Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 17 de janeiro de 2015

HOJE É DIA da bênção dos Animais




Celebração da Catedral de Santo Antonio da cidade e capital mexicana do México, que vem sendo realizada desde os tempos coloniais, quando foi iniciada por frades franciscanos, muito embora tenha perdido força nos últimos anos, e que é festejada por centenas de fiéis e seus bichos de estimação, ambos vestidos a caráter para essa comemoração, celebrada no "Dia de Santo Antonio Abade" ou Santo Antão de Coma no Egito, um santo tido na conta de padroeiro dos Animais

Para São Francisco de Assis os animais não são coisas, objetos nem serviçais, mas sim companheiros. Em 04 de outubro, data em que se comemora o Santo Padroeiro dos animais, também é celebrado o Dia Nacional de Adotar um Animal e a cidade está repleta de atrações e festividades para os bichos e seus tutores.
Benção dos Animais
São Francisco amava e respeitava todas as pessoas, e ao mesmo tempo protegia animais e plantas aos quais chamava, carinhosamente, de irmãos. Para ele, também a chuva, o vento e o fogo deveriam ser reverenciados e respeitados. Considerado o santo mais amigo dos animais, foi intitulado patrono do presépio e Santo dos Ecologistas.
Graças à sua mensagem de paz, São Francisco é respeitado por várias religiões, e sua Basílica, na cidade Assis (Itália), é a segunda mais visitada por turistas de todo o mundo, ficando atrás apenas do Vaticano.


Pelos animais e em defesa dos parques
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo lança no dia 04 de outubro a campanha inédita para coibir a prática de abandonos de animais em parques.  Problema que atinge a maior parte dos parques públicos, o abandono deliberado de animais de estimação, tem sido, há algum tempo, preocupação da Secretaria de Meio Ambiente-SP (SMA-SP), que administra muitas dessas áreas. Com a presença do secretário Bruno Covas, o lançamento de uma nova série de placas e banners que, instaladas nos principais acessos aos parques, pretende coibir essa prática. O material tem caráter educacional, porém também chama a atenção para o aspecto legal, visto que o abandono é das mais cruéis formas de maus tratos a animais, o que, por sua vez, é considerado crime.

A ação da SMA-SP atende a solicitações provenientes da sociedade civil, mais precisamente de Os Cães do Parque, grupo voluntário que há cerca de três anos atua de forma continuada em um dos parques estaduais de São Paulo. Nessa área, além de assistirem uma pequena população de cães nela fixada e atuarem em seu controle populacional através de castrações, os voluntários de Os Cães do Parque são responsáveis por cerca de 150 resgates de animais abandonados, entre cães e gatos, encaminhados para adoções regulares. No início deste ano, integrando uma comissão de entidades protetoras (da qual também fizeram parte a Associação Natureza em Forma, a ONG Cão Sem Dono, Celebridade Vira Lata e Distrito Animal), estiveram em audiência com o secretário Bruno Covas, oportunidade em que apresentaram uma série de demandas visando coibir a prática de abandono de animais nas áreas florestais administradas pela Secretaria: a sinalização dos parques era uma delas.

Desenvolvido pelo setor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as entidades protetoras, o material institucional será instalado, a princípio, em dois dos principais parques da capital: o Horto Florestal e o Villa Lobos. Posteriormente, nos próximos meses e durante o próximo ano, serão contempladas outras áreas, da capital e do interior.
Problema tão antigo quanto os próprios parques, o abandono de animais em áreas florestais nasce da certeza da impunidade e da ilusão de que um cão ou gato poderá ter nelas boas condições de sobrevivência, o que é um enorme engano: além de impactarem negativamente as áreas de preservação ambiental, animais domésticos abandonados são condenados a uma vida indigna, sujeitos a doenças próprias de áreas florestais e expostos a maus tratos. Lutando pela sobrevivência, podem predar a fauna silvestre. Vítimas de indiferença, com medo, acuados, doentes ou feridos, podem se tornar agressivos. Além disso, reproduzem-se sem controle, fazendo com que o problema, se não for enfrentado, torne-se ainda maior.



Greetings,
Prof. Sérgio Torres

Dicas de Física e Super Interessantes


                                                     Sergio Torres

link Physics group
link Dicas de Física e Super Interessantes
link You Tube
link APOSTILAS 
link FIQUE POR DENTRO 
 lessons on Skype:

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres