Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Stephen Hawking diz que ele tem uma maneira de escapar de um buraco negro




Coisas que caem em um buraco negro se foi para sempre, certo? Não é assim, diz Stephen Hawking.

"Se você sente que você está em um buraco negro, não desista", ele disse a uma audiência em uma conferência pública em Estocolmo, Suécia, ontem. Ele estava falando antes de um discurso científico hoje na Conferência de Radiação Hawking sendo realizada no KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo. Palestra: "Não há uma saída?"

Você provavelmente sabe que os buracos negros são estrelas que entraram em colapso sob sua própria gravidade, produzindo forças gravitacionais tão fortes que nem a luz consegue escapar. Qualquer coisa que cai dentro "já era, será rasgado pela gravidade maciça", para nunca mais foi visto ou ouvido de novo.

O que você talvez não saiba é que os físicos têm argumentado durante 40 anos sobre o que acontece com as informações sobre o estado físico desses objetos quando eles caem através da mecânica quântica que diz que esta informação não pode ser destruída, mas a relatividade geral diz que deve ser - é por isso que este argumento é conhecido como o paradoxo da informação.

Agora Hawking diz que esta informação nunca poderia ser reavida de dentro do buraco negro em primeiro lugar. "Proponho que a informação não é armazenada no interior do buraco negro como se poderia esperar, mas na sua fronteira, o horizonte de eventos", disse ele hoje.

O horizonte de eventos é a esfera em torno de um buraco negro de dentro do qual nada pode escapar de suas garras. Hawking está sugerindo que as informações sobre as partículas que atravessam é traduzido em uma espécie de holograma - uma descrição 2D de um objeto 3D - que fica na superfície do horizonte de eventos. "A ideia é super transformações através de um holograma das partículas ao adentrarem", disse ele. "Assim, eles contêm todas as informações que de outra forma seriam perdidos."

Então, como é que isso ajuda algo a escapar do buraco negro? Na década de 1970 Hawking introduziu o conceito de radiação de Hawking - fótons emitidos por buracos negros, devido a flutuações quânticas. Originalmente ele disse que esta radiação contempla informações de dentro do buraco negro, mas em 2004 mudou de ideia e disse que poderia ser possível obter informações que, simplesmente, sairiam.

Como isso funciona ainda é um mistério, mas Hawking agora acha que está desvendado. Sua nova teoria é que a radiação Hawking pode pegar algumas das informações armazenadas no horizonte de eventos, uma vez que é emitida, fornecendo uma maneira para sua saida. Mas não espere obter uma mensagem a partir de dentro, disse ele. "A informação sobre partículas "ingoing" é devolvida, mas de uma forma caótica e inútil. Isso resolve o paradoxo das informações. Para todos os efeitos práticos, a informação é perdida. "

No ano passado, Hawking fez manchetes por ter afirmado "não há buracos negros" - embora o que ele realmente quis dizer foi um pouco mais complicado, como ele propôs a substituição do horizonte de eventos com um conceito relacionado, um horizonte aparente. Esta nova ideia é compatível com o anterior, que não foi realmente notícia para os físicos teóricos, diz Sabine Hossenfelder do Instituto Nórdico de Física Teórica em Estocolmo, que assistiu a palestra de Hawking.

"Ele está dizendo que a informação está lá já por duas vezes desde o início, por isso nunca é destruído no buraco negro, para começar", diz ele. "Pelo menos é isso que eu entendi."

Mais detalhes são esperados mais tarde hoje, quando um dos colaboradores de Hawking Malcom Perry desenvolve a ideia, e Hawking e seus colegas dizem que vão publicar um artigo sobre o trabalho no próximo mês, mas é claro que ele está de olho na ideia de que os buracos negros são inevitáveis. É ainda possível que a informação poderia sair em universos paralelos, ele disse ao público ontem.

"A mensagem desta palestra é que os buracos negros não são "tão negros como são descritos". Eles não são as prisões eternas como uma vez protagonizou ", disse ele. "As coisas podem sair de um buraco negro, tanto do lado de fora e, possivelmente, até em outro universo."

Via New Scientist (editado)
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Menino tropeça em um museu e fura uma pintura de 1,5 milhão de dólares


Um menino taiwanês de 12 anos viveu um verdadeiro pesadelo neste fim de semana. Enquanto visitava um museu de Taipei, ele tropeçou e furou uma tela de 350 anos avaliada em 1,5 milhão de dólares.
A pintura, chamada "Flores", é de Paolo Popora. Confira o vídeo:
De acordo com os curadores do museu, a família do menino não será obrigada a pagar os custos da restauração. Mas, mesmo com os reparos, a pintura nunca mais será a mesma.
O garoto desastrado entra pra uma infame lista de pessoas desajeitadas que danificaram peças valiosíssimas de museus. Em 2006, no Museu Fitzwilliam, de Cambridge, um homem tropeçou nos cadarços e quebrou três vasos chineses de 300 anos. Em 2010, uma mulher caiu em um Picasso exposto no Met, em Nova York, rasgando o quadro em 15 cm. Em 1932, o magnata Steve Wynn deu uma cotovelada em um Picasso (que ainda assim foi vendido por 155 milhões de dólares em 2013). E, em 2012, um cara de Dublin foi preso por danificar um Monet avaliado em 10 milhões de euros. 
Via Guardian
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Como problemas emocionais se transformam em doenças?


Aideia de que fenômenos emocionais levam a alterações físicas é antiga. Em 1628, o anatomista inglês William Harvey (1578-1657) observou que todo mal-estar sentido na mente era direcionado para o coração. Hoje se sabe que o inconsciente interpreta e responde ao que chega ao cérebro por meio das terminações nervosas do corpo. É o que acontece quando levamos um susto, por exemplo.
Contra uma possível ameaça, o cérebro dispara reações para enfrentá-la ou fugir dela. “O coração acelera os batimentos para redistribuir o sangue para os músculos correrem ou lutarem e para o cérebro processar com rapidez toda essa situação. É por isso também que, para oxigená-los, a respiração fica mais rápida. É o chamado estresse, que envolve o sistema nervoso, hormonal e imunológico”, explica Artur Zular, presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina.
Sem a fonte estressora, o corpo volta ao normal. Mas em caso de estresse permanente as coisas se complicam: os órgãos podem se esgotar, adoecer e o sistema imunológico tem sua ação inibida, facilitando o aparecimento de asma, alergias, gastrite, infecções e problemas cardíacos.
Fontes: Artur Zular, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina; Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp; e Sérgio Hércules, vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.
Via Galileu
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Rostos imaginários em comida, prédios e objetos viram febre no Instagram

Poderia ser mais uma fruta qualquer no café da manhã apressado da inglesa Lammy, que vive e trabalha em Cingapura. Mas ela jura ter visto o rosto de um golfinho em sua banana. Click!
Lammy não está sozinha: a foto que tirou com seu smartphone se uniu a pelo menos outros 370 mil cliques associados à hashtag #IseeFaces (algo como #EuvejoRostos, em inglês) no Instagram.
Além de animais em cascas de frutas, usuários da rede social de fotos se divertem sugerindo conjuntos de olhos, bocas e narizes em edifícios, hidrantes, tomadas elétricas, ferros de passar roupa, painéis de carro, cascas de árvores e poças d'água. A lista é longa.
A moda se espalhou a ponto de perfis especializados em encontrar rostos onde eles não existem começarem a pipocar pela rede. Caso do @Storytime_faces, cuja descrição é quase um pedido de ajuda: "Eu não consigo parar de ver rostos!!".
No mesmo embalo, a hashtag #IseeFaces se desdobrou em centenas de "subprodutos", como #IseeFacesEverywhere ("VejoRostosPorTodosOsLados"), #IseeFacesinPlaces ("VejoRostosemLugares") e #IseeFacesinmyKitchen ("VejoRostosnaMinhaCozinha").

Image copyrightINSTAGRAM

Uma versão em português da hashtag também aparece, ainda tímida, na rede.
Cerca de 100 compartilhamentos associados a #EuvejoRostos ou #EuvejoFaces podem ser encontrados no Instagram - a maioria dos brasileiros na rede, entretanto, prefere usar a hashtag na língua de Shakespeare. Já #VeoCaras, versão em espanhol da brincadeira, apareceu quase 17 mil vezes.

Image copyrightINSTAGRAM

A BBC Brasil conversou com adeptos do #IseeFaces em locais tão distintos quanto Rússia e países asiáticos como Coreia do Sul, Cingapura, Malásia, Tailândia e Indonésia. Eles autorizaram a reprodução de seus registros - espalhados ao longo desta reportagem.
Você também pode mapear rostos imaginários ao redor do mundo: use #IchseheGesichter para encontrar os faces registradas por alemães. Ou #Ябачуобличчя para encontrar rostos identificados por ucranianos. Quer ver rostos imaginários em finlandês? Tente #näentässänaaman.

Image copyrightINSTAGRAM

Para encontrar variações em diferentes de idiomas, experimente traduzir "I see Faces" em ferramentas online como o Google Tradutor. Copie e cole o resultado (sem espaços), começando pelo caractere #, e divirta-se!

Image copyrightINSTAGRAM


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

O que há de real por trás do mito dos Illuminati?


O homem realmente chegou à Lua? Quem assassinou o presidente americano John F. Kennedy? Como começou a pandemia global de HIV? O verdadeiro poder mundial está nas mãos de uma sociedade secreta fundada no século 18?
Alguns acreditam que as respostas para estas perguntas não estão nos livros de história e dão crédito a teorias conspiratórias que surgiram nas últimas décadas ligadas a estes e outros eventos importantes.
Com a entrada do novo século e a popularização da internet, uma destas teorias ganhou muita popularidade: a suposta existência da Ordem dos Illuminati, cuja origem remonta a uma sociedade secreta de mesmo nome criada na Alemanha no fim do século 18 e que estaria integrada aos poderes políticos e econômicos, cujo objetivo final seria estabelecer uma nova ordem mundial através de um governo global.
Em fóruns de discussão na web é comum ver internautas citarem os Illuminati para explicar muitos dos problemas atuais do planeta.
Políticos como George W. Bush ou Barack Obama, ou magnatas como George Soros, foram acusados de fazer parte desta organização. Até o papa Francisco e a rainha Elizabeth 2ª já foram apontados como membros da ordem.
Outros acreditam ser possível ver a simbologia ligada aos Illuminati em vídeos de artistas como Beyoncé, Jay-Z, Lady Gaga e Katy Perry: pentagramas, pirâmides e o famoso "olho que tudo vê" que aparece nas cédulas de dólar.
Mas, de onde veio este mito dos Illuminati e por que ainda existem pessoas que acreditam na existência de um grupo que desapareceu há mais de dois séculos?

A ordem real

A Ordem dos Illuminati foi fundada em 1776 na Baviera, Alemanha, pelo jurista Adam Weishaupt.

BBC
Image captionA Ordem dos Illuminati foi fundada em 1776 na Baviera, Alemanha, pelo jurista Adam Weishaupt

O objetivo desta sociedade secreta inspirada nos ideais do iluminismo e na estrutura da maçonaria, era acabar com o obscurantismo e com a forte influência que, na época, a igreja exercia sobre a esfera política.
Depois que o príncipe Karl Theodor chegou ao poder, a Ordem dos Iluminati, assim como outras sociedades secretas, foi declarada ilegal e dissolvida, em 1785.
Mas, alguns acreditam que ela continua operando na clandestinidade.
Autores como o francês Agustín Barruel (1741-1820), a britânica Nesta Helen Webster (1876-1960) ou o canadense William Guy Carr (1895-1959) vincularam a ordem com eventos como a Revolução Francesa de 1789, as Revoluções em vários países europeus de 1848, a Primeira Guerra Mundial ou a Revolução Bolchevique, de 1917.
Há até quem diga que os fundadores dos Estados Unidos eram membros da ordem e que o Federal Reserve, o banco central americano, foi criado para ajudar a cumprir os objetivos de dominação global da organização.
Nas últimas décadas, apareceram referências aos Illuminati em obras como a trilogia satírica de ficção científica The Illuminatus (1975), de Robert Shea e Robert Anton Wilson, ou Anjos e Demônios (2000), de Dan Brown, assim como nas letras de alguns artistas da cena hip hop.
Tudo isso fez com que os Illuminati se transformassem em protagonistas de várias teorias conspiratórias que se alastraram pela internet, onde é possível encontrar milhares de páginas dedicadas à ordem.

'Loucura'

"É uma loucura que hoje em dia existam pessoas que acreditem na existências dos Illuminati", disse o escritor e historiador americano Mitch Horowitz.

APImage copyrightBBC World Service
Image captionAlguns associam os Illuminati com o grupo Bilderberg

"Os cidadãos têm preocupações legítimas sobre como funcionam os poderes políticos e econômicos, mas, em vez de canalizar estas preocupações de forma eficaz para que haja mais transparência, alguns preferem acreditar em histórias de fantasia sobre uma organização que deixou de existir há mais de 200 anos", disse ele à BBC Mundo.
De acordo com Horowitz, "há escritores e jornalistas que contribuem com a paranoia em torno dos Illuminati e as pessoas se deixam convencer porque é interessante pensar que existe um grupo secreto que domina o mundo".
"Se estudarem o que realmente eram os Illuminati, perceberiam que se tratava de uma organização política cujos ideais estavam baseados em uma sociedade mais justa e que gostavam da iconografia relacionada com o mundo do oculto", afirmou.
Para Horowitz, devido ao mistério que tem para o público, muitos artistas gostam de usar um pouco desta iconografia em seus clipes.
"Os músicos entendem a atração e usam símbolos como o pentagrama, o obelisco ou o olho que tudo vê, mas isto não os converte em membros de uma sociedade secreta."

'Sociedades interconectadas'

Entre os que acreditam na existência dos Illuminati está o escritor americano Mark Dice, autor de um livro sobre a suposta ordem.
"Com certeza os Illuminati estão cercados de fantasias, mas quando se separa a realidade da ficção, acredito que há provas que demonstram que é um grupo real que continua existindo hoje em dia", disse o escritor à BBC Mundo.
Dice disse que, depois da dissolução em 1785, "os Illuminati continuaram operando através de várias sociedades secretas interconectadas como o Grupo de Bilderberg (conferência anual privada que reúne cerca de cem líderes políticos dos EUA e Europa) ou o Conselho de Relações Exteriores (centro de estudos baseado nos Estados Unidos)".

GettyImage copyrightGetty
Image captionOs Illuminati são associados com uma iconografia parecida com a dos maçons

"Estas organizações compartilham os objetivos dos Illuminati, seus métodos de funcionamento, seus símbolos e terminologia", afirmou.
Segundo Dice eles não precisam usar o nome Illuminati pois "eles sabem quem são e o que estão fazendo".
"Nos últimos anos, o Grupo de Bilderberg foi exposto, já que com a internet não é fácil ser um grupo secreto."
Para Dice, os meios de comunicação podem ser culpados por este segredo ter ficado tanto tempo escondido.
"Como não é de interesse público que a cada ano cem das pessoas mais poderosas do planeta se reúnam em um hotel, cercados de guardas armados, para conversar sem microfones sobre como querem influir no futuro do planeta?"
O escritor garante que os Illuminati querem "criar um governo global de inspiração socialista" e "usam artistas de fama global para promover sua causa".
Dice tem centenas de milhares de seguidores no Facebook e YouTube.

Culpa da internet?

Jesse Walker, autor do livro The United States of Paranoia ("Os Estados Unidos da Paranoia", em tradução livre), afirma que a "internet foi fundamental para potencializar e propagar o fenômeno dos Illuminati".

GettyImage copyrightGetty
Image captionO rapper Jay-Z é apontado como um artista que já fez pequenas referências aos Illuminati em aparições em público

"Hoje são vinculados com todo tipo de teorias, tanto por grupos de extrema-direita como de extrema-esquerda, que os usam segundo a própria conveniência", explicou Walker em entrevista à BBC Mundo.
O escritor disse ainda que, nos últimos anos, alguns artistas como o rapper Jay-Z incluíram pequenas referências aos Illuminati em suas aparições públicas para se divertir, alimentando ainda mais as teorias de conspiração que vinculam a ordem também à industria do entretenimento.
"Teorias de conspiração são uma parte intrínseca da psique humana. Somos criaturas que buscam padrões para dar um sentido ao mundo que nos cerca. Se há lacunas em uma história, temos que buscar explicações."
Walker lembra que há "motivos reais para medo ou ansiedade, já que, algumas vezes, algumas teorias conspiratórias se mostram certas, como no caso do escândalo das escutas da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), ou quando é revelado que algum político está recebendo subornos".
"Mas quando se combina o medo com a busca de padrões, surgem teorias como a dos Illuminati".
Mas, para o escritor, o problema é que "muitos não têm conhecimento suficiente para diferenciar o que é real do que não é".
Via BBC
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                


Rede social 'aprende' personalidade de usuário para continuar postando após sua morte


Um novo site promete proporcionar aos usuários a "imortalidade digital" usando uma espécie de robô para analisar suas postagens.
A ideia da página, chamada Eter9, é que esse robô passe a postar na internet por você após sua morte.
Se sua atividade nas redes sociais consiste em falar sobre a cantora americana Taylor Swift e reclamar de empresas de transporte, isso significa que você pode passar a eternidade postando sobre esses assuntos.
Também poderá "sorrir" para postagens – algo similar ao botão curtir – para sempre.
A rede social tem uma página principal, que funciona como o feed de notícias do Facebook, e um "córtex", que atua de forma parecida à de seu perfil na rede social de Mark Zuckerberg.
Há ainda robôs chamados "Niners". Assim, é possível manter seus níveis de engajamento por meio de interações entre os "Niners" e seu "espelho virtual", sem a necessidade de acionar um humano sequer.
Além disso, você pode conhecer seu "espelho virtual" antes de morrer: o usuário controla o nível de atividade de seu robô enquanto vivo, dando a ele a chance de postar na rede enquanto seu "original" está off-line.

Image copyrightOther
Image captionIdeia é que site continue a alimentar perfil com assuntos favoritos do usuário (ou melhor, ex-usuário)

Desenvolvido pelo português Henrique Jorge, o site já tem mais de 5 mil pessoas inscritas, embora ainda funcione em uma versão beta.
Jorge disse à BBC Newsbeat que, diante da entrada de novos usuários todos os dias, já planeja deixar o sistema mais potente.
"Estamos tentando criar um sistema-robô que aprenderia mais rápido com outras redes, como o Facebook. No momento, a capacidade do Eter9 é bem pequena."

Novidade?

A ideia de criar um perfil de rede social que capta seu comportamento e continua a postar por você após a morte não é algo totalmente novo.
A questão é que muitos sites que prometem vida eterna enfrentam, eles mesmos, problemas de mortalidade.
Uma página chamada Virtual Eternity (Eternidade Virtual), criada em 2010, permitia treinar seu "espelho virtual" com testes de personalidade e fazer upload de voz e fotos para ele ter sobre o que falar. Mas acabou fechado dois anos depois – apenas 10 mil pessoas haviam se inscrito.
Não pense, porém, que a ideia de usar a inteligência artificial nas redes sociais está longe da realidade.

Marck Zuckerberg (Foto: AFP)Image copyrightAFP
Image captionInteligência artificial é objeto estudos no Facebook, rede social de Mark Zuckerberg

O Facebook tem três laboratórios de inteligência artificial e, em junho passado, Mark Zuckerberg revelou que essas divisões têm a meta de criar sistemas "que são melhores que os humanos em relação aos nossos sentidos primários: ver, escutar etc".
A rede social já usa um software de reconhecimento facial que, segundo diz, acerta em 83% das vezes. E também anunciou ter um programa capaz de gerar imagens que humanos pensam ser reais em 40% dos momentos. Assustador, não?

Ideia fixa

Enquanto isso, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos EUA) está tentando criar um software que proporcionaria aos usuários um outro tipo de imortalidade.
Chamado eterni.me, se descreve da seguinte forma: "coleto seus pensamentos, histórias e memórias, organizo tudo isso e crio um avatar inteligente que se parece com você".
Atualmente em fase de testes privados, esse programa já tem muito mais inscritos do que o esperado: 29 mil pessoas.
E rede social após a morte é um assunto que continua a nos preocupar, já que o Facebook agora permite ao usuário apontar um "herdeiro", ou seja, alguém que poderá administrar seu perfil após sua morte. Antes, eles apenas congelavam a conta.

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                   


Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO