Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 19 de agosto de 2017

Química revela qual é o melhor jeito de beber uísque



Notícia boa: se depender da química, suas garrafas de uísque vão render mais. Bem mais. Segundo o químico Bjõrn Karlsson, da Universidade Linnaeus, na Suécia, colocar um pouco de água na dose antes de beber faz com que as substâncias responsáveis pelo aroma e o sabor se concentrem na superfície do líquido - o que tornaria a experiência ainda melhor (e mais econômica!) para os degustadores de plantão.

Karlsson garante que fez a pesquisa por amor à ciência, e não à bebida. "Nenhum de nós dois bebe muito uísque", afirmou ele ao_77?e Guardian, mencionando um colega que participou da pesquisa. "Nós estávamos interessados no aspecto químico."
Bem, se é para ser sóbrio, então vamos falar de química. O sueco e sua dupla usaram um modelo de computador para prever, em escala microscópica, as interações entre três das moléculas que compõem a bebida: água, etanol e guaiacol - uma substância oleosa e aromática que entra na receita da bebida durante a maturação graças aos barris de carvalho.
Moléculas de etanol tem duas pontas. Uma delas se sente atraída pela água, a outra não. Isso significa que o lugar perfeito para um C2H6O (essa é a fórmula do etanol) é a superfície do líquido - onde a ponta que gosta de água pode ficar mergulhada, e a ponta que não gosta pode ficar com "a cabeça para fora".


Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres