Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

Densidade ou Massa Específica?



A rigor o nome da grandeza densidade é massa específica, de "acordo com a publicação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, de 1994. 

No entanto, essa é uma denominação pouco usada e, a nosso ver, até inconveniente. O adjetivo específico significa, segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico, "relativo a, ou próprio de espécie; exclusivo, especial". 

Dessa forma, a expressão massa específica, embora tenha significado preciso e correto, pode levar à ideia de que existem diferentes espécies de massa, o que não é verdade. E utilizar o termo densidade, aplicado porém apenas a substâncias ou corpos maciços e homogêneos.

Densidade de corpo ou substância?

Como a maioria dos termos utilizados em física, a palavra densidade é empregada com muita frequência na linguagem cotidiana e de outras ciências, o que muitas vezes interfere na sua correta utilização em física. É muito comum, até em livros de física, falar em densidade de um corpo, o que não é correto. Corpo não tem densidade, no sentido que a física dá a essa grandeza. Qual a densidade de uma caneta, uma cadeira, um carro ou um navio? 

É possível definir a densidade média de um corpo, mas é uma grandeza de pouca valia, pois se aplica apenas para aquele corpo. As tabelas de densidade se referem à densidade de substâncias. Não há, nem pode haver, tabelas para a densidade de corpos.

Portanto, embora no rigor da definição a densidade se confunda com a massa específica, temos que considerar que um navio boia, por exemplo, então significa que a "densidade relativa" do navio é menor que a da água. E ainda que densidade e massa específica tenham a mesma definição do ponto de vista da física e não exista uma tabela para "densidades relativas" com substâncias onde há misturas podemos claramente ver que sua densidade foi "adulterada", haja vista o "Eureka" dado por Arquimedes para poder verificar se a coroa do rei era composta puramente de ouro ou misturada com prata.

Embora, sempre procuremos o rigor físico (nós físicos odiamos quando alguém diz que pesa 80kg, ou tem a força etc.) não podemos nos refutar à aplicação prática de certos conceitos que foram "modificados pelo cotidiano" apenas para manter um rigor que não é adequado para resolver certos problemas. Então, para nós físicos temos sempre que traduzir o que "vocabulário do cotidiano" diz, por exemplo (quando ouvimos alguém dizer que pesa 80kg, traduzimos para 80kgf na Terra, quando diz que "tem a força" traduzir para ter a capacidade de aplicar uma força e quando diz que a densidade no navio é tal e por isso flutua, traduzimos que somadas todas as massas que compõem o navio e dividido pelo volume total do navio, isso é menos "denso" que a densidade da água ou massa específica desta, na qual ele boia)


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres


Oi, gente tudo bem, o Google Adsense não tem investidores em sites educacionais. Portanto, caso esteja interessado em algum produto abaixo, compre através do blog.

 
COMPRE O BRINQUEDO PARA SEU FILHO,
 COM ATÉ 60% DE DESCONTO
Divulgação SEM FINS LUCRATIVOS da Saraiva, caso esteja interessado em livros e afins.

Outros anúncios que pode ser de seu interesse na área de educação e tecnologia da informação



Como contribuir: deposite o valor que você acha que vale para continuidade do seu blog (em qualquer  lotérica ou agência da cef).
Nome: Sérgio Ricardo Barbosa Torres
CPF: 198.805.964.-04
Banco: CEF(104)
Agência: 1031
c/c: 26.380-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres