Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Nasce a "Matemática Moderna" Jean Dieudonné - Física Século 21

A Matemática do século XX é marcada por grande abstração e preocupação cada vez maior em análise de grandes esquemas.

Em 1939 surge o primeiro volume de uma grande obra chamada "Elementos de Matemática" que ainda está em pleno desenvolvimento, tendo sido editado seu trigésimo primeiro volume em 1965 o qual ainda não está completo em sua parte I, "As Estruturas Fundamentais da Análise" com os subtítulos: Teoria dos Conjuntos, Álgebra, Topologia Geral, Funções de Variável Real, Espaços. Vetoriais Topológicos e Integração. Em suas páginas há o nome do autor — "Nicolas Bourbaki" — um francês inexistente com nome grego.

O que se sabe é que em Nancy, cidade onde nasceram vários dos grandes matemáticos, há uma estátua do pitoresco General Charles Denis Sauter Bourbaki, a quem em 1862 foi oferecido o trono da Grécia que ele rejeitou e que foi participante notável da guerra franco-prussiana. Entretanto, Nicolas Bourbaki nem mesmo foi parente distante deste general, dando a entender que esse nome foi tomado simplesmente para designar um grupo de matemáticos, quase todos franceses, que formam uma espécie de sociedade secreta, da qual André Weil e Jean Dieudonné são dois dos mais importantes líderes.

André Weil nasceu em 1906, participou de Universidade de Chicago e finalmente do Instituto de Estudos Avançados, em Princeton.

Jean Dieudonné nasceu também em 1906 e após a segunda guerra lançou sua obra "Novos Desenvolvimentos em Matemática" com ideias radicalmente novas, anunciando uma nova era. Participou da Universidade de Nancy, depois da Universidade de Paris e mais atualmente da Northwestern University.

Os trabalhos de Bourbaki caracterizam-se por uma adesão completa ao tratamento axiomático, por uma forma totalmente abstraía e geral, retratando uma estrutura lógica. Estas ideias são responsáveis pelas mudanças na Matemática em nível elementar e secundário, movimento conhecido   como   "Matemática   Moderna".

Weil, concordando com Hilbert, olha para os problemas a serem resolvidos como sinal seguro de que a Matemática continuará progredindo. Sobre o futuro ele diz: "O grande matemático do futuro, como o do passado, fugirá dos caminhos batidos. É através de ideias inesperadas, a que nossa imaginação não saberia como chegar, que ele os resolverá".
Transformada de Hilbert




Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres 
Enter your email address: Delivered by FeedBurner


YOUTUBE
PÁGINA DICAS DE FÍSICA E SUPER INTERESSANTES
PÁGINA DO CURSO DE FÍSICA, MATEMÁTICA E CÁLCULO1
BLOG DE NOTÍCIAS, ARTIGOS E APOSTILAS

email:
Pelo SKYPE adicione fisicaseculo21

GRUPO NO TELEGRAM - fisicaseculo21 - verifique se o convite abaixo está válido:
https://t.me/joinchat/LE0j0RaalG7i7vUqYG6mkw
CASO O CONVITE ACIMA NÃO ESTEJA MAIS VÁLIDO FAVOR SOLICITAR DIRETAMENTE PARA O PROF SÉRGIO TORRES POR QUAISQUER OUTRAS MÍDIAS MENCIONADAS ACIMA. 

PARA DOAÇÕES DE APOIO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS E ARTIGOS:
DEPÓSITO/TRANSFERÊNCIA PARA:

SERGIO RICARDO BARBOSA TORRES
BANCO BRADESCO (237)
CPF: 198.805.964-04
AGÊNCIA: 3211- 5
CONTA 17.586-2








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres