Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Stephen Hawking diz que ele tem uma maneira de escapar de um buraco negro




Coisas que caem em um buraco negro se foi para sempre, certo? Não é assim, diz Stephen Hawking.

"Se você sente que você está em um buraco negro, não desista", ele disse a uma audiência em uma conferência pública em Estocolmo, Suécia, ontem. Ele estava falando antes de um discurso científico hoje na Conferência de Radiação Hawking sendo realizada no KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo. Palestra: "Não há uma saída?"

Você provavelmente sabe que os buracos negros são estrelas que entraram em colapso sob sua própria gravidade, produzindo forças gravitacionais tão fortes que nem a luz consegue escapar. Qualquer coisa que cai dentro "já era, será rasgado pela gravidade maciça", para nunca mais foi visto ou ouvido de novo.

O que você talvez não saiba é que os físicos têm argumentado durante 40 anos sobre o que acontece com as informações sobre o estado físico desses objetos quando eles caem através da mecânica quântica que diz que esta informação não pode ser destruída, mas a relatividade geral diz que deve ser - é por isso que este argumento é conhecido como o paradoxo da informação.

Agora Hawking diz que esta informação nunca poderia ser reavida de dentro do buraco negro em primeiro lugar. "Proponho que a informação não é armazenada no interior do buraco negro como se poderia esperar, mas na sua fronteira, o horizonte de eventos", disse ele hoje.

O horizonte de eventos é a esfera em torno de um buraco negro de dentro do qual nada pode escapar de suas garras. Hawking está sugerindo que as informações sobre as partículas que atravessam é traduzido em uma espécie de holograma - uma descrição 2D de um objeto 3D - que fica na superfície do horizonte de eventos. "A ideia é super transformações através de um holograma das partículas ao adentrarem", disse ele. "Assim, eles contêm todas as informações que de outra forma seriam perdidos."

Então, como é que isso ajuda algo a escapar do buraco negro? Na década de 1970 Hawking introduziu o conceito de radiação de Hawking - fótons emitidos por buracos negros, devido a flutuações quânticas. Originalmente ele disse que esta radiação contempla informações de dentro do buraco negro, mas em 2004 mudou de ideia e disse que poderia ser possível obter informações que, simplesmente, sairiam.

Como isso funciona ainda é um mistério, mas Hawking agora acha que está desvendado. Sua nova teoria é que a radiação Hawking pode pegar algumas das informações armazenadas no horizonte de eventos, uma vez que é emitida, fornecendo uma maneira para sua saida. Mas não espere obter uma mensagem a partir de dentro, disse ele. "A informação sobre partículas "ingoing" é devolvida, mas de uma forma caótica e inútil. Isso resolve o paradoxo das informações. Para todos os efeitos práticos, a informação é perdida. "

No ano passado, Hawking fez manchetes por ter afirmado "não há buracos negros" - embora o que ele realmente quis dizer foi um pouco mais complicado, como ele propôs a substituição do horizonte de eventos com um conceito relacionado, um horizonte aparente. Esta nova ideia é compatível com o anterior, que não foi realmente notícia para os físicos teóricos, diz Sabine Hossenfelder do Instituto Nórdico de Física Teórica em Estocolmo, que assistiu a palestra de Hawking.

"Ele está dizendo que a informação está lá já por duas vezes desde o início, por isso nunca é destruído no buraco negro, para começar", diz ele. "Pelo menos é isso que eu entendi."

Mais detalhes são esperados mais tarde hoje, quando um dos colaboradores de Hawking Malcom Perry desenvolve a ideia, e Hawking e seus colegas dizem que vão publicar um artigo sobre o trabalho no próximo mês, mas é claro que ele está de olho na ideia de que os buracos negros são inevitáveis. É ainda possível que a informação poderia sair em universos paralelos, ele disse ao público ontem.

"A mensagem desta palestra é que os buracos negros não são "tão negros como são descritos". Eles não são as prisões eternas como uma vez protagonizou ", disse ele. "As coisas podem sair de um buraco negro, tanto do lado de fora e, possivelmente, até em outro universo."

Via New Scientist (editado)
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres