LENTE GRAVITACIONAL
Cem anos depois de Albert Einstein publicou a teoria da relatividade geral, o Telescópio Espacial Hubble proporcionou uma demonstração magnífica de sua teoria numa observação de imagem de uma galáxia distante tão grande que seu campo gravitacional dobra a luz de uma supernova ainda mais distante.
A imagem, divulgada quinta-feira, mostra como o flash da explosão da supernova foi deformada em quatro pontos de luz em torno de uma galáxia elíptica em um agrupamento chamado MACS J1149.2 + 2223, que está a 5 bilhões de anos-luz de distância na constelação de Leo.
"Isso realmente me jogou para um loop quando vi as quatro imagens em torno da galáxia," Patrick Kelly, um astrônomo da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse em um comunicado à imprensa. "Foi uma surpresa total."
Talvez não deveria ter sido. A configuração é conhecida como a "Cruz de Einstein". É um efeito bem conhecido, mas raramente visto de lente gravitacional, o que está alinhado com a afirmação de Einstein que um objeto de grande massa distorce o espaço-tempo - e, assim, "entorta" o caminho percorrido pelos raios de luz ao redor do objeto.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres