Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Hoje é aniversário de Henry Cavendish



Nascido 10 de outubro de 1731; morreu 24 de fevereiro de 1810 com a idade de 78. 
 
Químico e físico Inglês que conduziu experimentos com diversos interesses em seu laboratório particular. Mais notavelmente, determinou a massa e densidade da Terra.  


Ele investigou as propriedades de hidrogênio e dióxido de carbono, incluindo a comparação da sua densidade que a do ar.  

Cavendish também mostrou que a água era composta por dois dois elementos e mediu e  o calor específico de várias substâncias. 

Seus manuscritos (publicado 1879) revelaram descobertas que ele fez em eletrostática antes de Coulomb, Ohm e Faraday - incluindo deduzir a lei do inverso do quadrado da atração eletrostática e repulsa.  

Ele também encontrou capacidade indutiva específica. Seu nome de família está ligado ao Laboratório Cavendish (fundada 1871, financiado por um membro da família mais tarde) na Universidade de Cambridge.

Citação:

"Uma pequena bolha de ar permaneceu não absorvida ... se houver qualquer parte do ar [azoto] atmosférico que seja diferente do resto, e não poder ser reduzido ao ácido nitroso, pode-se concluir, com segurança, que não é mais do que 1 / 120 parte do conjunto".
 


Obs.: Cavendish não percebeu o significado da bolha pequena remanescente. Não até um século mais tarde quando  os foram Gases Nobres do ar foram descobertos.
 

- Henry Cavendish
"Experimentos no ar", leia 2 de junho de 1785, Philosophical Transactions, da Royal Society, 1785, 75, 382.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres