A teoria de Schrödinger é uma das três formulações teóricas da mecânica quântica surgidas quase ao mesmo tempo, entre 1925 e 1926. Embora sejam teorias equivalentes, a mecânica ondulatória de Schrödinger foi, desde o início, a mais aceita, por utilizar um formalismo matemático familiar aos físicos, cuja aplicação a situações concretas era muito mais simples que as outras duas.
A segunda formulação foi proposta por Werner Heisenberg (1901-1976), físico alemão que trabalhou com Bohr em Copenhague. A proposta de Heisenberg baseia-se em matrizes, formalismo matemático pouco comum na física. É extremamente abstrata e não permite nenhuma visualização concreta ou analógica.
De acordo com sua teoria, só podem ser consideradas reais as quantidades observáveis, ponto de vista de implicações filosóficas ainda hoje polêmicas. Em 1927, formulou o Princípio da Incerteza, outra intrigante e polêmica interpretação da natureza.
Uma terceira formulação foi proposta por Paul Adrien Maurice Dirac (1902-1984), físico inglês, também baseada numa álgebra pouco convencional, independente das formulações de Schrödinger e Heisenberg.
Essas três propostas teóricas para a mecânica quântica, apesar de diferentes, são equivalentes e deram aos seus criadores o Prêmio Nobel de Física: em 1932 para Heisenberg e, em 1933, para Schrödinger e Dirac.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
#sergiorbtorres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
Entre para o Grupo de Física
Curta Dicas de Física e Super Interessantes
Curta Conceptual Physics
Curta Concursos Públicos
Inscreva-se no canal do You Tube
ASSINE OS BLOGS:
APOSTILAS DE FÍSICA E DE CONCURSOS
FIQUE POR DENTRO - CIÊNCIAS E CULTURA GERAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres