Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 24 de novembro de 2019

Ribose, um açúcar necessário para a vida, foi detectado em meteoritos


As rochas espaciais que caíram na Terra contêm ribose, uma molécula essencial para o mecanismo genético da vida e outros açúcares relacionados. A descoberta, divulgada on-line em 18 de novembro na Proceedings of National Academy of Sciences, dá suporte à ideia de que muitos dos ingredientes da vida foram entregues à Terra por detritos interplanetários.

Muitas moléculas orgânicas foram encontradas no espaço. O cometa Lovejoy, por exemplo, carrega açúcar e álcool, os ingredientes básicos para um coquetel interplanetário decente (SN: 23/10/15). Mas até agora, ninguém havia confirmado uma fonte extraterrestre de ribose. Essa molécula faz parte do esqueleto açúcar-fosfato do RNA, cavalos de trabalho moleculares dentro das células responsáveis ​​pela leitura e execução das instruções codificadas no DNA.

Yoshihiro Furukawa, geoquímico da Universidade Tohoku em Sendai, Japão, e colegas descobriram a ribose, juntamente com vários açúcares quimicamente semelhantes, em amostras de dois meteoritos, um coletado em Marrocos e outro na Austrália. Ao medir as quantidades de carbono-13 nos açúcares - uma variante de carbono com um nêutron extra, que aparece com mais frequência nas moléculas orgânicas do espaço do que nas contrapartes terrestres - a equipe descobriu que os compostos provavelmente se originaram no espaço e não eram pego na Terra.

Um modelo da molécula ribose fica ao lado do meteorito de Murchison, que foi coletado na Austrália e é uma das duas rochas espaciais onde o composto essencial para a vida foi encontrado.
YOSHIHIRO FURUKAWA

A equipe suspeita que os açúcares se formaram a partir de reações químicas entre a água e o formaldeído nos meteoritos há muito tempo. Trabalhos de laboratório anteriores em um ambiente espacial simulado - onde a luz ultravioleta irradiava água gelada, amônia e metanol - também mostraram que a ribose pode se formar em grãos de gelo interestelares (SN: 4/7/16). Outras experiências semelhantes fizeram o mesmo com o primo químico desoxirribose da ribose, que ajuda a formar a espinha dorsal do DNA (SN: 12/19/18).









ATENÇÃO: INSCREVA-SE NO BLOG NA BARRA LATERAL À DIREITA ACIMA, PARA RECEBER NOTIFICAÇÕES DE NOVAS PROVAS, RESOLUÇÕES, ARTIGOS, EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. OBRIGADO


                






Inscreva-se no blog pela pela tag lateral à direita acima 




Whatsapp (identifique-se) 55 (81)989291403 - Prof. Sérgio Torres

Skype fisicaseculo21 




Vakinha para continuar/contribuir no trabalho de postagens no Blog e YouTube, que inclui artigos, exercícios resolvidos e comentados de Física e Matemática, curso, postagens exclusivas para membros e aulas pelo skype e zoom entre com contato pelo 
whatsapp 81 9 89291403 ou 
sergiorbtorres@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres