Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

HISTÓRIA DOS NÚMEROS NEGATIVOS - Física Século 21


Números negativos

A noção de número negativo demorou muito a surgir na história da Matemática. Egíp­cios, babilónios e gregos, povos responsáveis por muitas realizações matemáticas impor­tantes, ignoraram completamente essa ideia.

Até onde se sabe, a aparição dos números negativos na Matemática aconteceu na Chi­na, há cerca de dois milénios. Mas, em razão da dificuldade de comunicação entre os povos naquela época, essa contribuição dos chineses pouco influenciou o desenvolvimento da Matemática no Ocidente.

Na obra mais influente da Matemática chinesa, Os nove capítulos da arte da Matemática (século III a.C), já se encontram enunciadas as regras de sinais para a adição e a subtração: "Para a subtração — com os mesmos sinais, tire um do outro; com sinais diferentes, acres­cente um ao outro; tirar positivo do nada dá negativo; tirar negativo do nada dá positivo. Para a adição — com sinais diferentes, tire um do outro; com os mesmos sinais, acrescente um ao outro; positivo com nada dá positivo; negativo com nada dá negativo". No entanto, não há vestígios do uso da regra de sinais da multiplicação e da divisão antes do século XIII na Matemática chinesa.

Mas, como os chineses faziam para distinguir os números negativos dos positivos? Na China, há muito tempo, havia se desenvolvido a prática de calcular com barras de bambu estendidas sobre um tabuleiro. E, para distinguir número positivo de negativo, foi adotada a seguinte convenção: barras pretas indicavam os negativos e barras verme­lhas, os positivos.

Depois dos chineses, acredita-se que os hindus foram o primeiro povo a trabalhar com os números negativos. A finalidade do uso desses números era indicar dívidas. Entre os matemáticos hindus, o primeiro a lidar com números negativos foi Brahmagupta (século VII), que enunciou até a regra de sinais para a multiplicação.

Os árabes construíram um vasto império, dominando muitos povos, dentre eles os hindus. A partir da segunda metade do século VIII houve um grande intercâmbio cultural no império árabe, do qual fazia parte a península Ibé­rica. Foi assim que o nosso sistema de numeração, criado pelos hindus, tornou-se conhecido no Ocidente e, por isso, veio a ser chamado sistema de numeração indo-arábico.

Os números negativos também foram assimilados pelos árabes, porém não eram tão usados. Por exem­plo, o grande matemático persa al-Khowarizmi (sé­culo IX) não se ocupava de problemas que pudessem ter respostas negativas, mesmo sabendo lidar com nú­meros negativos.

Assim, os números negativos demoraram a ser aceitos no Ocidente. Fibonacci (c. 1180-1250), o maior matemático europeu da Idade Média, nada incluiu sobre eles na sua obra mais importante, Liber abaci (1202), sobre Aritmética, Álgebra e Geometria, mesmo sabendo interpretar cor-retamente os números negativos.



Na verdade, os números negativos foram evitados ou rejeitados pelos matemáticos até por volta do século XVII. Por exemplo, no século XV o francês N. Chuquet (1445-C.1500) e no século XVI o alemão M. Stifel (1487-1567) se referiam a eles como números absurdos. F. Viète (1540-1630), o maior matemático francês do século XVI, descartava completamente os números negativos. B. Pascal (1623-1662), um dos maiores matemáticos de todos os tempos, afirma em sua obra Pensamentos: "Conheci pessoas incapazes de entender que quando se tira quatro de zero o que resta é nada".

Reflita sobre a leitura

1.   Em que civilização os números negativos apareceram pela primeira vez na História? Qual a influência dessa descoberta no avanço da ciência matemática? Explique por quê.

2.   Onde foi criado o sistema de numeração que usamos ainda hoje, e como ele foi introduzido na cultura que chegou até nós?


3.   Por que os números negativos demoraram a ser assimilados pela cultura do Ocidente?



Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres 






Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


ATENÇÃO, AVISO::

E aí pessoal, curso de matemática e física desde o básico até o superior
É gratuito, só tem uma coisa, só entre nos grupos se você for participativo, blz? 
Seguem abaixo todas as informações necessárias.
Vídeos com aulas às 20h, com resoluções de questões propostas por alunos às 20:30h e notícias, curiosidades e documentários às 21h.

ABAIXO ALGUMAS INFORMAÇÕES PERTINENTES QUANTO AOS GRUPOS E FORMAS DE CONTATO, O NEGÓCIO É SÉRIO, BLZ?

IMPORTANTE: LEIA TODAS AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, TODAS, PARA SUA PARTICIPAÇÃO E APROVEITAMENTO EFETIVO

ANTES DE ENTRAR NOS GRUPOS RESPONDA AO QUESTIONARIO DE ENTRADA, É OBRIGATÓRIO, A FINALIDADE É CONHECER VOCÊ.

O LEMA AQUI É MUITO TRABALHO E COOPERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR E PRINCIPALMENTE QUE ALUNO SEJA PARTICIPATIVO.

TODO CURSO É SUPORTE E GRATUITO, MAS LÓGICO QUE DOAÇÕES SÃO MUITO BEM-VINDAS

GRUPOS

MATEMÁTICA BÁSICA

MATEMÁTICA ELEMENTAR

CÁLCULO 1

FÍSICA ELEMENTAR

FÍSICA MODERNA

FÍSICA DO TERCEIRO GRAU



YOUTUBE

PÁGINA NO FACEBOOK DE ARTIGOS VARIADOS SOBRE FÍSICA E MATEMÁTICA

Página no face do curso de física e matemática

BLOG DE NOTÍCIAS, ARTIGOS E APOSTILAS

email:

Pelo SKYPE adicione fisicaseculo21

WHATSAPP 81 9 89291403 – AO ENTRAR IDENTIFIQUE-SE PARA SER COLOCADO NO GRUPO DE FISICA E MATEMATICA

Valeu gente, entre diretamente em contato comigo pelo Grupo ao qual você pertence.

Quaisquer dúvidas entre em contato, responderei o mais breve possível. 

Caso queira fazer uma saudação rápida para aparecer nos vídeos, grave uma mensagem pelo celular dizendo: Saudações aos alunos do Física Século 21, tamo junto. Podendo ou não mandar um problema desafio,blz? Mande em formato MP4 através do WeTransfer para o email: sergiorbtorres@gmail.com

SEU SUCESSO É NOSSO SUCESSO. FÍSICA SÉCULO 21 

O CURSO É GRATUITO MAS LÓGICO QUE DOAÇÕES SÃO MUITO BEM-VINDAS:

SERGIO RICARDO BARBOSA TORRES
BANCO BRADESCO (237)
CPF: 198.805.964-04
AGÊNCIA: 3211- 5
CONTA 17.586-2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres