Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 19 de agosto de 2017

Entenda a "treta" entre Newton e Leibniz sobre o cálculo infinitesimal




Há 300 anos, os grandes cientistas Issac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz (que também era filósofo) travavam uma célebre disputa pela paternidade do cálculo infinitesimal. Por causa desta controvérsia, Newton declarou a famosa frase: "Os segundos inventores não têm direitos".
Essa parte da matemática é mais conhecida por se relacionar aos cálculos de derivadas integrais. Ou seja, são ferramentas que ajudam a calcular número muito pequenos, mas que são maiores que zero.
Newton e Leibniz: (1) sintetizaram dois conceitos, que agora chamamos derivada e integral, (2) desenvolveram as ferramentas para gerenciá-los, (3) mostraram que são conceitos inversos, o que é chamado de teorema o cálculo-crítica, e (4) ensinaram como usar uma forma unificada para resolver um enorme catálogo de problemas que até então estavam sob estudo de caso a caso. 
O que o torna o cálculo infinitesimal tão versátil é a grande variedade de áreas em que pode ser aplicado, como na matemática, na física, na tecnológica e na economia. A derivada é, por exemplo, um conceito fundamental da física, pois explica acelerações, velocidades instantâneas e forças.
O conflito chamou atenção por mostrar o que havia "nos bastidores" da matemática e como esses gênios se comportavam. Newton se apresentou como religioso e vingativo, enquanto Leibniz era mais sibilante e incisivo, embora menos obsecado e até menos brincalhão.
A disputa teve seu fim em 1727, com a morte de Newton. O que se sabe com certeza é que ambos descobriram o cálculo infinitesimal de maneira independente e publicaram em momentos diferentes da vida.
(Com informações de El País.) Via Galileu


Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres