Um modelo mecânico do universo de acordo com o matemático e engenheiro gregoArquimedes de Siracusa foi reconstruído após dois milênios. Arquimedes viveu no século 3 antes de Cristo e se tornou um dos maiores cientistas da Antiguidade Clássica. O globo metálico que ele projetou reproduz as movimentações do Sol, da Lua e dos cinco planetas conhecidos em seu tempo.
O modelo foi construído pelo mecânico e ex-curador do Museu de Ciência em Londres, na Inglaterra, Michael Wright. Fascinado por história e pelo universo, o britânico realizou o projeto a partir de suposições baseadas nas pesquisas e leituras feitas ao longo dos anos.
Os acadêmicos contemporâneos geralmente partem do pressuposto que, caso a esfera de Arquimedes existisse, exibiria as posições astronômicas em uma superfície plana. No entanto, Wright acredita que ela seria um globo em 3D e, a partir disso, construiu um modelo para demonstrar o funcionamento do modelo de acordo com a sua ideia.
SAIBA MAIS
Segundo o curador britânico, o modelo possui “a perspectiva da visão dos olhos de Deus” do cosmos, e o artefato foi construído com técnicas parecidas com as que Arquimedes pode ter utilizado. A esfera original provavelmente foi feita de bronze, porém Wright esculpiu a sua em cobre, com vinte centímetros de diâmetro.
Na reconstrução, a esfera representa o céu e as figuras gravadas nela, as constelações. Os ponteiros indicam as posições da Lua, do Sol e dos planetas no céu, que são conectados juntos por 24 engrenagens em seu interior. Conforme o globo é girado pela mão, os mecanismos movem os ponteiros.
Ninguém sabe ao certo se Arquimedes de fato construiu a esfera, no entanto, o objetivo de Wright é mostrar que é muito possível que sim. O modelo será exibido no Museu de Arte Antiga de Basileia, na Suíça, a partir desta semana.
Via Nature
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
Grupo de Física para quem curte Dicas de Física e Super Interessantes
Dicas de Física e Super Interessantes
You Tube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres