Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Recêm-nascido abandonado nos degraus de igreja - Jean D'Alembert - Física Século 21

Jean Le Rond D'Alembert abandonado quando pequeno nos degraus da igreja de St. Jean Baptista de Rond, perto de Notre-Dame, em Paris, foi adotado por um humilde casal. Mais tarde descobriu-se que seu pai era o general da artilharia Chevalíer Destouches e sua mãe a aristocrática escritora Madame de Tencin mas D'Alembert, quando se tornou famoso matemático, preferiu ser reconhecido como filho de seus pais adotivos.

Teve ampla instrução em Direito, Medicina, Ciências e Matemática, colaborando com Diderot nos 28 volumes da "Enciclopédia".

Em 1754 tornou-se secretário perpétuo da "Academia das Ciências" e já era o mais influente cientista francês.

D'Alembert mantinha correspondência com Euler cujos interesses eram muito parecidos quanto aos logaritmos de números negativos, mas achava discutível o uso de séries infinitas de Euler e também fazia objeções sobre seu conceito de diferenciais.

Achando fundamental a ideia de limite no Cálculo, chegou a definir esse conceito em um de seus escritos, porém, sua definição não foi tão clara como as de Leibniz e Euler. D'Alembert negava a ideia que temos hoje sobre infinito pois pensava em grandezas geométricas e não em teoria dos conjuntos.

Uma de suas preocupações básicas era a prova de que toda operação algébrica efetuada sobre números complexos resultaria em número complexo mostrando que o sistema formado por eles é algebricamente fechado, admitindo que um cálculo de variáveis complexas seguiria o mesmo esquema do cálculo para combinações algébricas de variáveis reais.

Em "Teoria das Probabilidades", assim como Euler, escreveu sobre problemas de expectativa de vida, valor de uma unidade, loterias, opondo-se muitas vezes às ideias da época como na probabilidade de obter cara em dois lançamentos de uma moeda que para ele seria 2/3 e não 3/4 como é usual.

D'Alembert, em seu "Tratado de Dinâmica" enunciou seu célebre princípio: "as ações e reações internas de um sistema de corpos rígidos em movimento estão em equilíbrio".

Em consequência de suas atividades e sendo amigo de Voltaire e outros filósofos, foi um dos que abriram caminho para a Revolução Francesa, mas morreu antes da queda da Bastilha, no mesmo ano que Euler.


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres 
Enter your email address: Delivered by FeedBurner


YOUTUBE
PÁGINA DICAS DE FÍSICA E SUPER INTERESSANTES
PÁGINA DO CURSO DE FÍSICA, MATEMÁTICA E CÁLCULO1
BLOG DE NOTÍCIAS, ARTIGOS E APOSTILAS

email:
Pelo SKYPE adicione fisicaseculo21

GRUPO NO TELEGRAM - fisicaseculo21 - verifique se o convite abaixo está válido:
https://t.me/joinchat/LE0j0RaalG7i7vUqYG6mkw
CASO O CONVITE ACIMA NÃO ESTEJA MAIS VÁLIDO FAVOR SOLICITAR DIRETAMENTE PARA O PROF SÉRGIO TORRES POR QUAISQUER OUTRAS MÍDIAS MENCIONADAS ACIMA. 

PARA DOAÇÕES DE APOIO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS E ARTIGOS:
DEPÓSITO/TRANSFERÊNCIA PARA:

SERGIO RICARDO BARBOSA TORRES
BANCO BRADESCO (237)
CPF: 198.805.964-04
AGÊNCIA: 3211- 5
CONTA 17.586-2




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres