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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

E quando o assunto é "regrinha"?



                 E quando o assunto é regrinha? 


É quase que uma unanimidade entre alunos que as tais das regrinhas facilitam a vida. No meu entender dificultam e muito o raciocínio e faz com que o aluno ou nunca aprenda determinado conceito ou ......, ou ....., ou......, peraí pára (com acento diferencial, ok?)  não aprende nunca mesmo!!!! E o pior, insiste nele nessa tecla o tempo todo e todo santo ano decora novamente, e de novo, e de novo, e de novo, ao invés de simplesmente entender ao invés de decorar as regras de cima para baixo todos os anos.

E se regras são tão negativas, segundo o professor que vos fala, por que os alunos querem tanto sabê-las e até decorá-las através até de musiquinhas, pois acham que tornam a vida mais fácil pois não precisam pensar? É o famoso "não professor, não explique não, eu só quero saber como se faz!!!" 

E para se livrar do fardo de aprender e entender de fato, transforma sua vida num martírio aplicando regras que chegam a resultados absurdos e mesmo assim colocam como resposta num teste, por exemplo, pois uma coisa é matemática e física e outra é a vida real.

Interessante que esse mesmo aluno que erra numa conta de matemática na prova, não erra de forma nenhuma quando a regrinha "mal aplicada" atinge seu bolso, isso realmente me intriga, ou seja, para o aluno fica patente que: uma coisa é a matemática e a física da escola e outra é a matemática e a física do "mundo real". Esse mesmo aluno fala isso mesmo para seu amigo utilizando o celular que utiliza todos os princípios matemáticos e físicos que se aprendem na sala de aula e são aplicados no mundo real. É uma contradição, mas fazer o quê?

As aplicações de regrinhas que chegam num resultado extremamente rápido e fácil, errado lógico, mas com um tal poder de sedução que não precisa ver se faz sentido a conclusão ou resposta, afinal uma regrinha foi aplicada e quem sou eu para discordar?

A insistência é: "Sim, mas nesse caso a regrinha é outra, só isso". "Se eu aprender a nova regrinha tudo se resolve". E o assunto anda em círculos até que o aluno vai para outro país ou vai fazer um curso sério, aí meu irmão vai ter que aprender e entender mesmo, não tem jeito.

Eis alguns exemplos de regrinhas que levam sempre a resultados catastróficos:

A divisão:




A raiz quadrada de um número elevado ao quadrado:





Talvez tenha faltado didática ao professor, medo de perder o emprego etc. E o pior é a pergunta que vem do aluno depois desse chororô todo dele: "Pô cara, afinal é três ou menos três"?


A falta de autoridade do professor em sala de aula nos tempos de hoje e a premissa que o aluno sempre está certo, faz com que cada vez mais professores coloquem só regras no quadro pois assim todo mundo fica feliz.



Não posso nem perguntar aos pais se é esse ensino que eles querem para seus filhos pois a maioria deposita os filhos na escola.



Não posso perguntar à coordenação ou à diretoria pois esses querem que os alunos estejam felizes e os pais também estejam com a ilusão que o 10 que seu filho tirou vale alguma coisa realmente. E ainda mais, se alguma coisa tiver que "se lascar" que seja o ensino mesmo, esse pode ser deixado para depois.



Não posso perguntar ao professor que muitas vezes dá 16 aulas por dia (6 pela manhã, 6 à tarde e 4 à noite) para sustentar à família e morre de medo de bater de frente com o aluno.



Então, o que fazer?



Se o colégio quer a regrinha, pois deixa pais e alunos felizes, se o aluno quer a regrinha pois decora e aplica na prova exatamente o que tava no quadro, se o professor não tem escolha, pois morre de medo de um abaixo assinado que tira ele sem nenhum constrangimento se ensinar mesmo. E como o professor perdeu a autoridade mesmo, deixa mais que aluno se "lasque" para lá, pois quer mais é salvar o dele. 


Mais uma vez, então o que fazer?


Bem, para os pais, pagar um cursinho depois que o aluno terminou o ensino médio onde deveria ter aprendido. Para o colégio, criar um cursinho para ensinar o que deveria ter ensinado. Para o professor, participar do cursinho e aí sim mandar para aquele canto, o aluno que não quiser nada com nada. E para o aluno.....?



Bem, para o aluno existe uma alternativa: Passar a vida toda decorando regras, não sabendo pn de nada e passar ano após ano decorando e esquecendo OU  Baixar a cabeça e entender que as regras são as consequências de um aprendizado e não que o aprendizado seja uma consequência das regras.





Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

                                                     Sergio Torres


Matemática e Física do básico ao superior (Gratuito). São 60 blocos e muito trabalho. Apenas quem estiver, realmente, interessado entre no grupo. Antes dê uma olhada como está ficando a apostila de Gravitação Universal. Forte Abraço, Prof. Sérgio Torres
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Prof. Sérgio Torres