A contribuição que a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os outros meios de comunicação social oferecem ao incremento da cultura, ao mútuo conhecimento e compreensão entre os povos, é grandiosa.
Mas, os meios de comunicação, são motivo de admiração e, torna-se, no entanto, motivo de preocupação e incerteza, de fato, destinados pela sua natureza a espalhar o pensamento, a palavra, a imagem, a informação e a publicidade, enquanto influenciam a opinião pública e, conseqüentemente, o modo de pensar e agir de cada indivíduo e dos grupos sociais, exercem também uma pressão sobre os homens, que incide profundamente sobre a mentalidade e sobre a consciência, por muitas e contrastantes solicitações, que geralmente manipulam a população para que pense e acredite, no que lhes convém. Hoje, a internet é a reponsável pelo maior interatividade entre as pessoas. No início de 2007, o Brasil tinha cerca de 14 milhões de usuários ativos residenciais, de acordo com a pesquisa. Ao longo do ano passado, o país adicionou 7,1 milhões de usuários ativos, o que, segundo a parceria Ibope/NetRatings, foi o maior crescimento entre 10 países pesquisado.
Número de internautas residenciais cresceu quase 57% em um ano. Aumento foi o maior entre todos os países onde a pesquisa foi realizada.
O número de internautas residenciais no Brasil atingiu em fevereiro 42 milhões de pessoas, um aumento de 56,7% em relação ao mesmo mês de 2007. Os dados são de pesquisa feita pelo Ibope/NetRatings.
Segundo a pesquisa, o Brasil vive "o maior boom" de crescimento em número de acessos residenciais à Internet desde 2000, quando a medição começou a ser feita, de acordo com comunicado distribuído à imprensa. Somos ( o Brasil ) o 7º maior mrcado de internet do mundo. Como dizia o velho guerreiro, Chacrinha; " Meu filhooo, quem não se comunica se trumbica ".
ROMA, 4 ABR (ANSA) - Um asteroide vai passar extremamente perto à Terra nesta terça-feira (4). Esta será uma das passagens mais próximas: uma distância inferior a 16 mil quilômetros.
"Este asteroide está no top 10 das passagens mais próximas de todos os tempos", afirmou o astrofísico Gianluca Masi, responsável pelo "Telescópio Virtual".
O astro" 2017 GM", que tem um diâmetro de quatro metros, foi descoberto pelo programa "Mount Lemmon Survey", da Universidade do Arizona. "É importante ressaltar que não há riscos de impacto, pois sabemos que a distância, por mais perto que seja, vai mantê-lo acima da superfície da Terra", concluiu Masi.
Pesquisadores italianos descobriram a verdadeira origem do Mal de Alzheimer. Diferentemente do que se acreditava até então, a doença não surge na área do cérebro associada à memória, mas sim da morte de neurônios da região vinculada às mudanças de humor. Coordenado pelo professor associado de Fisiologia Humana e Neurofisiologia da Universidade Campus Bio-Médico de Roma, Marcello D'Amelio, o estudo, que revoluciona a maneira como entendemos e tratamos a patologia, foi publicada na revista científica "Nature Communications".
Até agora, o Alzheimer era considerado uma doença que surgia devido à degeneração das células do hipocampo, área cerebral da qual dependem os mecanismos da memória. O novo estudo, conduzido em colaboração com a Fundação IRCCS Santa Lúcia e do CNR de Roma, no entanto, aponta que a doença surge na área tegmental ventral, onde é produzida a dopamina, neurotransmissor vinculado às mudanças de humor.
Segundo os pesquisadores, como um efeito dominó, a morte dos neurônios responsáveis pela produção de dopamina desacelera a chegada desta substância ao hipocampo, causando assim uma falha que gera a perda das lembranças, principal sintoma da doença.
A hipótese foi confirmada em laboratório, onde várias terapias destinadas a restaurar os níveis de dopamina foram administradas em animais. Nos testes, foi observado que tanto as memórias quanto a motivação de viver, cuja falta causa depressão, foram recuperadas. "A área tegmental ventral relança a dopamina também na área que controla a gratificação. Na qual, com a degeneração dos neurônios dopaminérgicos, também aumenta o risco de perda de iniciativa", explicou D'Amelio.
Isso explica porque o Alzheimer é acompanhado, grande parte das vezes, pelo desânimo e pela depressão. Contudo, os estudiosos ressaltam que as mudanças de humor associados ao Alzheimer não são uma consequência do surgimento da doença, mas sim um "alarme" sobre o início da patologia. "Perda de memória e depressão são duas faces da mesma moeda", conclui o italiano. (ANSA)
Um dinamarquês que nasceu no dia 2 de abril de 1805 transformou a literatura ao ser o primeiro a escrever livros para crianças. Hans Christian Andersen, é o escritor de contos mundialmente conhecidos e já traduzidas para diversas línguas, como “Patinho Feio", "Soldadinho de Chumbo" ou "a Roupa Nova do Imperador". O Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil é comemorado nesta data em uma homenagem ao nascimento desse grande escritor. Em 1822, o talento de Christian Andersen foi descoberto por um dos diretores do Teatro Real e impressionou pessoalmente o Rei da Dinamarca, que patrocinou seus estudos. Ele cursou a Universidade de Copenhague, onde começou a escrever poemas, novelas, peças, livros de viagem e, principalmente, os contos que o tornariam famoso. Foi ator, cantor e bailarino. Andersen morreu em 1875, mas suas histórias continuam vivas até hoje e são contadas nas mais diferentes línguas pelo mundo inteiro. Algumas até viraram filmes, como A Pequena Sereia.
02 DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO (ONU) (2008)
Acredito que se o respeito e a cidadania fossem praticados com boa fé e naturalidade menos datas ou eventos comemorativos e de conscientização seriam criados. Como isso ainda não acontece apóio algumas dessas causas, afinal a realidade pode parecer distante quando não temos olhos para ela.
No dia 18 de dezembro de 2007 a ONU – Organização das Nações Unidas - resolveu criar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo para divulgar este distúrbio. Elogiado pelo Secretário geral da ONU, na época Ban Ki-moon, a data estabelecida para comemoração foi o dia 02 de abril do anos seguinte, 2008. Neste ano, 2011, o combinado era que o Cristo Redentor – Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada – São Paulo, e outros monumentos em todo o Brasil e em Portugal, seriam iluminados de azul. Eu ainda não sei informar se isso aconteceu, pois o post é escrito com antecedência, e espero que tenha ocorrido.
O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. Há 20 anos, quando surgiu a primeira associação para o Autismo no país, o Autismo era conhecido por um grupo muito pequeno de pessoas, entre elas poucos médicos, alguns profissionais da área de saúde e alguns pais que haviam sido surpreendidos com o diagnóstico de Autismo para seus filhos. Atualmente, embora o Autismo seja bem mais conhecido, tendo inclusive sido tema de vários filmes de sucesso, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criança autista ter uma aparência totalmente normal.
O Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no usa da imaginalção. É comum pais relatarem que a criança passou por um período de normalidade anteriormente à manifestação dos sintomas. Quando as crianças com autismo crescem, desenvolvem sua habilidade social em extensão variada. Alguns permanecem indiferentes, não entendendo muito bem o que se passa na vida social. Elas se comportam como se as outras pessoas não existissem, olham através de você como se você não estivesse lá e não reagem a alguém que fale com elas ou as chame pelo nome. Freqüentemente suas faces mostram muito pouco de suas emoções, exceto se estiverem muito bravas ou agitadas. São indiferentes ou têm medo de seus colegas e usam as pessoas como utensílios para obter alguma coisa que queiram.
Pessoas com esse distúrbio possuem dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e a imaginação (a chamada tríade), e consequentemente apresentam problemas comportamentais. Muita vezes o simples fato de querer ir ao banheiro e não conseguir comunicar a ninguém pode ocasionar problemas como auto-agressão ou agressão aos outros.