Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Faleceu hoje Co-inventor do Laser, Prêmio Nobel Charles Townes, aos 99 anos




(Reuters) - Charles Townes, que dividiu o Prêmio Nobel de Física de 1964, para a invenção do laser, um feito que revolucionou a ciência, medicina, telecomunicações e entretenimento, morreu aos 99 anos, relatou a Universidade da Califórnia, em Berkeley. (O primeiro artigo sobre o funcionamento do laser foi escrito por Albert Einstein em 1916 em Verhandlungen der Deutschen Physikalischen Gesellschaft,18, 318–323)

Townes, um nativo da Carolina do Sul, lembrou da idéia de como criar um feixe puro de curto comprimento de onda, a luz de alta freqüência. Esta ideia ele teve quando estava sentado em banco de parque entre as azáleas que florescem na primavera de 1951, em Washington, DC.

A revelação levou Townes e seus alunos a construir um dispositivo em 1954 por eles apelidado de "radiação", para a amplificação de microondas por emissão estimulada de radiação (maser).

Quatro anos mais tarde, ele e seu cunhado, Arthur Schawlow, conceberam uma variação sobre essa invenção para amplificar um feixe de luz óptica, em vez de energia de microondas, e Bell Laboratories patenteou a ideia nova como um laser.

Outro cientista, Theodore Maiman, foi o primeiro a demonstrar o primeiro laser real em 1960. Mas quatro anos depois, Townes dividiu o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho com dois russos, Aleksandr Prokhorov e Nicolai Basov, que chegaram de forma independente com a ideia para uma radiação.

Townes passou a pioneira no uso de maser e laser em astronomia, e com a ajuda de colegas se tornou o primeiro a detectar moléculas complexas no espaço interestelar e primeiro mediu a massa do buraco negro gigante no centro da galáxia da Via Láctea.

Uma matriz de telescópios de infravermelho baseados em laser que ele construiu no Mt. Wilson observatório nos arredores de Los Angeles pode medir o diâmetro de estrelas que aparecem como meros pontos de luz na maioria dos telescópios.

"Ele era um dos físicos experimentais mais importantes do século passado", astrofísico Reinhard Genzel, diretor do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, disse em um perfil de Townes publicado pela UC Berkeley.

Um professor emérito da Berkeley, ele era um membro do departamento de física da universidade e laboratório de ciências do espaço por quase cinco décadas.

invenção de Townes  acabou por ter papéis em uma ampla gama de aplicações técnicas que se tornaram padrão onipresentes do mundo moderno. Incorporado em uma ampla variedade de produtos eletrônicos de consumo e fibras ópticas, lasers também são usados para cortar metal, realizar  cirurgia, aprisionar átomos e desencadear reações de fusão nuclear.

UC Berkeley disse em seu site na terça-feira que ele estava com a saúde debilitada, e morreu cedo naquele dia em seu caminho para o hospital.

(Reportagem de Steve Gorman, Edição de Eric Walsh)


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes


                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
Aulas pelo Skype:

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres