Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald vencem Prémio Nobel da Física 2015 - A distinção deveu-se à descoberta de massa nos neutrinos.



A Academia das Ciências Sueca, em Estocolmo, atribuiu esta terça-feira o prémio Nobel da Física 2015 ao japonês Takaaki Kajita, 56 anos, e ao canadiano Arthur B. McDonald, 72 anos, pelas descobertas que comprovam que os neutrinos têm massa. Os físicos conseguiram chegar a esta conclusão depois de observarem a oscilação dos neutrinos.
Os neutrinos são partículas elementares do grupo dos leptões, que estão isentas de carga elétrica e emitidos por estrelas e pela atmosfera. São impercetíveis e capazes de atravessar osbtáculos físicos, como paredes. Até aqui, pensava-se que não tinham massa, mas as descobertas de Takaaki Kajita e de Arthur B. McDonald comprovaram que isso não era verdade.

Aos jornalistas, o professor Arthur B. McDonald disse que “houve um momento Eureka quando fomos capazes de perceber que os neutrinos pareciam mudar de um tipo para o outro quando se deslocavam do Sol para a Terra”. E afirmou que o trabalho da sua equipa incluía cientistas dos EUA e de Portugal.

 puzzle com o qual os físicos se debatiam há décadas foi resolvido”, escreveu o Comité do Prémio Nobel no comunicado, explicando que os trabalhos de ambos os laureados foram responsáveis por esta “descoberta histórica”. A Terra está constantemente a ser bombardeada por neutrinos, explica o Comité, referindo que se espera agora que esta descoberta contribua para mudar o nosso entendimento atual da história, estrutura e destino futuro do universo.

Física foi a primeira área referida por Alfred Nobel

O terceiro e último testamento de Alfred Nobel (1833-1896) previa que grande parte da sua riqueza fosse destinada a premiar “aqueles que durante o ano anterior tenham feito o maior contributo para a humanidade”. O dinheiro deixado pelo químico e inventor deveria servir para constituir uma fundação que atribuiria os prémio anualmente. E a primeira área referida por Alfred Nobel foi a Física, talvez porque, no final do século XIX, a Física era a mais relevante das ciências.

O prémio Nobel da Física deveria ser atribuído “à pessoa que tenha feito a descoberta ou invenção mais importante na área da Física”. Alfred Nobel, no testamento, reforçou que “na atribuição dos prémios [este e os restantes quatro] não fosse tida em conta a nacionalidade dos candidatos, mas que fosse atribuído àquele que mais o merecesse, fosse escandinavo ou não”.

Fatos e números do prêmio Nobel da Física:
  • Foram atribuídos 108 prêmios Nobel da Física entre 1901 e 2014;
  • 47 desses prêmios foram atribuídos a uma única pessoa;
  • Até agora apenas duas mulheres receberam este prêmio;
  • John Bardeen foi o único que recebeu o prêmio duas vezes: em 1956, pela investigação em semicondutores, e em 1972, pela teoria dos supercondutores;
  • O mais jovem laureado, Lawrence Bragg, tinha 25 anos (1915) e recebeu o prêmio juntamente com o pai;
  • A média de idades dos laureados é 55 anos.
Os dez laureados mais populares segundo o site do prêmio Nobel:
  1. Albert Einstein
  2. Niels Bohr
  3. James Chadwick
  4. Marie Curie
  5. Erwin Schrödinger
  6. J.J. Thomson
  7. Robert A. Millikan
  8. Wilhelm Conrad Röntgen
  9. Werner Heisenberg
  10. Max Planck
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres


>>GRUPO PROMOCIONAL PARA QUEM CURTE DICAS DE FÍSICA<<

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres