Veja a figura acima. Enquanto o martelo, lançado para cima, gira, há um ponto seu que não gira, mas descreve uma trajetória parabólica. É o centro de massa do martelo.
Na figura anterior, o projétil descreve uma trajetória parabólica até explodir. Depois da explosão, cada fragmento tem trajetória diferente, mas o centro de massa do projétil de antes da explosão mantém a trajetória parabólica.
O movimento de um corpo rígido, ou de um sistema de corpos rígidos, pode ser representado pelo movimento do centro de massa desse corpo ou sistema. Para isso, admite-se que toda a massa do corpo, ou do sistema, esteja concentrada no centro de massa e que nele estejam aplicadas todas as forças externas.
No sistema Terra-Lua da figura acima, a determinação da posição do centro de massa é particularmente interessante. Isso porque não é a Terra que gira em torno do Sol, numa trajetória elíptica. Quem descreve a trajetória elíptica é o centro de massa do sistema Terra-Lua. Na verdade, a Terra e a Lua giram em torno do centro de massa do sistema, como todos os pontos do martelo giram em torno do seu centro de massa. Também, à semelhança do martelo, o centro de massa está mais próximo do corpo de maior massa. 0 centro de massa do sistema Terra-Lua está situado no segmento de reta que une os centros dos dois astros, a aproximadamente 4 650 km do centro da Terra.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Matemática e Física do básico ao superior (Gratuito). São 60 blocos e muito trabalho. Apenas quem estiver, realmente, interessado entre no grupo. Antes dê uma olhada como está ficando a apostila de Gravitação Universal. Forte Abraço, Prof. Sérgio Torres
GRUPO, SÓ PARA ALUNOS SÉRIOS E INTERESSADOS EM FAZER O CURSO DE MATEMÁTICA E FÍSICA DO BÁSICO AO SUPERIOR É:https://www.facebook.com/groups/fisicaseculo21/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres