Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

DIA 02 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DA LITERATURA INFANTIL E CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO



02 DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL / JUVENIL 

 
Um dinamarquês que nasceu no dia 2 de abril de 1805 transformou a literatura ao ser o primeiro a escrever livros para crianças. Hans Christian Andersen, é o escritor de contos mundialmente conhecidos e já traduzidas para diversas línguas, como “Patinho Feio", "Soldadinho de Chumbo" ou "a Roupa Nova do Imperador".
O Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil é comemorado nesta data em uma homenagem ao nascimento desse grande escritor.

Em 1822, o talento de Christian Andersen foi descoberto por um dos diretores do Teatro Real e impressionou pessoalmente o Rei da Dinamarca, que patrocinou seus estudos. Ele cursou a Universidade de Copenhague, onde começou a escrever poemas, novelas, peças, livros de viagem e, principalmente, os contos que o tornariam famoso. Foi ator, cantor e bailarino.

Andersen morreu em 1875, mas suas histórias continuam vivas até hoje e são contadas nas mais diferentes línguas pelo mundo inteiro. Algumas até viraram filmes, como A Pequena Sereia.

02 DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO (ONU) (2008) 

Autismo-DAY-EMKT
Acredito que se o respeito e a cidadania fossem praticados com boa fé e naturalidade menos datas ou eventos comemorativos e de conscientização seriam criados. Como isso ainda não acontece apóio algumas dessas causas, afinal a realidade pode parecer distante quando não temos olhos para ela.

No dia 18 de dezembro de 2007 a ONU – Organização das Nações Unidas - resolveu criar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo para divulgar este distúrbio. Elogiado pelo Secretário geral da ONU, na época Ban Ki-moon, a data estabelecida para comemoração foi o dia 02 de abril do anos seguinte, 2008. Neste ano, 2011, o combinado era que o Cristo Redentor – Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada – São Paulo, e outros monumentos em todo o Brasil e em Portugal, seriam iluminados de azul. Eu ainda não sei informar se isso aconteceu, pois o post é escrito com antecedência, e espero que tenha ocorrido.
O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. Há 20 anos, quando surgiu a primeira associação para o Autismo no país, o Autismo era conhecido por um grupo muito pequeno de pessoas, entre elas poucos médicos, alguns profissionais da área de saúde e alguns pais que haviam sido surpreendidos com o diagnóstico de Autismo para seus filhos. Atualmente, embora o Autismo seja bem mais conhecido, tendo inclusive sido tema de vários filmes de sucesso, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criança autista ter uma aparência totalmente normal.
O Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no usa da imaginalção. É comum pais relatarem que a criança passou por um período de normalidade anteriormente à manifestação dos sintomas. Quando as crianças com autismo crescem, desenvolvem sua habilidade social em extensão variada. Alguns permanecem indiferentes, não entendendo muito bem o que se passa na vida social. Elas se comportam como se as outras pessoas não existissem, olham através de você como se você não estivesse lá e não reagem a alguém que fale com elas ou as chame pelo nome. Freqüentemente suas faces mostram muito pouco de suas emoções, exceto se estiverem muito bravas ou agitadas. São indiferentes ou têm medo de seus colegas e usam as pessoas como utensílios para obter alguma coisa que queiram.
Pessoas com esse distúrbio possuem dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e a imaginação (a chamada tríade), e consequentemente apresentam problemas comportamentais. Muita vezes o simples fato de querer ir ao banheiro e não conseguir comunicar a ninguém pode ocasionar problemas como auto-agressão ou agressão aos outros.
Fonte: Associação de Amigos do Autista – AMA


Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres