A empresa canadiana que desenhou o elevador de 20 quilômetros que pretende facilitar o envio de astronautas para o espaço, viu concedida as patentes da tecnologia nos Estados Unidos e Reino Unido.
Lançar um foguetão da superfície da Terra até à Estação Espacial Internacional requer não só muito combustível como muito material – aquele que se vai perdendo pelo caminho para dar mais impulso ao foguetão à medida que atravessa as camadas de atmosfera. Lançar os astronautas de uma torre a 20 quilómetros de altura poderia não só ser mais barato como mais fácil.
Pelo menos essa é a ideia da empresa canadiana Thoth Technology que desenhou um elevador com esse objetivo e que agora conseguiu as patentes nos Estados Unidos e no Reino Unido.
“Os astronautas subiriam até aos 20 quilômetros num elevador elétrico. Do topo da torre, os aviões espaciais seriam lançados em órbita numa única etapa e regressariam ao topo da torre para reabastecimento e novo voo”, disse Brendan Quine, o inventor da torre, citado pelo Guardian. “Neste conceito, ascendemos eletricamente e removemos toda a fase de lançamento vertical [do foguetão]. Depois entra-se no avião espacial, que é como um avião de passageiros a jato, que descola na horizontal.”
Para uma torre daquela dimensão se manter tem de ser pneumaticamente pressurizada (com ar comprimido) e controlada a partir da base, refere a empresa, que pretende ainda que o edifício do elevador sirva como torre de comunicações, que produza eletricidade a partir do vento e que possa receber turistas.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres