Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

SpaceX lançam foguetes com primeiro satélite para o Turquemenistão



(Reuters) - Um foguete SpaceX não tripulado foi lançado da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida na segunda-feira para colocar um satélite de comunicações em órbita para o governo do Turcomenistão, a primeira da nação da Ásia Central.

Depois de esperar quase uma hora para céu nublado a claro, foguete de 22 andares  Falcon  trancada fora lançado de sua plataforma  à beira-mar em 07:03 (2303 GMT).

Situado no topo do foguete foi um Spacebus satélite de telecomunicações 4000, construído pela Thales Alenia Space, uma joint venture da Thales SA e Finmeccanica SpA.

Uma vez em órbita, o satélite de cinco toneladas (4.500 kg), conhecido como TurkmenAlem52E, vai se tornar a primeira nave espacial de telecomunicações do Turcomenistão, para transmissões de televisão e outros serviços para mais de 1,2 bilhão de pessoas na Ásia Central, Europa, Oriente Médio e Norte da África , de acordo com a Thales Alenia Space.

"O lançamento é um primeiro passo vital no desenvolvimento do Turcomenistão como uma nação da era espacial", Jean Loic Galle, presidente e executivo-chefe da Thales Alenia Space, disse em um vídeo webcast SpaceX antes do lançamento.

De sua órbita a 22.300 milhas acima da Terra, o satélite, projetado para durar 15 anos, será localizado em um slot controlada pelo Monaco. Em troca de deixar o Turcomenistão operar lá, operador de satélites de Mônaco, Space Systems International, terá uso de 12 de transponders em banda Ku dentro da espaçonave.

Lançamento de segunda-feira foi o dia 18 de Space Exploration Technologies, a empresa privada, com sede na Califórnia conhecida como SpaceX, e seu segundo em menos de duas semanas.

SpaceX tem experimentado com o desembarque dos foguetes em uma barcaça oceânica, mas ignorado o teste após o lançamento de segunda-feira, pois o foguete precisava de todo o seu combustível para posicionar corretamente TurkmenAlem52E em sua órbita inicial.

Tentativas deverão ser retomadas em junho, quando SpaceX lança seu próximo "navio de carga" para a Estação Espacial Internacional, que voa a cerca de 250 milhas (418 quilômetros) acima da Terra.

(Reportagem de Irene Kotz em Cabo Canaveral, Florida, Edição de Leslie Adler)


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes


                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
Aulas pelo Skype:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres