Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

DIA 02 DE JANEIRO - DIA DO MÉDICO SANITARISTA



Dia do Médico Sanitarista é comemorado em   2 de janeiro.  Esse profissional analisa a saúde pública, categorizando os problemas em ordem de prioridades, propondo soluções e também estimativas sobre os recursos necessários para que as medidas possam ser executadas.

A especialidade de sanitarista passou por inúmeras transformações ao longo da história. Atualmente, insere-se na área de conhecimento denominada de Saúde Coletiva e se caracteriza por ser multiprofissional e interdisciplinar. Os sanitaristas mais famosos do Brasil foram Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, que se destacaram não só pelas grandes pesquisas cientificas que realizaram, mas principalmente pelo impacto social que elas tiveram.

Oswaldo Cruz, que dá nome ao nosso laboratório, foi  pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional em Manguinhos, transformado depois em Instituto Oswaldo Cruz, entidade respeitada internacionalmente.
No Dia do Médico Sanitarista, destacamos a relevância deste profissional que verifica, analisa e pesquisa a saúde pública e propõe alternativas para que medidas na área sejam tomadas, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
Oswaldo Gonçalves Cruz é um dos Médicos Sanitaristas mais lembrados, tendo em vista sua preocupação com a saúde pública, com a educação sanitária e principalmente em combater as doenças transmissíveis.

Foi em 1904 que Oswaldo Cruz enfrentou um de seus maiores desafios como sanitarista. Com uma grande incidência de surtos de varíola, o médico tentou promover a vacinação em massa da população. A vacinação era feita pela brigada sanitária, que era uma comissão de empregados da área de saúde preparados para executar esse serviço. Os profissionais entravam na casa das pessoas e vacinavam todos que lá estivessem, mas esta forma de agir indignou a população. O fato ficou conhecido como a Revolta da Vacina.
Os jornais criticavam a nova lei e incentivavam as pessoas a tomar alguma providência contra ela. Diversos movimentos populares tomaram o Rio de Janeiro, a maior concentração aconteceu no bairro Saúde. A revolta durou uma semana com mais de 110 feridos, 945 presos, 461 pessoas deportadas para o Acre e 30 mortos. O Governo derrotou a rebelião, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina. Esta situação mostrou a necessidade de uma forma diferente de vacinação em massa.
No mundo científico internacional, porém, seu prestígio já era incontestável. Em 1907, no XIV Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, o médico recebeu a medalha de ouro pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.
Fonte: Fiocruz














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres