A sonda Dawn da NASA está recebendo vistas mais nítidas da mancha brilhante misteriosa sobre o planeta anão Ceres enquanto a sonda se prepara para entrar em órbita - e verificou que o local é, na verdade, são dois pontos, que se encontram ao lado um do outro na mesma bacia grande cratera.
Poderia ser as manchas gelo? Nascidas a partir do interior do asteroide maior e o menor planeta anão conhecido?
"Neste momento, tudo o que podemos dizer é que o material reflete 40 por cento ou mais da luz que incide sobre ele," astrônomo Chris Russell, o principal investigador da missão Dawn disse à NBC News, em um e-mail. "Esse limite é por causa da resolução da câmera a esta distância de Ceres. Sua posição final ... é que ela reflete toda a luz que cai sobre si, então o refletor mais provável deve ser gelo."
Em um comunicado à imprensa que acompanha as imagens divulgadas na quarta-feira, Russell disse que os pontos podem ter uma "origem vulcânica", mas acrescentou que tal interpretação vai depender das imagens mais nítidas que estão chegando. No ano passado, cientistas relataram a detecção de vapor de água escapando de Ceres - levando-os a especular que a água pode estar brotando sob sua superfície.
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres