Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

20 coisas que você não sabia sobre ... Gravidade

A menina dos olhos de Newton e o foco do trabalho de Einstein, a gravidade é mais fraca do que você provavelmente pensa e mais estranho do que você provavelmente tem imaginado.
Vídeo abaixo, em inglês sem legendas (sorry!!!)


1. Star Wars, 'Obi-Wan Kenobi' disse que a Força "nos rodeia e penetra em nós; ela liga a galáxia". Ele poderia ter falado sobre a gravidade. As suas propriedades atraentes literalmente vinculam a galáxia em conjunto, mas também "penetra" nós, estendendo-se fisicamente através de nós, mantendo-nos caindo para a Terra ao invés do espaço sideral.

2. Ao contrário da Força, com seus lados claros e escuros, a gravidade não tem dualidade; ele só atrai, não repele.

3. A NASA está tentando desenvolver "raios tratores" que podiam se mover objetos físicos, criando uma força atrativa que faria trunfo gravidade.

4. Os passageiros de passeios de parque de diversões e da experiência de microgravidade na Estação Espacial Internacional - incorretamente conhecida como gravidade zero - pois "caem" na mesma velocidade que os veículos, ou seja estão "em queda livre".


5. Alguém que pesa 68 quilogramas na Terra seria - se fosse possível ficar em Júpiter - pesar os gritantes 160 quilogramas no enorme gigante de gás. Massas maiores têm maior gravidade.

6. Para sair atração gravitacional da Terra, um objeto deve viajar 11 quilômetros por segundo, velocidade de escape do nosso planeta.

7. A gravidade é, de longe, a mais fraca das quatro forças fundamentais. As outros três são eletromagnetismo; força nuclear fraca, que rege a forma como átomos entram em decadência; e força nuclear forte, que mantém o núcleo atômico junto.

8. Um ímã de neodímio tem força eletromagnética suficiente para superar todos os da gravidade da Terra.

9. Uma maçã não bateu Isaac Newton na cabeça, mas fez com que ele se perguntasse se a força que faz as maçãs caírem influencia movimento da Lua em torno da Terra.

10. A maçã de Newton levou à primeira lei do inverso do quadrado na ciência, F = G * (mM) / r^2. Isto significa um objeto duas vezes mais distante exerce um quarto da força gravitacional.

11. A gravidade também significa que o alcance de atração gravitacional é tecnicamente infinita. Uau.

12. A gravidade - o que significa algo pesado ou grave - veio primeiro, originário do latim gravis, ou "pesado".

13. A força da gravidade acelera tudo na mesma taxa, independentemente do peso. Se você deixou cair as bolas do mesmo tamanho, mas diferentes pesos de um telhado, eles iriam bater no chão ao mesmo tempo. O objeto mais pesado maior inércia anula qualquer velocidade que pode ter sobre o objeto mais leve.
14. foi o primeiro a tratar a gravidade como uma distorção do espaço-tempo, o "tecido" que encarna fisicamente o universo foi Albert Einstein.

15. Qualquer coisa com massa distorce o espaço-tempo em torno dela. Em 2011, a sonda Gravity Probe B fez um experimento da NASA que mostrou  que a Terra puxa o universo em torno dela como uma "bola de madeira girando em melaço", exatamente como Einstein previu.

16. Quando distorce o espaço-tempo ao seu redor, um objeto massivo, por vezes, redireciona a luz que passa através dele, assim como uma lente de vidro faz. Lente gravitacional pode efetivamente ampliar uma galáxia distante ou manchar a sua luz em uma forma estranha.

17. O "problema dos três corpos", determinando todos os padrões de três objetos que orbitam entre si poderia tomar se influenciado apenas pela gravidade, tem intrigado os físicos por 300 anos. Até agora, eles encontraram apenas 16 tipos de soluções - 13 deles só foram descobertas até este março passado.

18. Apesar das outras três forças fundamentais jogarem "bonito" com a mecânica quântica - a ciência do muito pequeno - a gravidade é teimosamente incompatível com ela; equações quânticas quebram se tentar incluir gravidade. Como conciliar estas duas descrições completamente precisas, mas opostas do universo é uma das maiores questões da física.

19. Para compreender a gravidade melhor, os cientistas estão à procura de ondas gravitacionais, ondulações no espaço-tempo que resultam de coisas como buracos negros que colidem e estrelas que explodem, de acordo com Amber Stuver, físico Observatório Laser Interferômetro de Ondas Gravitacionais de Louisiana (LIGO).

20. Uma vez que os pesquisadores LIGO detectarem com sucesso as ondas gravitacionais, seremos capazes de usá-los para ver o cosmos como nunca antes. "Toda vez que você olhou para o universo de uma maneira nova", diz Stuver ", que revolucionou a nossa compreensão do universo." Envolveu questões sobre a gravitação universal.


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres