Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a "Lei de Coulomb", que descreve a interação eletrostática entre dois corpos eletricamente carregados. Inventou a balança de torção. Os trabalhos sobre as leis do atrito e sobre o magnetismo terrestre foram premiados pela Académie des Sciences.
Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) nasceu em Angoulême, França, no dia 14 de junho de 1736. Foi aluno do Collège de Quatre-Nations. Mudou-se para Paris e ingressa no Colégio Mazarin, onde aprendeu Matemática, Astronomia, Química e Botânica. Estudou Engenharia Militar na École du Génie, em Mezières.
Entre os anos de 1764 e 1772, supervisionou as obras do Fort Bourbort, em Martinica, nas Canárias, onde realizou experiências em mecânica de estruturas, eletricidade dos metais e atrito em maquinaria.
De volta à Paris, em 1773, dedica-se à experimentação científica. Seu primeiro trabalho, datado de 1773, "Sur une application des regles, de maximis et minimis à quelque problemes de statique relatifs a l'architecture", contribuiu para a utilização de cálculos precisos para a Engenharia.
Charles de Coulomb iniciou suas pesquisas no campo da eletricidade e do magnetismo para participar de um concurso aberto pela Académie des Sciences de Paris, sobre a fabricação de agulhas imantadas. Seus estudos o levaram a "Lei de Coulomb", assim denominada em sua homenagem.
Charles de Coulomb inventou, em 1777, a balança de torção. No
mesmo ano realizou estudos sobre o magnetismo terrestre e em 1779, sobre as leis do atrito, ambos premiados pela Académie des Sciences.
As experiências realizadas por Coulomb sobre os efeitos de atração e repulsão de duas cargas elétricas permitiram-lhe verificar que a lei da atração universal de Newton também se aplicava à eletricidade.
Estabeleceu então a lei das atrações elétricas, segundo a qual as forças de atração ou de repulsão entre as cargas elétricas são diretamente proporcionais às cargas (massas) e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separa. Os resultados de suas pesquisas foram publicada entre 1785 e 1789 na Mémoires de l'Académie Royale des Sciences.
Charle Augustin de Coulomb morreu em Paris, França, no dia 23 de agosto de 1806.
Karl Landsteiner (1868-1943) foi um médico e biólogo austríaco, responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, o sistema A B O, e descobridor do fator RH.
Karl Landsteiner (1868-1943) nasceu em Viena, Áustria, no dia 14 de junho de 1868. Estudou Medicina na Universidade de Viena, onde se graduou em 1891. Ainda estudante publicou um ensaio sobre a influência da dieta na composição do sangue.
Entre 1891 e 1893, Landsteiner dedicou-se ao estudo de Química junto com diversos especialistas. Em Wurzburg, na Alemanha, foi aluno do químico Hermann Emil Fischer. Em Munique, foi aluno do químico Eugen Bamberger e em Zurique, na Suíça, estudou com o químico alemão Arthur Rudol Hantzsch.
Após retornar para Viena, Karl Landsteiner trabalhou como assistente de Max von Gruber no Hygienic Institute na Universidade de Viena. Nesse período, era grande a ocorrência de acidentes graves durante as operações de transfusão sanguínea e Landsteiner dedicou-se a comprovar que existiam diferenças individuais no sangue.
Landsteiner colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasmas e glóbulos vermelhos. Em alguns casos os glóbulos se juntaram, formando grânulos e em outros casos isso não ocorria. Em 1900 descobriu as diferenças básicas do comportamento do sangue de uma pessoa em relação ao de outras.
Karl Landsteiner foi o primeiro pesquisador a identificar grupos diversos entre seres humanos. Ele considerou que havia três tipos de sangue – A, B e O, descobriu-se assim os tipos ou grupos sanguíneos, criando o “sistema de classificação sanguínea de Landsteiner ou sistema ABO”. Posteriormente outros cientistas identificaram um quarto tipo, que foi nomeado AB.
Entre os anos de 1909 e 1919, Landsteiner foi professor de patologia na Universidade de Viena. Mais tarde, já nos Estados Unidos, no Rockefeller Institute for Medical Research, em Nova Iorque, em 1922, com o auxílio de seu assistente, também descobriu o sistema Rh. No sistema ABO, distinguem-se quatro grupos sanguíneos: “grupo A, grupo B, grupo AB e o grupo O”. O fator Rh refere-se ao complexo de substâncias que pode ser encontrado em algumas pessoas. O sangue que o possui é classificado como Rh positivo, o que não possui, como Rh negativo.
Em 1930, Karl Landsteiner foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia, pela descoberta dos grupos sanguíneos humanos, o que permitiu o desenvolvimento das pesquisas e a transfusão de sangue como rotina médica. Entre outras obras, Karl Landsteiner publicou “The Specificity os Serological Reaction” (1936).
Karl Landsteiner faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 26 de junho de 1943.
Conheça a trajetória do gênio da matemática John Nash em 8 fotos
Considerado um dos matemáticos mais importantes do mundo, John Forbes Nash deixou um grande legado para cientistas, economistas e fãs de seu trabalho
1. Uma mente (realmente) brilhante
(Getty Images)
O matemático norte-americano retratado no filme Uma mente brilhante, John Nash, faleceu na tarde deste sábado (23) em um acidente de carro. Segundo relatos, Nash, que tinha 86 anos, havia acabado de retornar da Noruega com sua esposa Alicia, 82, quando o táxi em que estavam se acidentou em uma rodovia de Nova Jersey. Os dois faleceram antes mesmo de chegar ao hospital. O motorista do táxi e o motorista do outro carro ficaram feridos.Os trabalhos do vencedor do Nobel de 1994 e sua luta contra a esquizofrenia foram retratados pelo personagem estrelado por Russel Crowe no premiado filme em 2001. Conheça, a seguir, mais detalhes sobre a trajetória do gênio da matemática:
2. Infância
(Wikimedia Commons)
John Forbes Nash Jr. nasceu em 13 de junho de 1928 em Bluefield, no estado de Virgínia, EUA. Seus pais eram o engenheiro eletricista John Forbes Nash e a professora de inglês e latim, Virgina Margaret Martin.Durante a infância, ele foi educado no estado da Virgínia Ocidental junto com sua irmã caçula, Martha.
3. Gênio e antissocial
(Foto: cortesia de Dr. James P. Gills)
Aos doze anos, Nash já realizava experiências científicas em seu quarto e preferia fazer suas coisas sozinho a trabalhar em grupo. Enquanto isso, Martha, sua irmã dois anos mais nova, crescia como uma criança comum. Ela chegou a afirmar, mais tarde, que John sempre foi diferente e que seus pais sabiam o quanto ele era inteligente. "Minha mãe insistia para eu fazer as coisas por ele, para eu incluí-lo nas minhas amizades", disse ela em um relato do livro Uma Mente Brilhante (2001).Nash interpretava a rejeição social de seus colegas com piadas e superioridade, pois, para ele, seus esportes e danças eram uma distração aos estudos.Na foto ao lado, John Nash está à esquerda, seus pais em pé ao meio e, sua irmã Martha, à direita.
4. Início de carreira
(Wikimedia Commons)
Leitor da revista norte-americana TIME, da Enciclopédia Compton e da Life, Nash trabalhou um tempo para o jornal diário Bluefield Daily Telegraph antes de decolar na carreira de matemática.Ele chegou também a começar seus estudos em engenharia química na Universidade Carnegie Mellon, mas, depois, mudou para o curso de matemática. Em 1948, ele já tinha diploma de bacharel e mestrado pelo Instituto Carnegie.Depois de se formar, John Nash trabalhou na White Oak, em Maryland, em um projeto para a Marinha dos Estados Unidos.Ao procurar um doutorado, além de ser aceito em Harvard, Nash havia sido cobiçado pela Universidade de Priceton para iniciar seu estudo. O então presidente do departamento de matemática da universidade, Solomon Lefschetz, chegou a oferecer uma bolsa irrecusável para o matemático e conseguiu convencê-lo a ir para a instituição.Depois de se tornar doutor, em 1950, ele foi para o Instituto Tecnológico de Massachusetts para trabalhar como instrutor de matemática. Foi lá que ele conheceu sua esposa, Alicia López-Lardé de Harrison, uma acadêmica de física de El Salvador.
5. Importantes contribuições
(Cena de Uma mente brilhante [2001])
Durante sua trajetória em Princeton, o jovem desenvolveu o chamado Equilíbrio de Nash, teoria que representa a situação em que um jogo envolvendo dois ou mais jogadores tende a acabar sem nenhum vencedor caso todos mudem sua estratégia unilateralmente. Dessa forma, o matemático obteve título de doutor com sua tese sobre jogos não-cooperativos, em 1950.Outros importante trabalho de Nash foi na geometria algébrica e na matemática pura, com o teorema do encaixe de Nash.
6. Esquizofrenia
(McLean Hospital/ Wikimedia Commons)
Nash começou a apresentar sinais de que era esquizofrênico em 1958, quando passou a se comportar de maneira estranha - segundo sua esposa, Alicia. Certa vez, ele chegou a entrar no MIT e falou para seus colegas, jogando um jornal na mesa, que em um dos artigos havia uma mensagem de seres intergalácticos que só ele seria capaz de ler. No início, todos acabavam achando que essas atitudes não passavam de brincadeiras.O quadro começou a se agravar, depois, quando ele começou a escrever cartas para embaixadas em Washington se autointitulando o "Imperador da Antártica", criando diversas teorias conspiratórias.Foi quando ele ameaçou retirar todo seu dinheiro do banco e ir para a Europa que Alicia decidiu buscar ajuda de médicos. Nash foi, então, internado em 1959 no McLean Hospital, em Massachusetts, sob diagnóstico de esquizofrenia paranoide e depressão com baixa autoestima.Nash chegou a passar uma temporada bem problemática na Europa e retornou a Princeton em 1960, frequentando hospitais psiquiátricos até 1970. Após essa data, por escolha própria, ele decidiu parar de tomar medicamentos antipsicóticos.
7. Prêmios
(John Nash (dir.) recebendo o Prêmio Nobel/ Reprodução)
Em 1978, Nash foi reconhecido por suas descobertas sobre equilíbrios não-cooperativos (Equilíbrio de Nash) com o Prêmio Teoria John von Neumann. Em 1999, ele também ganhou o Prêmio Leroy P. Steele.O Nobel veio em 1994, como resultado de seu trabalho sobre a "Teoria dos Jogos" (muito bem explicada no filme Uma mente brilhante). Nash, então, recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel junto com Reinhard Selten e John Harsanyi, e dedicou a conquista a sua esposa Alicia.
8. Curiosidades
(Wikimedia Commons)
O gênio da matemática também chegou a desenvolver dois jogos populares, o Hex (criado independentemente em 1942) e So Long Sucker, fruto de um trabalho em 1950 com Melvin Hausner e Lloyd Shapley.Em 2010, Nash veio ao Brasil para participar do II encontro da Sociedade Brasileira de Teoria dos Jogos em comemoração aos 60 anos da Teoria do Equilíbrio de Nash. O evento aconteceu na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
9. Cinebiografia
(Getty Images)
Em 2001, John Nash foi retratado na obra cinematográfica Uma mente brilhante, vencedora de quatro Oscars. A história é baseada no livro homônimo lançado naquele mesmo ano por Sylvia Nasar.A biografia, bem detalhada e abrangente, foi adaptada para o cinema por Akiva Goldsman, o qual decidiu alterar alguns fatos sobre a doença do matemático para fins comerciais e maior dramatização - atitude que lhe rendeu muitas críticas.O filme foi produzido por Ron Howard e Brian Grazer sob encomenda da Universal Studios e DreamWorks. No drama, Nash foi interpretado pelo ator Russel Crowe.