Tweet #fisicaseculo21
1. Na Mecânica
2. Na Óptica
Tira-dúvidas: @fisicaseculo21 ou nos grupos/telegram
https://twitter.com/fisicaseculo21 https://www.instagram.com/fisicaseculo21/
Ao final do século 19, todo o conhecimento de Física até então acumulado, classificado por nós hoje de física clássica, era subdividido em cinco grandes blocos:
É mais ou menos o somatório daquilo que tradicionalmente se estuda até o final do programa da terceira série do ensino médio. No entanto, é preciso ficar muito claro que o nível era muito mais profundo. Os conceitos são basicamente os mesmos, mas os físicos já conheciam uma matemática mais poderosa para analisar os fenômenos estudados.
Também é preciso restaurar aqui o clima de extremo sucesso da Física naquele momento.
1. Na Mecânica
Havia uma precisão enorme nos cálculos da mecânica clássica. A astronomia foi plenamente favorecida com esse fato, pois os movimentos planetários podiam ser explicados com enorme grau de acuidade. O planeta Netuno, por exemplo, teve sua existência prevista teoricamente antes de ser observado pela primeira vez em 1846, por Johann Cottfried Galle (1812-1910), astrônomo alemão.
A hidrodinâmica e a aerodinâmica também podiam estudar e descrever bem os movimentos dos líquidos e dos gases. A construção de submarinos e balões, por exemplo, dava a mostra de como a teoria se transformava em prática rapidamente. Em 1891 aconteceu o vôo de Otto Lilienthal (1848-1896), engenheiro e inventor alemão, com uma espécie de asa-delta.
Movimentos complexos de rotação de corpos rígidos, como peões e giroscópios, também eram bem explicados.
A mecânica analítica foi criada, apresentando um formalismo diferente e mais poderoso do que aquele que existia na época de Isaac Newton (1642-1727).
2. Na Óptica
A óptica geométrica estava bastante desenvolvida. Do estudo da luz e da conjugação de imagens por instrumentos surgiu a ideia de fixar uma imagem, o que levou à invenção da fotografia pelo francês Louis Jacques Mande Daguerre (1787-1851). Da imagem estática da fotografia para a imagem em movimento do cinema foi uma passagem natural, porém um salto tecnológico razoável.
Nessa época, praticamente todos os cientistas interpretavam a luz como uma onda eletromagnética.
3. Na Ondulatória
Fenômenos de difração e interferência eram bastante conhecidos e entendidos, já se conhecia a radiação infravermelha e a ultravioleta e já se sabia que eram muito semelhantes à luz, porém invisíveis. A luz e o som eram estudados sob conceitos de uma teoria ondulatória.
Os trabalhos do francês Augustin Fresnel (1788-1827) e do inglês Thomas Young (1773-1829) mostraram que a teoria corpuscular da luz deveria ser substituída pelo modelo ondulatório que se tornou uma unanimidade entre os pesquisadores. Para o estudo dos fenômenos ondulatórios da luz foram desenvolvidos métodos matemáticos bastante sofisticados.
A invenção do fonógrafo pelo americano Thomas A. Edison (1847-1931), uma espécie de gravador e reprodutor de sons, mostrava que, assim como já se fazia com a luz, agora era a vez de registrar as ondas de som.
4. Na Termofísica
já se sabia como transformar calor em trabalho e as primeiras máquinas térmicas surgiam tomando o lugar do trabalho humano ou animal. Trens e navios foram equipados com essas máquinas. Também foram construídos os primeiros automóveis movidos a vapor.
Na termodinâmica, a teoria cinética dos gases revelava a íntima relação entre temperatura e energia cinética das partículas. A física estatística dava seus primeiros passos, tratando com muito sucesso os gases como amostras de inúmeras partículas (moléculas) com base em leis probabilísticas.
5. No Eletromagnetismo
Fenômenos ligados à eletricidade e ao magnetismo também tinham sido estudados e muito bem interpretados. A invenção da pilha elétrica pelo italiano Alessandro Volta (1745-1827) é um importante marco histórico.
A descoberta dos efeitos magnéticos da eletricidade pelo físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) e também do oposto, dos efeitos elétricos do magnetismo pelo inglês Michael Faraday (1791-1867), ensaiava os primeiros passos da unificação da eletricidade com o magnetismo.
Surgem as primeiras usinas de geração de energia elétrica e a iluminação com lampiões a gás começa a ser substituída por lâmpadas elétricas. Surgem também os grandes faróis aplicados à navegação e também a iluminação de alta potência utilizada em grandes cidades.
Na área das telecomunicações, a eletricidade provoca enorme avanço com a invenção do telégrafo com fio. Os continentes europeu e americano são unidos por cabos submarinos que atravessam o Oceano Atlântico. Daí para a invenção do telefone, atribuído inicialmente a Graham Bell, foi outro grande salto tecnológico bem-sucedido.
Mas a unificação dos fenômenos elétricos e magnéticos só fica bem evidente a partir do trabalho de james Clerck Maxwell (1831-1879) que descreve, de forma compacta e elegante, todo o comportamento da eletricidade e do magnetismo em quatro equações, dando início à teoria eletromagnética ou eletromagnetismo.
Poste suas dúvidas também pelo twitter com fotos se preferir Tweet #fisicaseculo21
Canal no YouTube www.youtube.com/fisicaseculo21
Grupo no Facebook facebook.com/groups/fisicaseculo21
Grupo no Telegram https://t.me/fisicaseculo21
Instagram @fisicaseculo21
Twitter @fisicaseculo21
https://twitter.com/fisicaseculo21 https://www.instagram.com/fisicaseculo21/
Mylenna Victoria de Amorim Oliveira 3 A
ResponderExcluirGleysiane Helen Pereira Silva- 3 B
ResponderExcluirGabryell Ferreira Venâncio
ResponderExcluir3° B
Stephany Lorena Barbosa das Neves, 3° C
ResponderExcluirRyan Carvalho Lima Leite
ResponderExcluirEndrik de Lima Dias Clemente 3 c
ResponderExcluirRyan Carvalho Lima Leite 3° C
ResponderExcluirStephany Lorena Barbosa das Neves, 3° C
ResponderExcluirLuiz Henrique Alves Da Silva “3 C”
ResponderExcluirRicardo Monteiro de Macêdo 3°D
ResponderExcluirIsrael Carlos de Albuquerque Silva 3°B
ResponderExcluirJoão Lucas Silva Rodrigues 3°"B"
ResponderExcluirRuthe Vitória Lopes da Silva
ResponderExcluir3° B
Rennan pereira de oliveira 3 ano D
ResponderExcluirGustavo Freitas Felix dos Santos 3°A
ResponderExcluirMaria Eduarda Barbosa de Alcantara, 3D
ResponderExcluirEndrio de Lima Dias Clemente 3 A
ResponderExcluirKailane da Silva Monteiro 3"B
ResponderExcluirGabriel da Silva Santos 3°B
ResponderExcluirLucas Antonio Gervasio bezerra 3:C
ResponderExcluirGeórgia da Silva Galdino 3°A
ResponderExcluirWalter Santagda de Menezes e Silva Filho 3°A
ResponderExcluirAmires Raquel da Silva 3"C"
ResponderExcluirRaquel Vitória Lopes da Silva 3° B
ResponderExcluirSarah Raquel de Mendonça 3°"A"
ResponderExcluirFlávia Joana Góis Sousa 3ºb
ResponderExcluirMaria Eduarda de S. S. Donato 3°"A"
ResponderExcluirWinicius Fernandes 3B
ResponderExcluirEmyly Maiara Silva Torres
ResponderExcluir3° B
Ruth Emanuelhy da silva 3°D
ResponderExcluirCarlos Roberto 3°D
ResponderExcluirJosé Eduardo Teodoro do Nascimento 3° ano "B"
ResponderExcluirGuilherme Henrique Machado Santos 3 D
ResponderExcluirDaniel Miranda Falcão Lopes 3° "C"
ResponderExcluirHelionara Vitória de Andrade Rocha 3b
ResponderExcluirBárbara Moura de Lima 3°A
ResponderExcluirBeatriz Silva de Moura dos Santos 3° D
ResponderExcluirAna Beatriz Cordeiro Brayner Espindola 3°"B
ResponderExcluirLívia Milena da Silva Lima 3ano"D"
ResponderExcluirRayanne Larissa de Oliveira Moura 3 ano C
ResponderExcluirPaloma Teixeira da Silva 3°B
ResponderExcluirAna Lorrane Pontes Araújo 3°C
ResponderExcluirThiago José Alves da Silva 3º D
ResponderExcluirJeneffer natane da silva 3 b
ResponderExcluirFlávia Gomes da Silva 3A
ResponderExcluirBianca Ferreira 3°A
ResponderExcluirMaria Denise da Silva 3A
ResponderExcluirHelionara Vitória de Andrade Rocha 3b
ResponderExcluirErik Vinicius de Lima Silva 3°B
ResponderExcluirNaiara Maria Feliciano Pacheco 3C
ResponderExcluirWalter Santagda de Menezes e Silva Filho 3°A
ResponderExcluirJose Victor da silva Azevedo 3 ano B
ResponderExcluirKelly Victória da Silva. 3 D
ResponderExcluirFilippe Ederaldo Tabosa 3B
ResponderExcluirAlisson Carlos Santos da Silva 3 A
ResponderExcluirEduardo Ihsan Santos da Silva 3º d
ResponderExcluirCarlos Roberto 3°D
ResponderExcluirGabriel Joseildo Ferreira da Silva 3° C
ResponderExcluirLucas Gomes De Freitas 3ºB
ResponderExcluirMaysa Vitória da Silva Nascimento 3A
ResponderExcluir