É impossível imaginar seu tamanho, e sua existência desafia a ciência, mas existe uma massa cósmica equivalente a 12 bilhões de sóis. Trata-se de um buraco negro supermassivo, que se formou quando o Universo tinha apenas 6% de sua idade atual e estava no centro de um quasar superluminoso, que, por sua vez, é considerado o objeto mais brilhoso já observado.
Segundo artigo publicado pela revista Nature, a descoberta de um buraco negro supermassivo dessa magnitude no Universo primitivo é algo completamente inexplicável. Nenhuma teoria concebida até a data de hoje consegue esclarecer como um buraco negro pôde crescer tanto em tão pouco tempo. Por isso, seu descobridor, Xue-Bing Wu, da Universidade de Pequim, o chamou de “O Monstro”. Ele o encontrou depois de observar um quasar ultraluminoso (que emite um trilhão de vezes mais energia que o Sol) e cujo buraco negro central parecia ter um tamanho desproporcional.
Os pesquisadores terão que encontrar motivos, dentro de uma teoria, para explicar a existência desse buraco negro, e concluir se é um fenômeno isolado ou se, pelo contrário, existem mais buracos negros descomunais no princípio do Universo.
Fonte: ABC, Nature, Science Daily
Imagem: Impressão artística de um quasar com um buraco negro supermassivo de um universo distante - Crédito: Zhaoyu Li/NASA/JPL-Caltech/Misti Mountain Observatory
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres