Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Conteúdo Programático de Matemática e Física - por 40 reais mensais - Basta você entrar no grupo e começar os estudos


 INTRODUÇÃO – APRESENTAÇÃO – OBSERVAÇÕES

O QUE ESPERAR DESTA OBRA

Você começar a estudar uma ciência fascinante: a Física.
            A Física é a ciência que mais tem contribuído para o contínuo avanço tecnológico do mundo em que vivemos. Além de buscar o conhecimento do Universo, ela se ocupa de todos os ramos da atividade humana.
            Para que a Física chegasse ao estágio atual, inúmeras pessoas, ao longo dos séculos, refletiram, formularam e testaram as mais variadas ideias, hipóteses e teorias para descrever e explicar o comportamento da natureza. A soma de todas essas contribuições resultou numa fantástica quantidade de conhecimentos acumulados.
            Nenhuma obra que se proponha a expor uma ciência de implicações tão importantes para nossas vidas como a física pode ter estrutura fixa e definitiva. Além do seu conteúdo básico, ela deve permitir a constante atualização deste conteúdo, de suas implicações tecnológicas e da própria compreensão de como os conhecimentos da física têm sido adquiridos.
            Esta obra foi elaborada tendo como perspectiva o conhecimento estruturado desde a Matemática básica necessária para a compreensão do linguajar da Física como a evolução dos conceitos através da história que nos levou a atingir o conhecimento que dispomos hoje até à Matemática e a Física dos dois primeiros anos do Ensino Superior. É, portanto, uma obra ambiciosa, o trabalho de uma vida dedicada à docência.
Dispondo de um núcleo científico cercado pelos conhecimentos básicos necessários ao seu entendimento e almejando atingir a estrutura básica da física, que atualmente está muito bem estabelecida.
            Utilizando a tecnologia atual que vai “além da velocidade da luz” com seus recursos, quase que ilimitados e utilizados a nosso favor, você pode ter uma obra que continuamente está sendo atualizada, em outras palavras, o livro é dinâmico, nunca estático, como um livro tradicional. No livro do Dr. Marcelo Gleiser, Criação Imperfeita, ele cita que o bóson de Higgs está para ser descoberto e até profetiza que vai ser. Sou um dos maiores fãs deste “astro” da nossa Física brasileira, temos praticamente a mesma idade e ele conquistou muito mais que eu ainda sonho, no entanto esse é um exemplo de um livro estático no tempo, ou seja, quando é acabado não pode ser reescrito, não pode ele, um dos maiores Físicos do Brasil de renome mundial, reescrever o livro que teve uma data para ser publicado. O predicado deste tipo de obra é que ela nos diz o que estava ocorrendo numa determinada época e se é excelente do ponto de vista histórico não é do ponto de vista didático pois a Física se tornou tão dinâmica que não só o bóson de Higgs foi realmente descoberto como muitas outras partículas foram achadas desde 2006, quando o livro foi publicado e vários prêmios Nobel foram conquistados por pesquisas feitas numa progressão geométrica desde então. O que é mais fascinante na Física é que ela é tão dinâmica que o mundo que achamos conhecemos hoje é sempre uma etapa para o que vamos conhecer em alguns anos, meses, semanas ou até mesmo amanhã. Como Newton declarou que só chegou onde chegou porque subiu em ombros de gigantes a Física é feita por gigantes, cada um a seu tempo, para ser um degrau para nova Física que se inicia agora e a cada segundo que se passa. Então para que uma obra não seja estática no tempo, o que é talvez uma tarefa que se não for impossível, contém um desafio inconteste, deve-se, estar em consonância com os mais avançados métodos de interação com você, numa atualização constante que não atinge diretamente os preceitos básicos da Física de imediato mas com toda certeza atinge o conhecimento da Física de ponta, diariamente.
Através de quadros e “links” destinados a complementar esse conteúdo básico. A pretensão é utilizar todos os recursos computacionais atualmente disponíveis através de um texto que utiliza o hipertexto como lugar comum para acessar: vídeos; simulações; sites; deduções; curiosidades; experimentos e tantos recursos quanto forem necessários para a complementação do seu estudo. Citando apenas alguns exemplos: 1- num texto que não ficou muito claro, que tal “clicar no link” para uma explicação audiovisual? 2- Uma questão não muito bem entendida por que não examinar o gabarito, a resolução escrita, uma vídeo-aula pertinente; um experimento ou até mesmo a dedução e a evolução do conhecimento que nos fez chegar a tal conclusão? Isto para mencionar apenas alguns recursos disponíveis, outros, os alunos atuais que exploram e descobrem novos e estimulantes recursos, como se já nascessem com essa habilidade “desde o ventre”, tem em mãos uma obra que não o faz perder tempo em procura de artigo postado por leigos na internet com informações equivocadas e que ferem conceitos básicos da matemática e da física. Foi feito um levantamento e ficou constatado que as informações contidas na grande rede é postada em até 90% por aventureiros ou por pessoas de pouca formação e que causam um atraso enorme no seu aprendizado (falaremos sobre isso em alguns vídeos e o quanto você é levado a achar que sabe alguma coisa porque postaram uma “regrinha” para tornar o aprendizado mais fácil). Muitos fazem sucesso na internet e tem muitos seguidores e fãs que saem sabendo que “raiz de a² é a e que 0 elevado a 0 é indefinido” apenas porque é mais fácil para o aluno aprender por regrinhas, ele sai com certezas sobre uma matemática e alguns conceitos físico errados que vão seguir você para o resto da sua vida (só para constar raiz de a² é módulo de a e 0 elevado a 0 é 1 – e não importa se é mais difícil explicar o correto, mas deve ser feito) – “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância mas a ilusão do conhecimento” – Stephen Hawking. Como é fato que nem sempre a verdade prepondera contra a mentira, não existe espaço, ou pelo menos não era para existir, no ramo das ciências exatas para aventureiros. Você deve alicerçar seu conhecimento não apenas com a  velocidade com que se querem as respostas atualmente, mas com um texto preciso que contenham informações fidedignas, confiáveis e abordadas de maneira estruturada, didática e que esteja de acordo com o “seu” processo cognitivo. Permitindo, assim, que o estudo da física se torne mais agradável, desafiador e a compreensão mais célere de forma fundamentada e consistente.
            São frutos da física moderna o laser, os chips, os computadores, a biologia molecular e a maior parte das conquistas da medicina atual. Por isso, dispomos ao longo de toda a obra os recursos “ilimitados” de conhecimentos estruturados didaticamente a um “toque de distância”.
            Boa leitura e bons estudos.
Prof. Sérgio Torres



OBSERVAÇÕES:
1 – A OBRA ESTÁ DIVIDIDA EM 60 BLOCOS CUJOS CONTEÚDOS ESTÃO POSTADOS A SEGUIR. CADA AULA E CADA EXERCÍCIO CONTÉM O NÚMERO DO BLOCO E O NÚMERO DA AULA OU EXERCÍCIO, TORNANDO-OS IDENTIFICÁVEIS PARA CONSULTAS OU TIRA-DÚVIDAS.
2 – O CÓDIGO CITADO NO ITEM 1 SERVE PARA LOCALIZAÇÃO DE: Vídeos; artigos etc com contenham quaisquer relação, como por exemplo: Curiosidades; História; Física no Cotidiano; Grandes Experimentos da Física, Aprofundamentos, Deduções, Discussões diversas; Ensaios; Biografias e outros assuntos pertinentes como: resoluções, gabaritos, teoria, experimentos; através de hipertextos e links respectivos, que estarão na obra em cor diferenciada e com o passar do mouse mostra a presença do link respectivo
3 – A relação dos blogs, canal no you tube, grupos de estudo, etc. estão relacionados a seguir:
Contato pelo Skype (sem CAM e tela do professor) (fisicaseculo21)
Outros:
Esta obra está dividida em 60 blocos e cada um deles pode ser adquirido separadamente, ou a obra completa, atendendo as necessidades de cada aluno ou pessoa interessada rever cada bloco específico ou estudar/rever os assuntos em sua totalidade. O conteúdo de cada bloco é o que se segue:
BLOCO 01 – MATEMÁTICA FUNDAMENTAL 01
Números; Os números naturais;            Adição e suas propriedades; Subtração; Expressões aritméticas com adição e subtração; Multiplicação; Expressões aritméticas; Divisão; Multiplicação por um número natural; Divisão por um número natural; Potência; Propriedades da potenciação; Os expoentes 1 e 0;Sistemas de numeração; Sistema de numeração decimal; Cálculo mental e propriedade distributiva Sistema binário; Noções fundamentais de Geometria; Divisibilidade; Números primos; Decomposição em fatores primos; Fatoração de um número; Divisores de um número; Como encontrar os divisores de um número; Máximo divisor comum; mdc de dois ou mais números naturais; Mínimo múltiplo comum; mmc de dois ou mais números; Regra da decomposição simultânea para achar o mmc; Regra de fatoração para achar o mdc e o mmc; Fração; Conceito de fração; Tipos de fração; Como transformar um número misto em fração imprópria; Frações equivalentes; Conceito e reconhecimento; Como reconhecer frações equivalentes?;Simplificação de frações; Como obter uma fração irredutível; Redução de frações ao mesmo denominador; Comparação de frações; Operações com frações; Adição e subtração; Multiplicação; Divisão; Potenciação; Fração decimal; Numeral decimal; Transformação de numeral decimal em fração decimal; Transformação de fração decimal em numeral decimal; Taxas porcentuais; Divisão; Divisões exatas; Divisões não exatas; Divisões com decimais; Regra prática para dividir dois numerais decimais; Dízima periódica simples e composta. Fração geratriz; Unidades de comprimento; Unidade padrão de comprimento; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Poligonal; Características da poligonal; Classificação; Polígonos; O que é polígono; Vértices, lados e ângulos; Classificação; Nomes dos polígonos; Quadriláteros; Perímetro de um polígono; Curvas; Curvas abertas; Curvas fechadas; Interior e exterior; Convexidade; Unidades de área; Unidade padrão de área; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Unidades agrárias; Áreas de alguns polígonos; Área do retângulo; Área do quadrado; Unidades de volume; Unidade padrão de volume; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Volume do paralelepípedo; Volume do cubo; Unidades de capacidade; Mudanças de unidade; Unidades de massa; Unidade padrão de massa; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Testes; Noções de estatística; Revendo porcentagens; Fazendo uma estatística; Planejamento; Coleta de dados; Apresentação: tabela e gráficos de colunas; Testes; Teste de Revisão Geral de Todo Conteúdo do Bloco 01
BLOCO 02 – MATEMÁTICA FUNDAMENTAL 02
Números positivos e números negativos;;Saldo: uma diferença que pode ser positiva, negativa ou nula Saldo bancário;Os números inteiros;Os nomes dos números;Valor absoluto;Números opostos ou simétricos;Adição de inteiros;Somando inteiros;Somando inteiros positivos;Somando inteiros negativos;Somando inteiros de sinais contrários ;Propriedades da adição;Propriedade comutativa;Propriedade associativa;Elemento neutro e existência do oposto;Subtração de inteiros;Cálculo da diferença;Multiplicação de inteiros;Multiplicando inteiros positivos ;Multiplicando inteiros de sinais contrários ;Multiplicando inteiros negativos;Menos por menos dá mais;Multiplicando três ou mais inteiros ;Propriedades da multiplicação;Propriedade comutativa;Propriedade associativa;Elemento neutro;Menos por menos dá mais (definitivamente);Divisão de inteiros;A divisão;Divisão de inteiros;Matemática no tempo - Números negativos;Geometria: ângulos e retas ;Ângulo;O que é ângulo ;Ângulos congruentes ;Medida de ângulo;Frações do grau;Medida de ângulo expressa por um número misto;Adição de medidas de ângulos;Subtração de medidas de ângulos;Multiplicação de medida de ângulo por um número natural;Divisão de medida de ângulo por um número natural ;Ângulos adjacentes;Bissetriz de um ângulo;Semirreta interna a um ângulo;Bissetriz ;Retas perpendiculares;Classificação e relações entre ângulos;Ângulo reto ;Ângulo agudo ;Ângulo obtuso ;Ângulos complementares;Complemento ;Ângulos suplementares;Suplemento;Posições relativas de duas retas;Retas coplanares;Retas concorrentes;Retas paralelas;Ângulos de duas retas concorrentes;Propriedade dos ângulos opostos pelo vértice;Mais algumas conclusões ;Matemática no tempo — Ângulos e medida angular;Números Racionais;Representação geométrica dos números racionais;Os números racionais e a reta numérica ;Comparação de números racionais;Adição e subtração de racionais;Adição;Propriedades da adição ;Subtração ;Soma algébrica;Multiplicação de racionais;Divisão de racionais;Divisão;Média aritmética e porcentagem;Média aritmética ;Porcentagem;Potenciação e radiciação;Potência de expoente natural;Calculando potência;Propriedades da potenciação;Simplificando multiplicações;Simplificando divisões;Revendo potência de expoente zero;Potência de expoente negativo;Raiz quadrada aritmética;Quadrados perfeitos ;Raiz quadrada;Geometria: áreas;Distâncias e áreas;Recordando áreas;Distância entre dois pontos;Raio: uma distância especial ;Distância entre um ponto e uma reta ;Distância entre duas retas paralelas .;Área do paralelogramo;Área do triângulo;Área do losango;Área do trapézio;Equações e inequações;Noções iniciais de Álgebra;Expressões contendo letras;Valor numérico de uma expressão ;Expressões algébricas na Geometria;O que são monómios;Termos semelhantes;O que são polinômios;Equações;Um caminho para descobrir um número desconhecido;Equação;Raiz de uma equação;Como se acha a raiz?;Resolução de problemas;Empregando equações;Com dobro, triplo ou quádruplo da incógnita;Com frações da incógnita;Com opção na escolha da incógnita;Com detalhes na escolha da incógnita;Equações aplicadas às sucessões de números;Equações aplicadas à Geometria;Desigualdades;Propriedades das desigualdades;Inequações;Solução de uma inequação ;Como se resolve uma inequação?;Matemática no tempo — Equações;Aritmética aplicada;Razões;Proporções;Comparando sucessões de números ;Números diretamente proporcionais ;Proporção .;Fazendo mais comparações ;Números inversamente proporcionais ;Divisão proporcional;Grandezas proporcionais;Correspondências entre grandezas ;Grandezas diretamente proporcionais ;Grandezas inversamente proporcionais ;Regra de três simples ;Grandeza proporcional a outras ;Regra de três composta;Juro simples;Juro ;Taxa;Cálculo do juro;Cálculo do capital ou da taxa ou do tempo ;Matemática no tempo – Juro;Estatística;Gráficos;Gráfico de colunas ;Gráfico de barras ;Gráfico de setores;Comparando dois tipos de gráficos ;Gráfico de linhas
BLOCO 03 – MATEMÁTICA FUNDAMENTAL 03
Números reais;Revendo números;O lado desconhecido ;Números naturais ;Números inteiros ;Números racionais;Os números reais e a reta;Números inteiros ;Números racionais não inteiros ;Números irracionais ;Números reais ;Operações em R ;Matemática no tempo — Números irracionais;Potenciação e radiciação;Potência de base real e expoente inteiro;Recordando potências;Cálculo de potências;Potências de 10 e a notação científica;Raiz quadrada;Raiz quadrada aritmética;Lados do quadrado verde;Curiosidade: como era a extração da raiz quadrada;Segmentos, ângulos e triângulos Segmentos;Segmento de reta ;Transporte de segmentos ;Congruência de segmentos ;Medida de um segmento ;Ponto médio de um segmento ;Uso do esquadro;Ângulos;Semi-reta;O que é ângulo?;Transporte de ângulos;Congruência de ângulos;Medida e congruência de ângulos;Nomes dados aos ângulos;Bissetriz de um ângulo;Semirreta interna a um ângulo;Bissetriz;Retas coplanares;Retas coplanares ;Posições relativas de duas retas ;Ângulos opostos pelo vértice (o.p.v.) ;Ângulos de duas retas com ;uma transversal; Triângulos;Triângulo; Classificação dos triângulos ;Desigualdade triangular;Soma dos ângulos de um triângulo;Experiências com geometria;Propriedade da soma dos ângulos dos triângulos;Classificação dos triângulos quanto aos ângulos;Congruência de triângulos;Fazendo experiências: medindo e recortando ;Conceito matemático de congruência ;Casos de congruência;Pontos notáveis do triângulo;Medianas e baricentro ;Bissetrizes e incentro ;Alturas e ortocentro ;Mediatrizes e circuncentro;Triângulos isósceles. ;Triângulos equiláteros;Triângulos isósceles ;Propriedades dos triângulos isósceles ;Propriedades dos triângulos equiláteros ;Matemática no tempo — Origens da Geometria;Estatística;Medidas estatísticas;Média aritmética;Média ponderada;Média geométrica;Cálculo da média numa tabela de frequências;Moda;Mediana;Cálculo algébrico;Expressões algébricas;Expressão contendo letras;Valor numérico;Polinômios;Operações com polinômios; Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão;Matemática no tempo – A álgebra literal;Produtos notáveis e fatoração ;Produtos notáveis;Quadrado da soma de dois termos ;Quadrado da diferença de dois termos ;Produto da soma pela diferença de dois termos Identidades;Fatoração de polinómios;Uma fração algébrica e sua simplificação ;Fatoração;Quadrados perfeitos ;Trinômio quadrado perfeito ;Fatoração e resolução de equações;Quadriláteros;Quadriláteros: noções gerais;Reconhecendo quadriláteros;Conceito e elementos;Perímetro;Quadrilátero convexo e quadrilátero côncavo;Quadriláteros notáveis;Propriedades dos quadriláteros notáveis;Paralelogramos ;Retângulos ;Losangos ;Quadrados ;Trapézio isósceles ;Base média nos triângulos ;Base média nos trapézios ;Matemática no tempo — Polígonos regulares;Equações e sistemas;Equações do 1º grau;Resolvendo problemas;Equações impossíveis e equações indeterminadas;Equação do 1º grau;Sistemas de equações;Problemas com duas incógnitas ;Método da adição Método da substituição ;Interpretação geométrica ;Equação linear a duas incógnitas;Sistemas impossíveis e sistemas indeterminados ;Matemática no tempo — Sistema de eixos cartesianos;Inequações;Inequações do 1º grau;Inequações Representação na reta ;Sistemas de inequações;Circunferência, arcos e ângulos;Circunferência e círculo;Distância entre dois pontos;;Circunferência;Posição de ponto e circunferência;Círculo;Partes do círculo;Posições relativas de reta e circunferência;Distância de ponto a reta;Posições relativas de duas circunferências;Circunferências tangentes ;Circunferências externas ;Circunferências uma interna a outra ;Circunferências secantes;Segmentos tangentes;Propriedades;Circunferência inscrita em triângulo;Arcos de circunferência;Semicircunferência ;Ângulo central ;Arcos congruentes ;Medida de um arco;Ângulos inscritos em circunferências;Medida do ângulo inscrito;Ângulo inscrito numa semicircunferência;Ângulos excêntricos;Quadriláteros inscritíveis;Quadrilátero inscrito em circunferência;Arco capaz;O que é arco capaz?

BLOCO 04 – MATEMÁTICA FUNDAMENTAL 04
Radicais – Potências – Raízes - Raiz quadrada - A equação x² = a - A raiz cúbica - A quarta potência e a raiz quarta - Raízes aritméticas - A equação x" = a, n par - A equação xn = a, n ímpar. - Operações com radicais - A diagonal do quadrado unitário - A diagonal do retângulo 2 por 1 - Adição e subtração com radicais - Simplificando para somar - Multiplicação e divisão com radicais - Potenciação e radiciação - Potência de raiz - Raiz de raiz - Cálculo algébrico - Produtos notáveis Trinômio do 2°grau – Equações - Equação do grau - Temas de geometria - Teorema de Tales - Comparando grandezas Razão de segmentos - Segmentos proporcionais - Feixe de paralelas - Transversal do feixe - Paralelas igualmente espaçadas Teorema de Tales – Semelhança - Semelhança de triângulos - Relações métricas no triângulo retângulo - Razões trigonométricas no triângulo retângulo - Relações em triângulos retângulos semelhantes. - Relações entre as razões trigonométricas - Estatística e probabilidade - Noções de estatística - Contagem e probabilidade - Polígonos e circunferência - Área do retângulo, do quadrado e do paralelogramo - Comprimento da circunferência e do arco – Funções - Tabelas, fórmulas e gráficos - Funções representadas por retas - Funções do 2°. Grau – Inequações - Relações métricas em um triângulo qualquer - Relações métricas na circunferência

BLOCO 05 – CONJUNTOS E FUNÇÕES
noções de lógica; conjuntos; conjuntos numéricos; relações; funções; funções do 1º grau; funções do 2º grau; função modular; função composta e função inversa.
BLOCO 06 – FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARITMOS
potências; função exponencial; função logarítmica; equações e inequações logarítmicas; logaritmos decimais.
BLOCO 07 – TRIGONOMETRIA
trigonometria no triângulo retângulo; trigonometria na circunferência (ciclo trigonométrico, razões trigonométricas, relações fundamentais, arcos notáveis, redução ao primeiro quadrante); funções circulares (funções, transformações, equações, inequações, funções circulares inversas); triângulos.
BLOCO 08 – SEQUÊNCIAS E SISTEMAS
sequências e progressões; matrizes; propriedades dos determinantes; sistemas lineares: método do escalonamento.
BLOCO 09 – COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE
princípios fundamentais da contagem; arranjos; permutações; combinações; desenvolvimento binomial; probabilidade em espaço amostrai finito.
BLOCO 10 – NÚMEROS COMPLEXOS
números complexos; polinômios; equações polinomiais; transformações; raízes múltiplas.
BLOCO 11 – GEOMETRIA ANALÍTICA
o ponto; a reta; a circunferência; as cônicas; lugares geométricos.
BLOCO 12 – NOÇÃO DE DERIVADAS E INTEGRAL
definição de limite; propriedades operatórias; definição de derivadas; cálculo de derivadas; estudo de funções; noções de integral definida.
BLOCO 13 – GEOMETRIA PLANA
triângulos; paralelismo; perpendicularismo; circunferência; semelhança; relações métricas; áreas das figuras planas.
BLOCO 14 – GEOMETRIA ESPACIAL
geometria de posição: paralelismo, perpendicularismo, diedros, triedros, poliedros; geometria métrica: prisma, pirâmide, cilindro, cone, sólidos semelhantes, superfície e sólidos de revolução, sólidos esféricos.
BLOCO 15 – MATEMÁTICA FINANCEIRA
BLOCO 16 – CÁLCULO 1
BLOCO 17 – CÁLCULO 2
BLOCO 18 – FÍSICA BÁSICA 01 - Unidades, Grandezas Físicas, Vetores, Ordem de Grandeza, Algarismos Significativos e Notação Científica.
BLOCO 19 – FÍSICA BÁSICA 02 - Movimento em uma Dimensão.
BLOCO 20 – FÍSICA BÁSICA 03 - Movimento em Duas Dimensões.
BLOCO 21 – FÍSICA BÁSICA 04 -  Leis de Newton e suas Aplicações.
BLOCO 22 – FÍSICA BÁSICA 05 - Trabalho e Energia.
BLOCO 23 – FÍSICA BÁSICA 06 - Revisão e Avaliação do Conteúdo.
BLOCO 24 – FÍSICA BÁSICA 07 - Momento Linear, Impulso e Colisões.
BLOCO 25 – FÍSICA BÁSICA 08 - Cinemático do Movimento de Rotação.
BLOCO 26 – FÍSICA BÁSICA 09 - Dinâmica do Movimento de Rotação.
BLOCO 27 – FÍSICA BÁSICA 10 – Gravitação Universal.
BLOCO 28 – FÍSICA BÁSICA 11 - Estática.
BLOCO 29 – FÍSICA BÁSICA 12 – Aplicação Prática.
BLOCO 30 – FÍSICA BÁSICA 13 - Movimento Harmônico Simples e Elasticidade.
BLOCO 31 – FÍSICA BÁSICA 14 - Ondas.
BLOCO 32 – FÍSICA BÁSICA 15 - Mecânica dos Fluidos.
BLOCO 33 – FÍSICA BÁSICA 16 - Temperatura e Calor.
BLOCO 34 – FÍSICA BÁSICA 17 - Propriedades Térmicas da Matéria.
BLOCO 35 – FÍSICA BÁSICA 18 - Lei do Gás Ideal e Teoria Cinética.
BLOCO 36 – FÍSICA BÁSICA 19 - Calor.
BLOCO 37 – FÍSICA BÁSICA 20 - Primeira Lei da Termodinâmica.
BLOCO 38 – FÍSICA BÁSICA 21 - Segunda Lei da Termodinâmica.
BLOCO 39 – FÍSICA BÁSICA 22 - Carga Elétrica e Campo Elétrico.
BLOCO 40 – FÍSICA BÁSICA 23 - Lei de Gauss.
BLOCO 41 – FÍSICA BÁSICA 24 - Potencial Elétrico.
BLOCO 42 – FÍSICA BÁSICA 25 - Capacitância e Dielétricos.
BLOCO 43 – FÍSICA BÁSICA 26 - Força Eletromotriz, Resistência e Corrente Elétrica.
BLOCO 44 – FÍSICA BÁSICA 27 - Circuitos de Corrente Contínua.
BLOCO 45 – FÍSICA BÁSICA 28 - Revisão e Avaliação do Conteúdo.
BLOCO 46 – FÍSICA BÁSICA 29 - Campo Magnético e Força Magnética.
BLOCO 47 – FÍSICA BÁSICA 30 - Indução Eletromagnética.
BLOCO 48 – FÍSICA BÁSICA 31 - Corrente Alternada.
BLOCO 49 – FÍSICA BÁSICA 32 - Ondas Eletromagnéticas.
BLOCO 50 – FÍSICA BÁSICA 33 - Revisão e Avaliação do Conteúdo.
BLOCO 51 – FÍSICA BÁSICA 34 - Óptica Geométrica.
BLOCO 52 – FÍSICA BÁSICA 35 - Interferência, Difração e Polarização.
BLOCO 53 – FÍSICA MODERNA 01 - Relatividade;
 BLOCO 54 – FÍSICA MODERNA 02 - Atomística e a Natureza Ondulatória das Partículas.
BLOCO 55 – FÍSICA MODERNA 03 - Mecânica Quântica.
BLOCO 56 – FÍSICA MODERNA 04 - Cosmologia.
BLOCO 57 – FÍSICA ADENDO 01 - Análise Dimensional.
BLOCO 58 – FÍSICA ADENDO 02 – Física Estatística
BLOCO 59 – Problemas envolvendo Todo Conteúdo (10 MIL COMENTADAS – GABARITADAS – RESOLVIDAS)
BLOCO 60 – HISTÓRIA DA FÍSICA, PERSONAGENS, DEDUÇÕES, EXPERIMENTOS HISTÓRICOS, COMO RESOLVER PROBLEMAS DA FÍSICA.

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres


Como contribuir: Ente no grupo e deposite o valor correspondente a 40 reais.
CEF (104 - Caixa Econômica Federal)
Nome: Sérgio Ricardo Barbosa Torres
CPF: 198.805.964.-04
Banco: CEF(104)
Agência: 1031
c/c: 26.380-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres