alessandro Shinoda/FOLHAPRESS 


Os estudiosos debatem há tempos as fronteiras entre ciência e tecnologia. Pela definição clássica, tecnologia é a aplicação prática do conhecimento científico em produtos e processos utilizados para a solução de problemas do dia a dia. Enquanto a ciência busca compreender o mundo natural, a tecnologia tenta fazer uso das forças e dos elementos que atuam nesse mundo ou controlar suas manifestações. Se a ciência é movida pela curiosidade humana, a tecnologia avança impulsionada pelas necessidades da sociedade. 

Entretanto, a tecnologia não é um subproduto da ciência e, no decorrer da história, desenvolveu-se em grande parte independentemente dela. As pontas de lança criadas pelos ancestrais do homem mais de 2,5 milhões de anos atrás, por exemplo, não nasceram de um conhecimento científico, mas da prática cotidiana da caça. Até a Idade Média, a ciência era especulação filosófica reservada a poucos pensadores da aristocracia, enquanto a tecnologia fazia parte do mundo prosaico dos artesãos. Mas, a partir da era das grandes navegações, a combinação de ciência e tecnologia mostrou ser capaz de render muito na conquista de colônias e no enriquecimento das nações.

A partir de então, ciência e tecnologia estão intimamente entrelaçadas, uma sempre alimentando a outra. A história da astronomia é um exemplo disso. No início do século XVII, a tecnologia inovadora do telescópio nas mãos de Galileu deita por terra toda uma concepção de cosmo que datava da Antiguidade e comprova o modelo heliocêntrico de Copérnico. Do mesmo modo, a invenção e o aperfeiçoamento do microscópio, nos séculos XVI e XVII, revelam o mundo até então invisível das células e dos microrganismos.

A história registra várias épocas de explosão tecnológica, como o Renascimento e a Revolução Industrial. Porém, nada se compara ao período que começa no século XX. No último século, a humanidade testemunha mais avanços tecnológicos do que nos 5 mil anos anteriores. Invenções como o avião, a eletrônica e a microeletrônica, os antibióticos, os alimentos transgênicos e os exames de DNA criam uma nova sociedade, que, de um lado, vive com facilidades jamais imaginadas e, de outro, põe em risco o meio ambiente e a própria existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres