Nós já vimos que Elon Musk, o chefão da Tesla e da Space X, é um cara bem diferente. É difícil escolher qual é o plano mais ambicioso do magnata: popularizar carros elétricos autônomos ou enviar humanos para Marte. Porém, é um outro projeto em sua manga que mais parece um delírio futurista de um fã de ficção científica. Chamado de Hyperloop, ele é um meio de transporte que promete reduzir a viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo para apenas vinte minutos. Conheça um pouco mais:
1. O que é
É um sistema que transporta passageiros e cargas em cápsulas, que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão. Musk falou que é uma mistura de "Concorde, canhão eletromagnético e mesa de ar (como aquelas para jogar Aero Hockey em fliperamas)". O magnata trata o Hyperloop como o "quinto meio de transporte" (os outros são: rodoviário, ferroviário, aquático e aéreo).
É um sistema que transporta passageiros e cargas em cápsulas, que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão. Musk falou que é uma mistura de "Concorde, canhão eletromagnético e mesa de ar (como aquelas para jogar Aero Hockey em fliperamas)". O magnata trata o Hyperloop como o "quinto meio de transporte" (os outros são: rodoviário, ferroviário, aquático e aéreo).
2. Como funciona
Conceitualmente, o Hyperloop funciona como os trens de alta velocidade do Japão. A cápsula é suspensa, evitando contato com os trilhos, para aumentar sua velocidade. A diferença é que os trens japoneses são suspensos por levitação magnética, que faz uso das forças atrativas e repulsivas do magnetismo. O Hyperloop flutua por meio de um "colchão de ar", um jato constante e pressurizado de ar que o levanta entre 0,5 e 1,3 milímetro. Motores elétricos disparam as cápsulas pelos trilhos de ar.
Inicialmente, a ideia é que o tubo metálico fosse mantido sob estado de vácuo para eliminar a resistência do ar enquanto a cápsula se move, o que resulta em aumento de velocidade. As dificuldades para que isso seja feito são enormes, e qualquer invasão de ar poderia inutilizar o sistema. Então, optou-se por operar o tubo com ar em baixa pressão, parecido com o que acontece quando os aviões atingem altitude de cruzeiro. Importante: não há maquinista ou condutor para as embarcações. As cápsulas são atiradas no tubo. Os tubos metálicos ficam na superfície, diferentemente de sistemas de metro, e sob eles painéis solares alimentam toda parte elétrica do sistema.
Conceitualmente, o Hyperloop funciona como os trens de alta velocidade do Japão. A cápsula é suspensa, evitando contato com os trilhos, para aumentar sua velocidade. A diferença é que os trens japoneses são suspensos por levitação magnética, que faz uso das forças atrativas e repulsivas do magnetismo. O Hyperloop flutua por meio de um "colchão de ar", um jato constante e pressurizado de ar que o levanta entre 0,5 e 1,3 milímetro. Motores elétricos disparam as cápsulas pelos trilhos de ar.
Inicialmente, a ideia é que o tubo metálico fosse mantido sob estado de vácuo para eliminar a resistência do ar enquanto a cápsula se move, o que resulta em aumento de velocidade. As dificuldades para que isso seja feito são enormes, e qualquer invasão de ar poderia inutilizar o sistema. Então, optou-se por operar o tubo com ar em baixa pressão, parecido com o que acontece quando os aviões atingem altitude de cruzeiro. Importante: não há maquinista ou condutor para as embarcações. As cápsulas são atiradas no tubo. Os tubos metálicos ficam na superfície, diferentemente de sistemas de metro, e sob eles painéis solares alimentam toda parte elétrica do sistema.
3. A criação
Musk apresentou a ideia em 2013 nesse documento, mas algumas das ideias têm origem no VHST (sigla em inglês para sistema de transito em velocidade muito alta), lançado em 1972. Ele combina levitação magnética com tubos de baixa pressão. Porém, Musk não está construindo o projeto sozinho. Ele propôs a ideia e outras startups foram criadas para desenvolver o sistema. Entre elas estão a Hyperloop Transportation Technologies e a Hyperloop One — além da própria SpaceX.
Musk apresentou a ideia em 2013 nesse documento, mas algumas das ideias têm origem no VHST (sigla em inglês para sistema de transito em velocidade muito alta), lançado em 1972. Ele combina levitação magnética com tubos de baixa pressão. Porém, Musk não está construindo o projeto sozinho. Ele propôs a ideia e outras startups foram criadas para desenvolver o sistema. Entre elas estão a Hyperloop Transportation Technologies e a Hyperloop One — além da própria SpaceX.
4. A cápsula
Enquanto algumas startups estão tentando desenvolver o sistema, a SpaceX abriu uma competição para chegar ao design final da cápsula (conhecida também como "pod"). Ela irá acontecer em janeiro de 2017. Porém, o documento de Elon Musk sobre o Hyperloop dá uma ideia de como ela será. Cada cápsula terá capacidade para 28 passageiros (com direito a apenas duas malas) — nas versões de carga, até 3 carros podem ser transportados. E ele é como um ônibus de transporte urbano: não há banheiro ou serviço de bordo. Esse app holandês de realidade virtual dá uma ideia da sensação de estar dentro de um dos pods.
Enquanto algumas startups estão tentando desenvolver o sistema, a SpaceX abriu uma competição para chegar ao design final da cápsula (conhecida também como "pod"). Ela irá acontecer em janeiro de 2017. Porém, o documento de Elon Musk sobre o Hyperloop dá uma ideia de como ela será. Cada cápsula terá capacidade para 28 passageiros (com direito a apenas duas malas) — nas versões de carga, até 3 carros podem ser transportados. E ele é como um ônibus de transporte urbano: não há banheiro ou serviço de bordo. Esse app holandês de realidade virtual dá uma ideia da sensação de estar dentro de um dos pods.
5. A velocidade
Sem a resistência dos trilhos e do ar em frente, o HyperLoop pode atingir velocidade máxima de 1,220 km/h — mais alta que a atingida pela maioria dos aviões comerciais. Isso faria a viagem entre Rio e São Paulo durar apenas 20 minutos.
Sem a resistência dos trilhos e do ar em frente, o HyperLoop pode atingir velocidade máxima de 1,220 km/h — mais alta que a atingida pela maioria dos aviões comerciais. Isso faria a viagem entre Rio e São Paulo durar apenas 20 minutos.
6. O custo
O preço do bilhete para viajar de Hyperloop ficaria entre US$ 20 e US$ 30, segundo os vários envolvidos no desenvolvimento do sistema. Agora, o custo para construir isso seria bem alto. A primeira rota proposta de construção do Hyperloop seria entre Los Angeles e San Francisco (cerca de 600 km) com custo de US$ 7,5 bilhões, se incluido o sistema para transportar também veículos. Se for apenas para o transporte de passageiros, o custo cai para US$ 6 bilhões.
O preço do bilhete para viajar de Hyperloop ficaria entre US$ 20 e US$ 30, segundo os vários envolvidos no desenvolvimento do sistema. Agora, o custo para construir isso seria bem alto. A primeira rota proposta de construção do Hyperloop seria entre Los Angeles e San Francisco (cerca de 600 km) com custo de US$ 7,5 bilhões, se incluido o sistema para transportar também veículos. Se for apenas para o transporte de passageiros, o custo cai para US$ 6 bilhões.
7. As rotas
Além de San Francisco-Los Angeles, outras rotas no mundo estão sendo propostas. A Hyperloop Transportation Technologies estuda conectar Eslováquia, Hungria e Aústria. A Delft Hyperloop estuda ligar Paris à Amsterdam. Enquanto isso, a Hyperloop One fala estuda a rota Helsinque (Finlândia)-Estocolmo (Suécia). Porém, o primeiro lugar que pode receber um Hyperloop é o porto de Dubai, que passaria a receber cargas enviadas por pods e não apenas navios. A Hyperloop One e a DP World, operadora de cargas no porto, estão desenvolvendo um estudo para a viabilidade da tecnologia.
Além de San Francisco-Los Angeles, outras rotas no mundo estão sendo propostas. A Hyperloop Transportation Technologies estuda conectar Eslováquia, Hungria e Aústria. A Delft Hyperloop estuda ligar Paris à Amsterdam. Enquanto isso, a Hyperloop One fala estuda a rota Helsinque (Finlândia)-Estocolmo (Suécia). Porém, o primeiro lugar que pode receber um Hyperloop é o porto de Dubai, que passaria a receber cargas enviadas por pods e não apenas navios. A Hyperloop One e a DP World, operadora de cargas no porto, estão desenvolvendo um estudo para a viabilidade da tecnologia.
8. Quando
Shervin Pishevar, fundador da Hyperloop One, afirmou em entrevista que em 2020 o Hyperloop deverá estar operando em "algum lugar do mundo". Ainda assim, a frase parece muito ambiciosa. Atualmente, há poucos trilhos de teste no mundo. A Hyperloop One realizou o primeiro teste público apenas no último mês de maio (veja o vídeo abaixo) em um deserto no Estado de Nevada, nos EUA. E foi apenas uma demonstração de parte da tecnologia que fará a cápsula se mover. A SpaceX também anunciou no ano passado a construção de um trilho de 1,6 km na Califórnia para pode testar os designs de pods. E só.
Shervin Pishevar, fundador da Hyperloop One, afirmou em entrevista que em 2020 o Hyperloop deverá estar operando em "algum lugar do mundo". Ainda assim, a frase parece muito ambiciosa. Atualmente, há poucos trilhos de teste no mundo. A Hyperloop One realizou o primeiro teste público apenas no último mês de maio (veja o vídeo abaixo) em um deserto no Estado de Nevada, nos EUA. E foi apenas uma demonstração de parte da tecnologia que fará a cápsula se mover. A SpaceX também anunciou no ano passado a construção de um trilho de 1,6 km na Califórnia para pode testar os designs de pods. E só.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
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Prof. Sérgio Torres