Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Conceito de Ciência - Gilbert Kepler e Galileu - Academias Científicas


Conceito de Ciência

A palavra ciência tem inúmeros significados. Estamos adotando aqui o seu significado filosófico: ciência é o processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à dominação dela em seu próprio benefício. (Dicionário Aurélio Eletrônico)

Gilbert, Kepler e Galileu

William Gilbert(1540-1603) era inglês e, em 1560, foi designado médico da rainha da Inglaterra. Publicou o Demagneteem 1600, primeiro trabalho sistemático sobre o magnetismo. Além da sua publicação, Gilbert foi um dos primeiros cientistas a utilizar modelos para demonstrar suas ideias: construiu a Terrella, uma esfera de magnetita com a qual demonstrou que a Terra comportava-se como um enorme ímã.



Johannes Kepler (1571 -1630) era um astrônomo alemão. Utilizou uma infinidade de dados coligidos a olho nu por Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês, a quem sucedeu como matemático imperial em Praga. 


Depois de anos de trabalho e uma imensa quantidade de cálculos, Kepler descobriu que a elipse era a única órbita para o planeta Marte que combinava com os dados experimentais. 

Examinando os dados obtidos por Johannes Kepler para a posição dos outros planetas conhecidos na época, Kepler concluiu que a órbita de todos os planetas deveria ser elíptica, resultado que ficou conhecido como a primeira das leis de Kepler, a primeira descrição matemática do movimento dos planetas. 

Kepler publicou inúmeros trabalhos. Suas duas primeiras leis foram publicadas em 1609 sob o título Astronomia nova. Como as publicações de Gilbert, as suas também eram em latim, língua utilizada na época para os trabalhos científicos.

Galileu Galilei (1564-1642) era italiano. Foi matemático em Pádua onde desenvolveu a maior parte do seu trabalho, que o tornou conhecido como o criador do "método experimental" nas ciências, aliando a hipótese teórica à sua verificação experimental. 

Publicou sua principal obra em 1634, em italiano: Discorsi e dimons-trazioni matematiche intorno a due nuove science, sobre o movimento dos corpos.


Academias Científica

A partir do século XVII, começaram a surgir, na Europa e nos Estados Unidos, academias científicas.

Na Itália havia várias - a principal delas era a Accademia del Cimento (Academia da Experimentação), criada em 1657 por alunos de Galileu com o apoio da família Medici.

Na Inglaterra, os homens de ciência reuniram-se na Royal Society, criada em 1660 sob o patrocínio da monarquia, da mesma forma que na França o rei Luís XIV estimulou a formação, em 1666, da Academia de Ciências. 

Até o final desse século foram criadas academias científicas em praticamente todos os países europeus.


Nos Estados Unidos, a primeira sociedade científica data de 1743, fundada por Benjamin Franklin, estadista e físico americano.

No Brasil destacam-se a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948, e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), fundada em 1966.


Com o tempo essas instituições, além de se multiplicarem, foram se especializando nas diversas ciências e hoje em dia há sociedades científicas voltadas a áreas específicas de determinadas ciências. 

Essas instituições, suas publicações, simpósios, congressos e prêmios dão um caráter praticamente oficial às ciências que representam. 

A mais alta distinção que um físico pode receber, o Prêmio Nobel de Física, é concedida anualmente pela Academia Real de Ciências da Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres