Embora já sejam contratados como professores temporários pela rede estadual de ensino e terem passado nos primeiros lugares, e ainda por cima estarem de acordo com o edital do concurso, onde é solicitado que adquiram licenciatura em três anos, um mandado de segurança está impedindo que professores tomem posse para dar lugar aos que não passaram nos primeiros lugares do concurso e portanto não são os mais capacitados para assumir o cargo.
Todos sabem a dificuldade do ensino na rede pública do Estado, faltam professores principalmente na área de exatas, por isso foi feito um concurso público, para suprir emergencialmente essa necessidade, onde professores que já atuam, engenheiros por exemplo e outros de nível superior ingressem na rede pública, através de concurso público lícito e com prazo para se licenciarem em três anos, dentro do estado probatório. Suprindo, assim, essa área carente de profissionais altamente capacitados, onde muitos, grande maioria, atua na rede privada há décadas.
Muitos licenciados, recém-formados em sua maioria, entraram com um mandado de segurança para que os mais qualificados não possam assumir.
Estes licenciados passaram em últimos lugares na prova, tanto específica quanto na pedagógica, não dominam o assunto que supostamente deveriam, lutam, então, na justiça para passarem em primeiro e que Pernambuco continue a ver navios, pois o único jeito de tirarem as maiores notas é tentando derrubando os que são melhores e mais capacitados que eles. Sendo assim a única forma de sobrepujar os melhores que eles os quais estão em conformidade com edital do concurso.
Não se incomodam com milhares de bacharéis que têm contrato temporário com o Estado e ensinam há anos, pois esses contratos não interessam, pelos baixos salários.
O fato é que o concurso público não solicita profissionais sem licenciatura, o concurso público, no seu edital, deixa claro que os profissionais que tiraram os primeiros lugares se licenciem dentro do período probatório de três anos, pela urgência de suprir a necessidade do Estado de professores qualificados.
Quem lida na área de ensino sabe muito bem que teorias de ensino muitas vezes não se aplicam na prática, principalmente no ensino médio. A tentativa é muito boa e ter conhecimento também, mas nada substitui a prática no seu dia a dia.
Quem lida na área de ensino sabe muito bem que teorias de ensino muitas vezes não se aplicam na prática, principalmente no ensino médio. A tentativa é muito boa e ter conhecimento também, mas nada substitui a prática no seu dia a dia.
Um excelente professor não é o Montessoriano ou Piagetiano e sim aquele que inspira o aluno e transpira em sala de aula, haja vista os milhares de professores com contratos temporários que batalham em sala de aula todos os dias, dando literalmente sua saúde com salários irrisórios, mostrando com isso o compromisso com o ensino.
A hipocrisia está no fato de que esses professores, que cumprem o edital do concurso, que vão licenciar dentro do período probatório de três anos, que passaram e obtiveram as maiores notas e portanto os primeiros lugares, que dão seu sangue e que já ensinam para o Estado, em milhares de casos, estão sendo impedidos de assumir o cargo para ceder aos que provaram serem os piores diante à prova do concurso.
Porém, no Brasil os medíocres vêm a chance de ter um emprego e não um trabalho, por interesse próprio e não para o bem de toda a comunidade, fazendo com que os piores lugares, provado pelas suas notas no concurso, sabotem o edital e lutem para não permitir que os que têm mais capacidade, provado também em suas colocações, assumam seus cargos devidos, não só por direito por estarem dentro das normas do edital, mas apenas por serem os melhores.
Você já imaginou o custo de indenizar todos que cumpriram o edital, passaram nos primeiros lugares e até se mudaram de cidade para assumir seus cargos por direito?
O fato é que o preço é alto demais para que os alunos continuem sem aula.
Eles não devem e não podem pagar o preço de não ficarem com os melhores profissionais.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
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Prof. Sérgio Torres