Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 25 de março de 2017

Carl Sagan mostra como gregos antigos já sabiam que a Terra era redonda




Em uma recente declaração, o jogador de baseball Shaquille O’Neal disse não acreditar no fato da Terra ser redonda. Segundo o esportista, ele é um dos crentes da teoria de que o planeta é, na verdade, plano.
Talvez seja porque o assunto tenha (surpreendentemente) voltado à tona que um vídeo de Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, começou a circular na internet nos últimos tempos. Nele, o apresentador explica como alguns gregos antigos já haviam descoberto, através da simples observação, que a Terra é, de fato, uma esfera.
Ele foca na história de Eratóstenes, um estudioso grego chefe dos bibliotecários na Biblioteca de Alexandria que viveu entre os anos de 276 a.C. e 195 a.C. O erudito descobriu não só que vivíamos em uma esfera como também chegou ao valor muito próximo de sua circunferência. Tudo isso utilizando apenas “varas, olhos, pés, cérebro e o prazer de experimentar”, como explica Sagan no vídeo. Assista aqui

Para fazer isso, Erastótenes observou a sombra de duas colunas, uma colocada em Siena e outra em Alexandria. Ele notou que em Siena, no dia do solstício de verão, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada não projetava nenhuma sombra. Diferente daquela de Alexandria, que produzia uma pequena mancha no chão. Sagan explica então que, se a Terra fosse achatada, ambas estruturas produziriam sombras iguais. Mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.
Após essa descoberta, calcular a circunferência da Terra foi (quase) simples. Sagan explica como o estudioso descobriu a angulagem entre as duas colunas a partir de suas sombras. O valor aproximado foi de sete graus. Com esse valor em mãos, o matemático fez um cálculo de equivalência, já que sabia a distância entre as duas cidades: quase 800 quilômetros. Fazendo as contas, ele chegou à medida de 40 mil quilômetros como a circunferência do planeta. Hoje, sabemos que ele errou por apenas por 75 quilômetros.
Eratóstenes também desenvolveu um sistema de latitudes e longitudes, um mapa do mundo (do que era conhecido na época) e também um modo de calcular todos os números primos existentes.
Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres