Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como podemos dizer que uma AULA FOI EXCELENTE?

Nestas 4 décadas de sala de aula tenho percebido pelos olhos dos alunos o que seria uma aula excelente ou não.

Na realidade uma aula excelente é uma aula que o aluno entenda completamente em sua essência.

Tem um problema quanto a isto, se ele entende a aula completamente ele estava preparado para assistir a essa aula ou a aula foi num nível tão baixo que ele se sentiu confortável em assisti-la.

Será que o papel do professor é fazer o aluno se sentir confortável?

Esta é uma pergunta intrigante, uma vez que só, e apenas só, o aluno se sente desconfortável é que ele está prestes a atingir, ou melhor, ultrapassar, um limiar que ele próprio tivera ou que estabelecera.

Então a questão é: como se fazer uma aula "desconfortável" transformar-se em algo sublime e que eleve o aluno a um patamar maior, pois se for para apenas averiguar que ele sabe o que sabe, qual seria a função da aula em si?

 Durante toda a história da humanidade e de todo sua construção de conhecimento, estas não foram feitas através de princípios ou "statements" fixos, rígidos, e que não fossem incômodos aos alunos.

Então, por que uma aula deveria ser cômoda?


Incomodar o corpo discente é algo inerente ao aprendizado, pois caso contrário a estagnação é o fato apropriado a aula perdida.

Porém, uma aula deve inspirar. Deve elevar os espíritos dos que nos tomarão os espaços em novas gerações.

Como fazer isso sem fazer com que os alunos se sintam mal?

Uma vertente de deve ser posta em prática em cada aula é que quaisquer que sejam elas, elas estão lá para quebrar paradigmas. Para quebrar conceitos, preconceitos, ou quaisquer conjecturas que os alunos tenham antes da própria aula.

A aula é transformadora, podendo ser para melhor ou para pior. Não faz mal nenhum. Pois, se for para pior mudou, se for para melhor mudou também.

O pensamento do aluno deve ser modificado pela aula.

O professor deve ser suplantado pelo aluno.

O aluno deve saber que ele é muito, muito, muito melhor que o próprio professor.

Se o professor através de sua aula conseguir fazer com que  aluno entenda isto, conceba isto, saiba que ele é melhor que o próprio professor, indiferentemente se seus novos conceitos contradigam ou corroborem o que o "mestre" diz.

ESTA FOI UMA AULA PROVEITOSA

Aluno, você é milhões de vezes mais inteligente que o mestre e este, se for bom, tem um porcento para servir de escada para você.

Portanto, vamos ser claros: o professor "mestre" é um idiota e deve ter noção que esta é sua posição, caso ele tenha este entendimento já é um excelente professor. E aluno, nunca seja arrogante perante o mestre que embora seja inferior a você vai lhe dar o 1% que você precisa para dar um excelente passo para nova geração.

Parabéns mestres e alunos. São o Elo necessário para que a evolução do conhecimento humano continue e avance. Mas, preste atenção ao mestre, pois temos que ter cuidado quando a tecnologia avança mais rápido que a sabedoria.

Forte abraço,

Prof. Sérgio Torres

Entre no grupo do skype (fisicaseculo21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres